SóProvas


ID
723823
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cardioversão tem por objetivo o tratamento de taquiarritmias de forma

Alternativas
Comentários
  • lA desfibrilação elétrica é um procedimento terapêutico que consiste na aplicação de uma corrente elétrica contínua NÃO SINCRONIZADA, no músculo cardíaco. Esse choque despolariza em conjunto todas as fibras musculares do miocárdio, tornando possível a reversão de arritmias graves como a TV e a FV, permitindo ao nó sinusal retomar a geração e o controle do ritmo cardíaco.
    A cardioversãoelétrica é um procedimento na maioria das vezes eletivo, em que se aplica o choque elétrico de maneira SINCRONIZADA, ou seja, o paciente deve estar monitorado no cardioversor e este deve estar com o botão de sincronismo ativado, pois a descarga elétrica é liberada na onda R, ou seja, no período refratário.
    • A desfibrilação elétrica é indicada apenas nas situações de FV e TV sem pulso,
    • A cardioversãoelétrica é indicada nas situações de taquiarritmiascomo a fibrilação atrial (FA), flutteratrial, taquicardia paroxística supraventricular e taquicardias com complexo largo e com pulso.
  • Gabarito: a) eletiva e sincronizada com a despolarização ventricular.

    Trata-se da aplicação de uma corrente elétrica para deter as arritimias com pulso (ou seja, que tem complexo QRS). É eletivo e o procedimento é realizado com um sincronizador ligado para que  impulso elétrico seja descarregado durante a despolarização dos ventrículos.

    Obs.: Não é utilizado em fibrilação ventricular pois nesta já não existe complexo QRS.

  • Cardioversão- Sincronizada e eletiva

    Desfibrilação- Não sincronizada e de emergência

  • A cardioversão elétrica é um procedimento utilizado para reversão de arritimias mediante a administração de uma corrente elétrica direta e sincronizada que despolariza o miocárdio. É a terapia de escolha para o tratamento de taquiarritmias com instabilidade hemodinâmica. (KNOBEL, 2005).

     

    A cardioversão elétrica consite na aplicação de um choque elétrico sobre o tórax, cujo o resultado esperado é a despolarização de todas ou quase todas as fibras cardíacas de forma simultânea, na intenção de restaurar o impulso cardíaco de forma coordenada.

     

    É aplicada através de eletrodos de desfibrilação autoadesivos ou pás manuais acopladas a um desfibrilador/cardioversor/monitor, em modo sincronizado que liberará energia imediatamente após a onda R.