-
AFIRMAÇÃO CORRETA
3.1 Fundação superficial (ou rasa ou direta)
Elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se neste tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier , as sapatas associadas, as vigas de fundação (baldrames) e as sapatas corridas.
-
Ficou faltando mencionar sapatas na questão. Acho que caberia recurso.
-
A definição dada pela colega "Juliana Pimentel" eu acredito que ela se refira a "NBR 6122/1996 - Projeto e Execução de Fundações", a qual está desatualizada. A norma vigente é a de NBR 6122/2010, cuja definição passa a ser:
"3.1. Fundação superficial (rasa ou direta): elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundida de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação."
-
Não existe esse tipo de classificação. Esses são tipos de fundações superficiais, e mesmo assim, falta listar várias outras, como sapatas.
-
Tubulão é um tipo de fundação direta também ...
-
Questão mal formulada.
-
Só para não ficcar o erro tubulão não é um tipo de fundação direta (ou raza como queiram chamar)
radier, sapata corrida, sapata associada, vida de fundação, blocos sao tipos de fundaçõa raza ou direta.
Estacas; caixão; tubulão sao fundações profundas ou indiretas.
-
Correto.
Sobre a fundação direta, ela deve atender a dois requisitos - ser rasa E distriuir as cargas excencialmente pela ponta. Portanto o tubulão não se enquadra, pois é um tipo de fundação profunda, apesar de transmitir as cargas principalmente pela ponta.
-
Realmente pela NBR 6122/1994 contempla as vigas de fundação como a juliana pimentel citou, porém na NBR 6122/2010 (atualizada) diz:
3.1. fundação superficial (rasa ou direta)
elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente a fundação é inferior a duas vezes a menor dimensâo da fundação.
Logo abaixo, nos itens 3.2 ao 3.6 ele cita: sapata, bloco, radier, sapata corrida e sapata associada.
E a questão é de 2012.
-
Para a CESPE questão incompleta é questão certa. A questão não fala que são somente estas
-
De acordo com a norma de 2010 não tem mais viga fundação. Usar norma desatuozada é punk
-
Questão incompleta, mas não está errada.
Fundações diretas, rasas ou superficiais:
Sapatas;
Grelhas;
Blocos de fundação;
Radier.
Fundações indiretas ou profundas
Tubulões;
Estacas; e
Caixão.
Mnemônico: TEC
-
Questão horrível, triste é ver o pessoal fazendo malabarismo pra defender.
"As fundações diretas classificam-se em blocos de fundações, baldrames e radiers."
Pra mim é bem claro que a frase define, delimita o objeto, e não exemplifica. Se fosse "Algumas fundações diretas que podem ser citadas são (...)" ou "As fundações diretas classificam-se, entre outras, em (...)" tudo bem. Mas do jeito que foi escrito, não há nenhum elemento na frase que indique que não se trata de uma definição das categorias e que portanto pode abranger outras.