SóProvas


ID
729673
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A terapia medicamentosa para hipertensão arterial compreende uma diversidade de grupos farmacológicos, como bloqueador do canal de cálcio, betabloqueador e diuréticos de alça, respectivamente descritos em:

Alternativas
Comentários
  • Os resultados obtidos com diltiazem decorrem da inibição do influxo de íons de cálcio através das membranas das células miocárdicas e da musculatura lisa dos vasos coronarianos, durante as fases de despolarização das células musculares envolvidas. O efeito anti-hipertensivo de diltiazem se faz primariamente através do relaxamento da musculatura lisa dos vasos sanguíneos, resultando numa diminuição da resistência vascular periférica. A magnitude da redução da pressão arterial está relacionada ao grau de hipertensão; portanto, em indivíduos hipertensos existe um efeito anti-hipertensivo enquanto que, em normotensos, existe apenas uma discreta queda da pressão arterial. 
    FONTE: http://www.bulas.med.br/bula/2474/diltizem+ap.htm
  • No site www.publicacoes.cardiol.br tem as Diretrizes Brasileiras para Hipertensão VI onde, na página 35, há uma tabela (tabela 3) com os anti-hipertensivos comercialmente disponíveis no Brasil. Nesta tabela eles estão classificados conforme pergunta a questão.
  • Atualizando a informação de Gabriele Velho:

    http://publicacoes.cardiol.br/2014/img/pockets/POCKETBOOK_2017_interativa.pdf

    Págs 32 à 37...

  • BLOQUEADORES DOS CANAIS DE CÁLCIO: NIDEDIPINA, ANLODIPINO, DILTIAZEM.

    BETABLOQUEADORES: PROPANOLOL, ATENOLOL