SóProvas


ID
729208
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Proposta de inquirição destinada à oitiva de crianças apontadas como vítimas ou testemunhas de violência ou maus-tratos. A sala reservada para ouvir a criança vítima de violência é conectada por vídeo e com zoom à sala de audiência onde estão o magistrado, o promotor de justiça, advogados, réu e servidores da Justiça, que podem interagir durante o depoimento. Todo o procedimento é gravado na memória de um computador, transcrito e juntado aos autos, além de ser copiado em mídia de armazenamento digital de dados que é inserida na contracapa do processo. O depoimento é tomado por um técnico entrevistador (profissional da área de psicologia ou do serviço de assistência social). Corresponde

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que de acordo com resolução atual, o CFP se manifestou contrariamente ao  "depoimento sem dano", por entender que são práticas de interrogatório e investigação, isto é, não cabem ao psicólogo.

    http://www.pol.org.br/noticias/materia.cfm?id=932&materia=1400 

  • Resposta D

    O chamado Depoimento sem Dano (DSD) consiste na oitiva de crianças e adolescentes em situação de violência. O depoimento é tomado por um técnico (psicólogo ou assistente social) em uma sala especial, conectada por equipamento de vídeo e áudio à sala de audiência, em tempo real. O técnico possui um ponto eletrônico, através do qual o juiz direciona as perguntas a serem feitas à criança. Além disso, o depoimento fica gravado, constando como prova no processo.


    fonte http://www.crprj.org.br/comissoes/justica/depoimento-sem-dano.html

  • NOTA TÉCNICA SOBRE OS IMPACTOS DA LEI Nº 13.431/2017 (depoimento especial) NA ATUAÇÃO DAS PSICÓLOGAS E DOS PSICÓLOGOS

    http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/01/NOTA-TECNICA-N%C2%BA-1_2018_GTEC_CG.pdf

     

    "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje" Karen Lamb