SóProvas


ID
730951
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na semiologia, a presença de

Alternativas
Comentários
  • Segundo Boraks (um dos autores mais utilizados pela FCC):

    Sintoma: é relatado pelo paciente e representa manifestações subjetivas.

    Sinal: É observado pelo clínico e representa manifestações objetivas que ele "percebe" no paciente, com seus sentidos.

    Sinal Patognomônico: É o sinal exclusivo de uma doença e indica de maneira absoluta sua existência, especificando-lhe o diagnóstico. Como exemplo, podemos citar os dentes de Hutchinson (molares em forma de amora e incisivos em forma de barril) presentes na sífilis congênita.

    Sintomatologia Prodrômica ou Subclínica (são sinônimos): São sintomas e eventualmente sinais inespecíficos, como dores, náuseas, aumento de temperatura local ou geral, coceira, etc. Surgem a partir de um surto frustro de uma doença, ou seja, em vez de uma determinada doença se manifestar clinicamente, só apresenta a sintomatologia descrita e involui.

    Sintomatologia Pré-Clínica: São sinais e sintomas que surgem antes da manifestação clínica de uma doença. Como exemplo, antes de eclodirem as vesículas e bolhas da lesão herpética, o paciente relata certo odor, calor local, coceira, etc. De modo prático poder-se-ia chamar de "aviso" anterior ao aparecimento da sintomatologia clínica de uma doença.
  • Essa definição foi curiosa... manual da ANVISA - Serviços Odontológicos, prevenção e controle de riscos - diz o seguinte: "As hepatites apresentam um período prodrômico, com febrículas, anorexia, nauseas, (...)." 

    E sabemos que não se trata de um surto frustro da doença, nem irá involuir - ocorrerá exatamente o contrário! 

  • Muito curioso, e completamente errado, sintomas e sinais prodrômicos ocorrem antes da doença "em si" se manifestar. Um bom exemplo é o herpes recorrente labial, em que os sintomas prodrômicos incluem perda da sensibilidade, prurido, dor e antecedem a formação das vesículas.

  • Nossa, cuidado com esses comentários galera.. a hepatíte antes de aparecer com sinais e sintomas clínicos ela apresenta sinais prodromicos, ou seja, sinais aleatórios que podem parecem de uma doença qualquer.. e então a doença não se apresenta. ISSO É UM SINAL PRODROMICO, ELE SURGE, É GENÉRICO E SOME. Depois de um dado tempo aparecem os sinais e sintomas clínicos e a doença é diagnosticada (ela pode ser diagnosticada antes, mas difícilmente o médico pedirá este tipo de exame). Sinal pré-clínico é quando ele aparece e LOGO EM SEGUIDA a doença surge. É este p sentido da explicação do manual da Anvisa.

  • Só não entendi pq a C estaria errada!