SóProvas


ID
728170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à arquitetura TCP/IP e aos seus
principais protocolos.

O sistema de DNS caracteriza-se por um banco de dados distribuído de registros de recursos (RRs — resource records), no qual cada registro de recurso possui um campo de TTL (time to live) que indica o tempo que a entrada deve ser mantida no servidor de nomes autoritativos antes de sua exclusão.

Alternativas
Comentários
  • DNS é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico (o que significa os segmentos de URL:www;com;org;gov etc) e tem a tarefa de fazer query look-up & update entries em seu banco de dados e resolver/converter URL simples em IP addresses.
  • Discordo do colega.

    O erro da questão:  "entrada deve ser mantida no servidor de nomes autoritativos antes de sua exclusão."
    O certo seria no servidor cliente (recursivo) ou do cliente. 
    A zona possui um TTL padrão que pode ser definido em $TLL.
  • O colega Adonai Cerqueira está correto.

    O campo TTL é obrigatório e preenchido pelo servidor de nomes autoritativos para informar ao cache do resolver ou de outro servidor DNS quando este deve ser excluido
  • Colegas, cuidado com alguns comentários errados.

    Vamos por parte:
    "O sistema de DNS caracteriza-se por um banco de dados distribuído de registros de recursos (RRs — resource records)" => Está corrreta a definição do DNS.

    "
    no qual cada registro de recurso possui um campo de TTL (time to live) que indica o tempo que a entrada deve ser mantida no servidor de nomes autoritativos antes de sua exclusão." = > ERRADO, pois a entrada NÃO É EXCLUÍDA, apenas o CACHE da entrada não é mantido nos outros servidores que fizeram a consulta no servidor autoritativo.

    O valor Time-to-Live (TTL) em um registro de recurso indica um período de tempo usado por outros servidores DNS para determinar quanto tempo armazenar em cache informações de um registro antes de expirar e serem descartadas.
     

  • "TTL é o tempo de vida útil do registro de recurso; determina quando um recurso deve ser removido de um cache."
  • Time_to_live fornece uma indicação da estabilidade do registro. As informações muito estáveis são definidas com um número alto, como 86.400 (o número de segundos em 1 dia). As informações muito voláteis recebem um número baixo, como 60 (1 minuto). Tanenbaum, pág 442
  • O Ricardo esqueceu de citar a fonte, segue ela abaixo e outros comentários pertinentes a questão:

    Segundo Kurose (2010, p. 112)"TTL é o tempo de vida útil do registro de recurso; determina quando um recurso deve ser removido de um cache."

    ========================================================================================

    Concordo em parte com o Winicius, segue meus comentários abaixo.

    Segundo Tanenbaum (2011, p. 391), "[..] as entradas em cache não devem ter vida longa. Esse é o motivo para o campo Tempo_de_vida ser incluído em cada registro de recurso. Ele diz aos servidores de nomes remotos por quanto tempo manter os registros em cache. Se determinada máquina tiver tido o mesmo endereço IP por anos, pode ser seguro manter essa informação em cache por um dia. Para informações mais voláteis, pode ser mais seguro eliminar os registros após alguns segundos ou minutos"



    Possível correção da questão:

    [O sistema de DNS caracteriza-se por um banco de dados distribuído de registros de recursos (RRs — resource records), no qual cada registro de recurso possui um campo de TTL (time to live) que indica o tempo que a entrada deve ser mantida no (cache) antes de sua exclusão.]

    Conclusão: Os registros de recursos realmente são excluídos ( eliminados ) do cache, e não do servidor de nomes autoritativos como afirma a questão.

    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.
    TANENBAUM, A. S.; WETHERALL, D. Redes de Computadores. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
  • O TTL é um valor em um registro DNS que determina o número de segundos antes que alterações subsequentes no registro sejam efetuadas. 

    fonte: https://support.google.com/a/answer/48090#U

  • Nao confundir:

    DNS é Hierárquico e Distribuído. (não é centralizado)