SóProvas


ID
729142
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estão entre as principais técnicas utilizadas pela Terapia Comportamental:

Alternativas
Comentários
  • b) Modelação, Prevenção de rituais (de respostas) e Treino de habilidades sociais (assertividade).
  • A psicoeducação pode ser vista como o estabelecimento de um fluxo de informações de terapeuta para paciente e vice-versa (Callaham & Bauer, 1999). Como qualquer intervenção terapêutica, ela é baseada no bom senso. Seu objetivo é prover os pacientes bipolares com uma abordagem teórico-prática que lhes possibilite o entendimento do seu transtorno. Ela é parte fundamental de praticamente todos os protocolos para tratamento do transtorno bipolar na modalidade de Terapia Cognitivo- Comportamental. Seu papel educativo aparece desde o início até o final o tratamento, sendo que a tarefa do terapeuta é educar e familiarizar o paciente em relação aos seus problemas e a sua patologia, esclarecendo-o acerca das implicações e conseqüências do diagnóstico estabelecido.

    A psicoeducação vai mais além. O objetivo primeiro é fazer do paciente um colaborador ativo, aliado dos profissionais de saúde envolvidos e, conseqüentemente , tornar o procedimento terapêutico mais efetivo (Justo & Calil, 2004). Para tanto, Caminha e colaboradores (2003) afirmam ser funda-mental que o paciente seja informado quanto ao modelo de tratamento ao qual será submetido.

    Tal modalidade de tratamento caracteriza-se por ser limitada no tempo, estruturada, diretiva, focada no presente e na busca de resolução de problemas. Ademais, é uma abordagem baseada em métodos experimentais e científicos, partindo do pressuposto de que as cognições gerenciam as emoções e os comportamentos. Educar o paciente por diversos meios, tais como, esclarecimentos , folders elucidativos, livros acessíveis a leigos, filmes, entre outros, torna-se fundamental, pois é através destas informações que o paciente aprende sobre o funcionamento de sua patologia, conseguindo assim, identificar comportamentos e pensamentos distorcidos/ disfuncionais e que acabam gerando aflição e sofrimento (Basco e Rush., 2005).

  • Modelagem: ação de reforçar passo a passo pequenos comportamentos até chegar ao comportamento alvo, como, por exemplo, ensinar uma criança a escover os dentes, primeiro a ensina a pegar a escova, depois, pegar a pasta, colocar a pasta na escova, levar a escova até a boca e assim sucessivamente. 

     

    Modelação : ação de repetir comportamentos que outras pessoas fazem, geralmente quando a pessoa se identifica com alguém e começa a se comportar como essa pessoa. 

     

    Prevenção de rituais de respostas: consiste,basicamente, em analisar as situações que disparam os comportamentos e tentar prevení-los.

     

    Treino de habilidades sociais: é quando o paciente ensina o cliente a se comportar de forma a produzir consequências socias reforçadoras. Consiste em um grupo de comportamentos como: saber defender seus direitos, dizer não, falar em público, defender seu  ponto de vista de forma assertiva (nem agressivo nem passivo, embora, determinadas situações requeram certo nível de passividade e agressividade)