SóProvas


ID
726682
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considere as afirmativas sobre Governança de TI:

I. A Governança de TI é de responsabilidade da alta administração e consiste na liderança, nas estruturas e nos processos organizacionais que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.

II. Como as responsabilidades são atribuídas à alta administração, poucos níveis da organização sofrem influência das ações de governança, e os fatores que contribuem, ou não, para o sucesso da governança são produzidos apenas pela alta gerência de TI.

III. Governança de TI é um processo pelo qual decisões são tomadas sobre os investimentos em TI, que envolve como as decisões são tomadas, quem toma as decisões, quem é responsabilizado e como os resultados são medidos e monitorados.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Governança de TI é “um braço” da Governança Corporativa, e para entender o que é Governança de TI vamos primeiro entender o que é Governança Corporativa. Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa):

    “é o sistema pelo qual as sociedades(empresas) são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho e administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.”

     

    A necessidade de se ter uma política de Governança se deu, pois ao longo do tempo a complexidade das organizações, concorrência e partes interessadas, os famosos stakeholders aumentaram muito. A abertura de capital, ou seja, o fato das empresas negociarem suas ações na bolsa contribuiu muito para a necessidade de uma maior transparência, para que os atuais acionistas saibam como vai seu investimento e para que novos acionistas sejam atraídos(saímos de um contexto onde a empresa era administrada pelos “sócios” para um cenário onde os acionistas nunca colocaram o pé dentro da empresa). Isto justifica a definição do IBGC “As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.”

  • I) "A governança de TI é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização."
    Fonte:Implantando a Governança de TI, Aragon&Ferraz, 2ª ed, pg. 13
    Correta
    II) "Ainda segundo De Haes (2005) a Governança de TI é responsabilidade de diretores, gerentes executivos e gerentes de TI. Mesmo com as responsabilidades atribuídas à alta administração, todos os níveis da organização sofrem influência das ações de governança, e os fatores que contribuem, ou não, para o sucesso da governança são produzidos por toda a organização."
    Fonte: http://www.diegomacedo.com.br/introducao-a-governanca-de-ti/
    Errada
    III) "Processo pelo qual decisões são tomadas sobre os investimentos em TI, o que envolve: como as decisões são tomadas, quem toma as decisões, quem é responsabilizado e como os resultados são medidos e monitorados."
    Fonte: Forrester Research, 2005
    Correta

    Portanto, I e III estão corretas. A resposta correta é a letra b).
  • segundo apostila de pós-graduação posead vejam: "Normalmente, utilizam-se arquétipos políticos (monarquia, feudalismo, federalismo, duopólio e anarquia) para descrever  as combinações de pessoas que têm o direito decisório ou contribuem para a tomada de decisões de TI. Um desses seis
    arquétipos pode descrever como as empresas tomam uma ou mais das cinco decisões-chave de TI ou contribui com os tomadores de decisão.
    Tabela 2 – Arquétipos de Governança de TI
    Estilo Quem tem direitos decisórios ou de contribuição?
    Monarquia de Negócio
    Um grupo de executivos de negócios ou executivos individuais (CxOs). Inclui comitês de
    executivos seniores de negócios (podendo incluir o CIO). Exclui executivos de TI que atuem
    independentemente.
    Monarquia de TI Indivíduos ou grupos de executivos de TI.
    Feudalismo Lideres das unidades de negócio, detentores de processos-chave ou seus delegados.
    Federalismo
    Executivos do nível de diretoria (c-level) e grupos de negócios; incluindo executivos de TI como
    participantes adicionais. Equivalente à atuação conjunta dos governos federal e estadual.
    Duopólio de TI
    Executivos de TI e algum outro grupo (os CxOs ou os líderes de unidades de negócios ou
    os líderes de processos).
    Anarquia Cada usuário individual."

    Referência Bibliográfica:

    Disponível em: www.posead.com.br. Governança de TI. Acesso dia 15 de outubro de 2011
  • Gabarito: B

    A opção I é “literal” a partir da definição do ITGI: “Governança de TI é de responsabilidade da alta administração, na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e os objetivos da organização”.

    A opção II está errada, pois, apesar da Governança de TI ser de responsabilidade da alta administração, todos os níveis da organização são impactados por ela (governança de TI) e toda a organização contribui para o sucesso (ou fracasso) de uma implantação dessas.

    A opção III está correta, pois de fato, a governança de TI envolve tomada decisão (inclusive e principalmente sobre os investimentos da TI), bem como os responsáveis pelas decisões e responsabilizados pelos resultados que devem ser medidos e monitorados.