-
"A doença de Alzheimer (DA) responde por cerca de 60% de todas as demências, o que a torna a causa principal de demência (LoGiudice, 2002). Quanto ao curso clínico, apresenta-se com início insidioso e deterioração progressiva. O prejuízo de memória é o evento clínico de maior magnitude. Nos estágios iniciais, geralmente encontramos perda de memória episódica e dificuldades na aquisição de novas habilidades, evoluindo gradualmente com prejuízos em outras funções cognitivas, tais como julgamento, cálculo, raciocínio abstrato e habilidades visuo-espaciais. Nos estágios intermediários, pode ocorrer afasia fluente, apresentando-se como dificuldade para nomear objetos ou para escolher a palavra adequada para expressar uma idéia, e também apraxia. Nos estágios terminais, encontram-se marcantes alterações do ciclo sono–vigília; alterações comportamentais, como irritabilidade e agressividade; sintomas psicóticos; incapacidade de deambular, falar e realizar cuidados pessoais."
José Gallucci Neto
Melissa Garcia Tamelini
Orestes V. Forlenza
(trecho retirado do artigo Diagnostico Diferencial das Demencias da revista de psiquiatria clinica da USP)
-
Não entendi pq não pode ser a letra c! Alguém sabe?
-
Raciocínio
-
Esta é a região frontal do cérebro que comanda as principais funções cognitivas como: memória, orientação, julgamento, linguagem, RACIOCÍNIO, entre outros.
-
Questão capciosa, pois há, sim, um déficit relacionado à fluência verbal, mais especificamente na recuperação da memória semântica.Tanto a fluencia de letras, como a fluencia de categorias se acham alteradas no Alzheimer, embora também influem outras funções não somente linguísticas, como a iniciativa, imaginação, velocidade e eficiência da busca e atenção. Afluencia verbal usa-se para valorizar a memória semântica no Alzheimer.