SóProvas


ID
725713
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às condutas de Primeiros Socorros no atendimento às vítimas de intermação, a American Heart Association e American Red Cross (2010) recomenda

Alternativas
Comentários
  •  O que a AHA preconizou foi o atendimento imediato, tendo em vista que a intermação produz acentuado grau de alterações no sensível mecanismo de regulação térmica e hidríca do organismo. No entanto creio que a questão perguntou também sobre os cuidados imediatos que podem ser desenvolvidos pelos profissionais de enfermagem quando em contato direto com o cliente vítima de intermação. Assim a resposta para a pergunta da FCC é a letra B, mas segue os cuidados e definição de intermação.
    Na intermação ocorre uma incapacidade de resfriamento adequado, levando à temperaturas entre 40º e 42º graus celsius. Fato que desencadeia alterações na consciencia, ritmo cardíaco, frequência respiratória, equilíbrio hidroeletrolítico. Acontece em pessoas em condições desfavoráveis a eliminação dos vapores corporais como atletas, operadores de máquinas confinadas, mineiros, operários da construção civil, ou em indivíduos com severas complicações no sistema hipotálamo-térmico. Sintomas comuns são cefaléia, tontura, náuseas, vermelhidão facial e corporal, ausência de suor (apesar da alta temperatura), vômitos, desmaio. Complicações rabdomiólise (lise rápida dos tecidos musculares com liberação de proteínas toxicas para a corrente sanguínea), insuficiencia renal, respiratória e cardíaca, problemas intestinais e hepáticos, e até mesmo coagulação intravascular disseminada devido a grave redução de volume sanguíneo. O tratamento conciste em resfriamento e hidratação. No sentido de realizar adequadamente deve-se conduzir o cliente imediatamente ao serviço de urgências.
  • A intermação é uma causa de hipertermia decorrente da dificuldade do corpo em se resfriar adequadamente num ambiente com calor excessivo. É uma emergência clínica com alto risco de morte. O diagnóstico e, consequentemente, o início do tratamento precoces podem melhorar o prognóstico.

    Pode estar relacionada ou não a atividade física. Esta última é conhecida como forma clássica e geralmente afeta pacientes com condições médicas que impeçam o resfriamento e desta forma, não há mecanismo de proteção ao calor do ambiente. Pode ocorrer, por exemplo, em recém-nascidos ou em idosos, ou em pacientes com distúrbios neurológicos, mentais ou cardiopulmonares graves.

  • As Diretrizes da AHA/ARC 2010 para Primeiros Socorros dividiram as emergências relacionadas ao calor em três categorias de gravidade crescente: cãibras devidas ao calor, exaustão devida ao calor e, a mais grave, intermação/ golpe de calor. Os sinais de intermação/golpe de calor incluem os de exaustão devida ao calor e sinais de acometimento do sistema nervoso central. Em consequência disso, a intermação/golpe de calor requer cuidados de emergência/ urgência, inclusive tratamento com fluido intravenoso.

    Emergências relacionadas ao calor

    2010 (Sem alterações em relação a 2005): Os primeiros socorros para cãibras relacionadas com o calor compreendem descansar, refrescar-se e beber uma mistura de carboidratos e eletrólitos que pode incluir suco, leite ou alguma bebida industrializada com carboidratos e eletrólitos em sua composição. Alongar, fazer compressas de gelo e massagear os músculos doloridos são ações que podem ser úteis. A exaustão devida ao calor deve ser tratada com vigor fazendo com que a vítima se deite em um local fresco, removendo-lhe o maior número possível de peças de roupa, resfriando-a preferivelmente por imersão em água fria e acionando o SME. A intermação/golpe de calor requer cuidados de emergência/urgência por parte dos prestadores de SME, incluindo tratamento com fluido intravenoso. O prestador de primeiros socorros não deve tentar forçar a vítima de intermação/golpe de calor a ingerir líquidos.


  • item correto  b) providenciar atendimento médico, pois a situação requer tratamento com fluido intravenoso.