SóProvas


ID
727762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sabendo que alguns fatores exercem influência na resistividade do
solo, julgue os itens subsequentes.

A maneira mais apropriada para se tratar o solo no local em que estejam instalados eletrodos de aterramento é por meio da utilização, próximo aos eletrodos, de sal grosso e carvão vegetal. Esse procedimento auxilia na conservação da capacidade condutiva dos eletrodos em escoar eficientemente as cargas para a terra.

Alternativas
Comentários
  • Não trata-se da maneira mais apropriada para tratamento de solo e também o método serve para diminuir a resistência do solo. Há o problema de haver corrosão dos eletrodos de aterramento devido a esse método.

  • Confome Livro: Instalações Elétricas Industriais do João Mamede Filho item 11.5.2.1 - o tratamento de solo através da utilização de sal e carvão vegeta, ainda de laro uso entre alguns instaladores, não apresenta os efeitos esperados, principalmente pela curta duração de sua eficiência e também pela agressão corrosiva atuante nos eletrodos de terra.


    Infelizmente muitos ainda fazem de forma errada este procedimento.

  • Apenas completando os colegas abaixo.

    A forma mais correta no tratamento do solo para controle da resistividade e resistência dele é a adição de produtos químicos, compostos por uma combinação de sais, que quando em contato com a água do solo formam um gel. Tal produto apresenta grande duração de tempo e ainda não causa corrosão ao eletrodo terra.


    Em alguns casos se utiliza a brita na área da malha de terra em locais abertos. Seu uso prolonga indiretamente a resistividade do solo, pois ela evita a evaporação da água do solo deixando - o úmido.

  • By João Mamede Filho Ed 8

    Justificativa -> O tratamento do solo através da utilização de sal e carvão vegetal, ainda de largo uso entre algumas instaladoras, não apresenta o efeito esperado, principalmente pela curta duração de sua eficiência e também pelo pela agressão corrosiva atuante nos eletrodos de terra. A maneira mais apropriada para se tratar o solo no local em que estejam instalados eletrodos de aterramento é por meio da utilização, próximo aos eletrodos, produtos químicos a base de misturas de sais, que combinados entre si e água formam um GEL. Esse procedimento auxilia na conservação da capacidade condutiva dos eletrodos em escoar eficientemente as cargas para a terra.

    Características do produto químico:

    - são higroscópicos;

    - dão estabilidade química ao solo;

    - não são corrosivos;

    - não são atacados pelos ácidos;

    - são insolúveis na presença de água;

    - tem longa duração (entre 5 a 6 anos).