SóProvas


ID
726331
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação ao planejamento da segurança:

I. Ao se considerar a prevenção como uma das premissas das ações de planejamento da segurança, uma medida de grande valia é a previsão de aulas e palestras sobre educação de segurança voltadas para todo o público interno, sem exceções, com a finalidade de desenvolver uma mentalidade prevencionista de segurança.

II. O acionamento de entes externos, como órgãos de segurança pública, ainda que possa expor uma instituição ao público; podem ser elencados casos específicos que requeiram acionamento imediato desses órgãos.

III. A fim de evitar imposições, resistências ou até sabotagens, a execução de um programa de segurança não deve ser dividido em fases, tampouco fracionado em níveis de conhecimento por parte dos envolvidos, uma vez que se busca atingir todo o público interno.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alguem encontrou o ero dessa questão? Até agora eu tô sem saber qual é o erro dela.
  • Welder,

    O erro da alternativa 3 está em afirmar que o programa de segurança NÂO deve ser dividido em fases e TAMPOUCO fracionado em níveis. É o contrário do que diz a doutrina.

    III. A fim de evitar imposições, resistências ou até sabotagens, a execução de um programa de segurança não deve ser dividido em fases, tampouco fracionado em níveis de conhecimento por parte dos envolvidos, uma vez que se busca atingir todo o público interno. 

    Segundo Marcos Mandarini:

    1) "Tendo em vista possibilitar a implantação, sem a imposição - que pode gerar incompreensão, resistências e mesmo sabotagens, inviabilizando um planejamento de segurança -, convém que se estabeleçam níveis de planejamento compatíveis com o "público-alvo".

    2) "Sempre que possível, é conveniente estabelecer o planejamento da segurança de forma modular e faseada".

    Espero ter ajudado, 

    Bons estudos.
  • Complementado o colega

    Nós que estudamos para esse cargo, temos que ter em mente uma gama de conhecimentos aplicados no caso concreto. É preciso entender que o faseamento das ações permite uma verdadeira operacionalização das medidas de segurança. A mentalidade de segurança deve estar na cabeça de todos os integrantes, dentro do grau de responsabilidade de cada um.

  • GABARITO C

     

    A execução de um programa de segurança deve ser, sempre que possível, dividida em fases. A execução deve partir do mais simples para o mais complexo, do mais próximo para o mais distante, do mais baixo para o mais alto, do menor para o maior grau de interferência. 

     

    O planejamento de segurança deve interferir o mínimo possível em relação às demais pessoas na organização.