-
SISTEMA ALFABÉTICO
Este processo representa os materiais por meio de letras. Foi muito utilizado na codificação de livros. A sua principal característica é conseguir associar letras com as características do material (Fernandes, 1981, p.148).
Exemplo de aplicação do sistema alfabético:
P - Pregos
P/AA - Pregos 14 x 18 - 1 1/2 x 14
P/AB - Pregos 16 x 20 - 2 1/4 x 12
P/AC - Pregos 30 x 38 - 3 1/4 x 8
SISTEMA ALFA-NUMÉRICO
É um método que como o próprio nome indica usa letras (sistema alfabético) e números (sistema numérico) para representar um material.
SISTEMA NUMÉRICO
Este sistema é, de todos os métodos de codificação de material, o que tem um uso mais generalizado e ilimitado.
Devido à sua forma simples e à facilidade de organização que oferece, este é também o sistema mais usado pelas empresas. Este sistema tem por base a atribuição de números para representar um material.
CÓDIGO DE BARRAS
Para além dos sistemas alfabético, alfanumérico e numérico há também um outro método de codificação muito conhecido, que se pode visualisar, entre outros lugares, nos supermercados.
O código de barras representa a informação de um material através da alternância de barras e espaços. Este sistema ao poder ser lido através de dispositivos eletrônicos facilita a entrada e saída de dados num sistema de computação.
Portanto, com a leitura das definiçoes acima podemos concluir que o mais indicado é o sistema numérico, que é o mais usado pelas organizações e é ilimitado.
Questão: Errado.
Fonte: http://www.elemaq.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=118
-
No sistema alfabético, o material é codificado segundo uma letra, sendo utilizado um conjunto de letras suficiente para preencher toda a identificação do material; pelo seu limite em termos de quantidade de itens e uma difícil memorização, este sistema está caindo em desuso.
-
Lembrando que o método alfabético é aquele que associa letras às características do material, a questão traz 2 erros:
1. "por ser de fácil memorização" ==> ERRADO! Um dos pontos negativos do método alfabético é, justamente, a dificuldade de memorização dos códigos.
2. "é o mais indicado para a classificação de materiais" ==> ERRADO! O método alfabético está em desuso e um dos motivos é ele ser demasiadamente limitado.
-
Muito bom o comentário do colega, lá em cima!
Somente para complementar com matéria mais atualizada:
Todos conhecem os códigos de barras, presentes em todas as partes do mundo, ocupando espaços em embalagens de produtos nos mercados, faturas de banco e até servindo como identificadores para linhas e séries.
Mas existe uma série de limitações com eles, que variam desde capacidade de armazenamento de informações à variação de formatos e tamanho requerido. Como saná-los? Com uma evolução do formato!
Esta imagem (um tanto bizarra) que você vê acima se trata de um QR code, um novo tipo de código de barras bidimensional. O termo QR deriva de Quick Response, que em inglês significa resposta rápida, transparecendo a intenção do criador de montar um objeto de fácil decodificação e em alta velocidade, geralmente por imagem.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/imagem/1995-o-que-sao-os-qr-codes-.htm#ixzz2Auav4rgG
-
A codificação pelo sistema alfabético é a que utiliza letras em vez de números, para a identificação dos materiais. É um sistema bastante limitado especialmente hoje, quando as máquinas que não aceitam símbolos alfabéticos já são tão largamente aceitas nas empresas modernas. No sistema alfabético o material é codificado segundo uma letra, sendo utilizado um conjunto de letras suficientes para preencher toda a identificação do material. Pelo seu limite em termos de quantidade de itens e uma difícil memorização, este sistema esta em desuso.
-
3.1.2.1– Principais Sistemas de Codifi cação
• Alfabético – o código é composto pela combinação das letras
que compõem o alfabeto;
• Numérico – consiste no uso dos algarismos combinados;
• Alfanumérico – combinação de letras e algarismos;
• Decimal ou Universal – utiliza o sistema numérico, porém de
forma racional, identifi cando e classifi cando os materiais.
-
Sistema alfabético: os materiais são codificados utilizando letras, e cada letra especificando um conjunto de caracerística e especificações. Como só possuímos 26 letras no alfabeto, este sistema de codificação é pouco utilizado.
-
Complementando, além de limitado a quantidade de letras, as máquinas de leitura, de regra, não reconhecem letras e sim números, daí sua melhor utilização...
-
Na verdade, o método mais indicado depende do tamanho da oranização e do tipo de material que ela trabalha. Apesar do método alfanumérico (misto) ser o mais o método mais difundido aqui no Brasil, atualmente o método mais indicado é o Método decimal (simplificado). O Método Alfanumérico ou Misto apresenta o problema da não aceitação das letras pelos sistemas mecanizados
Método decimal (simplificado):
Este método de codificação apoia-se na “Decimal Classification”, do famoso bibliotecário norte americano Melville Louis Kossuth Dervey. É uma adaptação da idéia genial de Dervey, uma simplificação de seu sistema. Consiste basicamente na associação de três grupos e sete algarismos.
