-
Governança de TI é “um braço” da Governança Corporativa, e para entender o que é Governança de TI vamos primeiro entender o que é Governança Corporativa. Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa):
“é o sistema pelo qual as sociedades(empresas) são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho e administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.”
-
Gabarito é C;
Porém, achei a definição usada pela banca meio "duvidosa", pois observem a parte: ...assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização...
Incluir "pessoas" que não fazem parte da ALTA DIREÇÃO, para mim, deixa a questão passível de contestação. Percebam que na definição usada pelo colega acima não tem essas "pessoas".
Bons estudos!! ;)
-
Concordo em parte, pois nas provas de multipla escolha vale marcar o item mais certo possível, mesmo que não esteja totalmente certo é o mais certo entre todas as alternativas existentes.
-
qual o criterio dessas bancas para diferenciar a governança de TI, da ITIL V3. Tipo de pergunta que as opções de respostas não são totamente corretas. Observe a generalidade GOVERNANÇA DE TI assumidos por todos? (todos na empresa são usuarios de TI) - falem os especialistas no assunto.
-
Pelo que percebi, geralmente as bancas diferenciam o ITIL tratando exclusivamente como "Serviço". Governança de TI engloba, ITIL, CMMI, COBIT ...
Repare que a questão fala no plural "É um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados,"
-
Gabarito: CERTO
A questão traz alguns conceitos que poderiam nos deixar em dúvidas entre gestão de TI (ou de serviço) e governança de TI, mas quando chega o trecho “suportar as melhores decisões e, consequentemente, alinhar TI aos negócios”... pronto... estamos falando de Governança de TI.