SóProvas


ID
728011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Os microcontroladores surgiram como arquiteturas
microprocessadas dedicadas a aplicações embarcadas e autônomas.
Com esse objetivo, eram originalmente mais simples e menos
poderosos que os microprocessadores de uso geral. A respeito das
características típicas de arquiteturas de microcontroladores, julgue
os itens que se seguem.

A principal característica da chamada arquitetura Harvard é a existência de barramento de dados e barramento de endereços separados no microprocessador (ou microcontrolador).

Alternativas
Comentários
  • boiei... mas nao é justamente essa a vantagem? alguem sabe me dizer o que há de errado?

    [Edited]
    Vlw Alexandre!
    [/Edited]
  • Paulo,

    A característica citada acima na questão também é uma das características da arquitetura Harvard. No entanto, só não é a principal característica.

    A arquitetura Harvard é uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador. É utilizada nos microcontroladores PIC, tem como principal característica acessar a memória de dados separadamente da memória de programa.

    Por isso a questão está incorreta.
  • Na arquitetura Harvard, os barramentos de dados e de entereços são separados. Portanto, fluxo de dados pela CPU pode ser maior e, desta forma, maior também a capacidade de processamento. 
    Essa arquitetura é a base dos RISC, enquanto nos CISC, costuma-se usar a arquitetura de Von Neumann.
    Fonte: http://www.electronics.dit.ie/staff/tscarff/architecture/computer_architecture.htm
  • Apesar das valiosas contribuições dos colegas com informações, o item é errado por uma questão boba de nomenclatura apenas. São separadas as memórias cache de dados e de INSTRUÇÕES. 
  • Impressionante a quantidade de gente que viaja nas questões e tenta inventar soluções.

    "A principal característica da chamada arquitetura Harvard é a existência de barramento de dados e barramento de endereços separados no microprocessador (ou microcontrolador)."

    Ocorre que ambas (Harvard e Neumann) possuem barramento de dados e de endereços mas apenas a de Harvard possui barramento de instruções separado do barramento de dados.

    Ficando assim:

    "A principal característica da chamada arquitetura Harvard é a existência de barramento de dados e barramento de instruções separados no microprocessador (ou microcontrolador)."
  • Gente, até onde eu sei, tanto faz chamar de "barramentos de instruções" como "barramentos de endereços". As bancas utilizam os dois termos para se referir exatamente à mesma coisa. Vejam as Video aulas  (1ª aula) de Arquitetura de Computadores (site ITnerante), professor Gustavo Pinto Vilar.
    A arquitetura de Harward possui duas características marcantes. Uma delas diz respeito a esta arquitetura possuir dois barramentos EXTERNOS (que ligam o processador à memória) separados: um para dados e outro para instruções (ou endereços). A outra é que, normalmente, possui duas memórias separadas também: uma para dados e a outra para instruções (programa). Sendo assim, se a alternativa foi considerada ERRADA, entendo que o erro possa ser o fato de a questão afirmar que os dois barramentos estão localizados dentro do microprocessador, quando na verdade, estes barramentos interligam o processador às duas memórias.

    Essa é a minha opinião.

    Bons estudos para todos.

  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  Por haver divergências na literatura sobre o assunto tratado no item, opta-se por sua anulação.
    Bons estudos!
  • RWerneck , você deve te entendido errado o vídeo ou o profesor se equivocou.
    Barramento de endereços e barramento de instruções, neste contexto, tem significados totalmente diferentes.

    Barramento de endereços é a forma pela qual o processador "seleciona" qual a palavra de memória será lida da memória ou para onde esta palavra será escrita.
    No contexto, barramento de instruções é o BARRAMENTO DE DADOS por onde as instruções serão transferidas da memória para o processador. Na arquitertura Harvard, há uma memória para instruções ("programa que será executado", SO, etc) e outra para os dados. Para cada memória há, em tese, um barramento de endereço e um barramento de dados.

  • Arquitetura Harvard

     
    A Arquitetura de Harvard foi desenvolvida  visando a necessidade de se ter um microcontrolador  trabalhando mais rápido. É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador e na separação de barramentos de dados das memórias onde estão as instruções de programa e das memórias de dados, permitindo que um processador possa acessar as duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor , pois pode buscar uma nova instrução enquanto executa outra.
    A principal vantagem desta arquitetura é dada pela dupla ligação às memórias de dados e programa (código), permitindo assim que o processador leia uma instrução ao mesmo tempo que faz um acesso à memória de dados.
    A arquitetura Havard também possui uma quantidade menor de instruções que a de Von-Neumann, e essas são executadas apenas num único ciclo de Clock.
    Os microcontroladores com arquitetura Havard são também conhecidos como "microcontroladores RISC" (Computador com Conjunto Reduzido de Instruções).
  • Arquitetura Von Neumann

     
     
     
    A Arquitetura de Von Neumann , é uma arquitetura de computador que tem como principal caracteriza a possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas.
    A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes:
     
    • Possuir uma unidade de processamento central, para a execução de operações lógicas e aritméticas;
    • Possuir uma unidade de controle, responsável por determinar o seqüenciamento das instruções a serem executadas por meio de sinais de controle;
    •  Instruções dos programas armazenadas de maneira seqüencial, facilitando a busca;
    • Existência de registradores dedicados ao armazenamento dos    operandos e dos resultados das operações;
    • Unidade de armazenamento central, na qual são guardados programas e dados, de forma compartilhada;  
    • Existência de um único barramento do sistema, o qual deve ser usado de forma compartilhada para a transferência de dados e instruções entre os diversos blocos.

    Cada um dos elementos presente é realizado à custa de componentes físicos independentes, cuja implementação e as interações entre eles tem variado ao longo do tempo, mediante a evolução das tecnologias de fabricação, quem vem melhorando cada vez mais e cada vez mais rápido.  As duas últimas características resultam em restrições severas para a tentativa de aumento de desempenho de computadores baseados no modelo de von Neumann. Levando-se em conta que os tempos de