SóProvas


ID
726334
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um plano de segurança de uma instituição, contém, além de uma sequência de procedimentos a serem tomados para diversas situações, as seguintes características:

I. Ser de posse restrita à alta administração da instituição, que deve passar instruções verbais aos responsáveis pela segurança da empresa sempre que solicitados.

II. Escrito em linguagem técnica, porém simples, concisa e precisa, evitando-se termos complexos e rebuscados, bem como estrangeirismos.

III. Considerar em sua confecção fatores internos da edificação, bem como fatores externos como a vizinhança da edificação e rotas para pontos estratégicos em caso de emergências.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  •  O plano de segurança deve ser: Escrito, porém não volumoso; Evitar linguagem muito técnica; Utilizar linguagem clara, precisa e concisa; Distribuir a todos os seguimentos institucionais de interesse; Atualizar permanentemente e praticar periodicamente; Disponibiliza-lo a toda a empresa.
    Na questão:
    I. Ser de posse restrita à alta administração da instituição, que deve passar instruções verbais aos responsáveis pela segurança da empresa sempre que solicitados.  ERRADO
    Deve ser disponibilizado para os responsáveis pela segurança, além para todos os setores interessados, de forma escrita.

    II. Escrito em linguagem técnica, porém simples, concisa e precisa, evitando-se termos complexos e rebuscados, bem como estrangeirismos. CERTO
    Deve ter fácil compreensão.

    III. Considerar em sua confecção fatores internos da edificação, bem como fatores externos como a vizinhança da edificação e rotas para pontos estratégicos em caso de emergências. CERTO
    Deve abordar o encaixe da instituição no meio em que se insere.
  • Se uma das características é: EVITAR LINGUAGEM TÉCNICA, como pode a afirmativa dizer que ESCRITO EM LINGUAGEM TÉCNICA está certo? Quando se faz essa afirmação há de se entender que a regra geral é justamente esta, quando na verdade é o contrário.
  • GABARITO D

     

    I. Ser de posse restrita à alta administração da instituição, que deve passar instruções verbais aos responsáveis pela segurança da empresa sempre que solicitados. (deve ser acessível a todos os funcionários da empresa, em todos os setores, porém, as informações sobre segurança serão restritas de acordo com o grau de envolvimento do funcionário com a área de segurança).

    II. Escrito em linguagem técnica, porém simples, concisa e precisa, evitando-se termos complexos e rebuscados, bem como estrangeirismos. (deve-se evitar o uso de linguagem muito técnica para facilitar o entendimento e compreensão de todos, não é vedada a utilização de linguagem técnica).

    III. Considerar em sua confecção fatores internos da edificação, bem como fatores externos como a vizinhança da edificação e rotas para pontos estratégicos em caso de emergências. (deve-se considerar as imediações da organização, inclusive, os aspectos geográficos da região).