SóProvas


ID
723730
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Mary, 10 anos de idade, encontra-se hospitalizada com diagnóstico de pneumonia. Seu RX de tórax revela desvio da traqueia para a direita e estreitamento dos espaços intercostais do mesmo lado. O gradiente de pressão transpulmonar e a pressão alveolar desta área estão, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra D

    Referência:
    Guyton

    A pressão transpulmonar é a diferença entre a pressão alveolar e pressão pleural. Suponhamos que uma pessoa sadia apresente pressão pleural de - 6 cmH2O e pressão alveolar de -5 cmH2O. Em um paciente acometido com pneumonia que apresente diminuição da pressão alveolar, como sugere a questão, a pressão transpulmonar não será mantida!
    Na pessoa saudável, a pressão transpulmonar é de [-5cmH2O - (-5cmH2O)] 0cmH2O, por exemplo.
    No paciente com pneumonia, que apresente pressão pleural de - 7cmH2O, por exemplo, a pressão transpulmonar é de [-6cmH2O - (-5cmH2O)] - 1cmH2O.
    Portanto, se a pressão alveolar for alterada, subsequentemente a pressão transpulmonar também sofrerá alteração, uma vez que a pressão transpulmonar é a diferença entre a pressão alveolar e a pressão pleural. Se a pressão pleural acompanhar a diminuição da pressão alveolar, aí sim, aí a pressão transpulmonar poderá apresentar-se imutável, mesmo diante de um quadro de pneumonia.
  • Se tivesse se referido à pressão alveolar de "oxigênio", poderia pensar em diminuição; porém, se tratando de pneumonia, os alvéolos estão cheios de líquido, secreção, edema, levando ao raciocínio de que a pressão ali estaria aumentada.