Exemplo:
1º Grupo-00 - Classificador: designa as grandes “ Classes ” ou
agrupamentos de materiais em estoque;
2º Grupo-00 - Individualizador: identifica cada um dos materiais do 1º
grupo;
3º Grupo-000 - Caracterizador: descreve os materiais pertencentes ao
2º grupo, de forma definitiva, com todas as suas características, a fim de
torná-los inconfundíveis.
01. Material de Escritório
01. Canetas
1 Caneta esferográfica AZUL
01.01.001 – Caneta Esferográfica AZUL
01.01.002 – Caneta Esferográfica VERMELHA
-
GABARITO: ERRADO
Sistema alfabético: os materiais são codificados utilizando letras, e cada letra especificando um conjunto de características e especificações. Como só possuímos 26 letras no alfabeto, este sistema de codificação é pouco utilizado. Exemplo: A- Pedal, B- Correia, C- pneu.
- Sistema alfanumérico: este sistema utiliza uma combinação de letras e números, nas quais as letras representarão a classe do material e o seu grupo dentro da classe, enquanto os números representam o código indicador do item.
Sistema Decimal: este é o sistema mais utilizado, inclusive por repartições públicas na codificação não só de matérias, mas de quase qualquer coisa que precise de uma codificação (por exemplo, contas públicas em direito financeiro).
O sistema alfabético não é recomendado pela sua limitação ao número de itens passíveis de classificação (só temos 26 letras no alfabeto, e vai continuar assim por um bom tempo).
-
Sistema Decimal é mais utilizado.
-
"No sistema alfabético o material é codificado segundo uma letra, sendo utilizado um conjunto de letras suficientes para preencher toda a identificação do material. Pelo seu limite em termos de quantidade de itens e uma difícil memorização, este sistema esta em desuso."
-
Comecei a estudar agora essa matéria e estou na fase de "não gostar" =] Mas os comentários dos colegas são bem esclarecedores. Obrigado!
-
FAÇO DAS PALAVRAS DE Roberto - AS MINHAS.
-
estudo ja um bom tempo,mas estou na fase'' ainda não gosto'' mas vamos que vamos!!!
-
Além de difícil memorização, o método alfabético está em desuso. O mais indicado, atualmente, é o numérico, pois é de fácil memorização e ilimitado. Lembrando que existe também o método alfanumérico, mas não é corriqueiramente usado.
GABARITO: ERRADO.
-
Thiago Alves Ribeiro, de acordo com o professor Felipe Petrachini, a classificação ABC é isso mesmo que vc escreveu, mas não tem nada a ver com a classificação alfabética. Depois dê uma olhada nos comentários, alguns colegas descreveram o que seria a classificação alfabética...
-
Ave Maria, tem um povo que viaja nos comentários. Dizer que o sistema de codificação de materiais tem a ver com a Curva ABC aí já é de mais pra mim!
-
É o contrário, o sistema alfabético é de difícil memorização e, por isso pouco usado.
"O sistema numérico é o mais utilizado nas empresas pela sua simplicidade, facilidade de informação e ilimitado número de itens que consegue abranger. É comumente denominado sistema decimal, porque as informações básicas são fornecidas por meio de vários conjuntos de dois números."
Fonte: Chiavenato - Administração de materiais.
-
E escrever "DE MAIS" separado támbem é demais pra gente, né, Pamela !!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
o mais indicado então seria o numérico.
-
Jordana, é pq é muito importante pra ela, não é de menos importância!!
hehe
-
Não é o mais indicado por sua limitação quanto a quantidade de letras e a dificuldade de memorização, está caindo em desuso :)
-
Direto e simples, a questão tem 2 erros:
"por ser de fácil memorização" .. um dos pontos negativos do método alfabético é a dificuldade de memorização.
"é o mais indicado para a classificação de materiais" .. essa parte refere-se ao numérico!
-
Nada disso. Pelo contrário!!
É um sistema que NÃO É MUITO UTILIZADO porque limita o número de itens ( porque o alfabeto é limitado ) e é de DIFÍCIL MEMORIZAÇÃO.
Gabarito: ERRADA
-
Errado
Sistema alfabético: Limitado e de difícil memorização.
Sistemas de codificação de materiais
Alfabético = conjunto de letras que permite identificar o item de material. Devido à limitação de letras e à dificuldade de memorização, está caindo em desuso.
-
Comentários:
Nada disso. Pelo contrário!!
É um sistema que não é muito utilizado porque limita o número de itens (porque
o alfabeto é limitado) e é de difícil memorização.
Gabarito: Errada
-
Comentários:
Nada disso. Pelo contrário!
É um sistema que não é muito utilizado, porque limita o número de itens (porque
o alfabeto é limitado) e é de difícil memorização.
Gabarito: Errada
PROF: RONALDO FONSECA
-
Nada disso. Pelo contrário!!
É um sistema que não é muito utilizado porque limita o número de itens (porque o alfabeto é limitado) e é de difícil memorização.
Gabarito: Errada