SóProvas


ID
730330
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Ventiladores são máquinas turbodinâmicas que produzem deslocamento de gases, imprimindo nestes energia potencial, sob a forma de pressão, e energia cinética. Nesse contexto, considera-se ventilador como máquina

Alternativas
Comentários
  • Marcação por eliminação. O enunciado descreve "...produzem deslocamento de gases,"..... Ou seja, não é possivel descobrir se o gas é compressível ou Incompressível uma vez que isto depende da natureza do fluido e não há descrição desta informação. Assim, a única alternativa que não menciona este assunto é a letra E. 

  • "Ventiladores são turbomáquinas geratrizes ou operatrizes, também designadas por máquinas turbodinâmicas, que se destinam a produzir o deslocamento dos gases"

    "O ventilador é estudado como uma máquina de fluido incompressível, uma vez que o grau de compressão que nele se verifica é tão pequeno, que não é razoável analisar o seu comportamento como se fosse uma máquina térmica"

    (Ventilacao Industrial e Controle Da Poluicao Macintyre 2ª Edicao, pag. 157)

    Por conta disso marquei a letra A, não consigo entender o motivo do gabarito ser letra E...

  • Hugo Rosa, a explicação não é essa, todo gás é compressível

  • Ao meu ver, a afirmação mais correta seria "considera-se ventilador como máquina de fluido incompressível, a depender da compressão fornecida ao fluido". Isso é justamente o fato que se diferencia um ventilador de um compressor. O compressor é tratado como uma máquina termodinâmica, em que o fluido tem considerável variação de suas propriedades em função da pressão/temperatura. Nesse sentido, a alternativa E está correta!

    Como exemplo, nas modelagens de mecânica dos fluidos, o escoamento é considerado como incompressível para número de Mach menor que 0,3 e como compressível para Ma > 0,3.

    Foram essas informações que utilizei para chegar na alternativa E.

    Bons estudos!

  • "Quando a compressão é superior a aproximadamente 2,5 kgf.cm-2, empregam-se os turbocompressores, cuja teoria de funcionamento, em princípio, é a mesma que a dos ventiladores, havendo porém a necessidade de levar em consideração os fenômenos termodinâmicos decorrentes da compressão do ar e os aspectos inerentes ao resfriamento dessas máquinas."

    Macintyre