SóProvas


ID
730990
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44,
considere os dados abaixo:

Paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, apre-
senta restauração Classe II com amálgama de prata, no den-
te 37, que está insatisfatória e apresenta a necessidade de
substituição por uma nova restauração em amálgama
.

As propriedades do amálgama de prata são influenciadas pelos efeitos de seus componentes, como

Alternativas
Comentários
  • ANUSAVICE: Materiais Dentários, parte III - materiais restauradores diretos:

    "as ligas de prata-estanho são muito friáveis ou frágeis e difíceis de se pulverizar com uniformidade, a menos que uma pequena quantidade de COBRE substitua a PRATA. Dentro da faixa limitada de solubilidade do cobre, o conteúdo aumentado de cobre endurece e aumenta a resistência da liga prata-estanho" (portanto, não entendo porque a letra A' estaria errada)

    "o uso de zinco em uma liga de amálgama é objeto de controvérsia. o zinco raramente está presente em uma liga em quantidade acima de 1% de peso. as ligas SEM ZINCO são mais friáveis, e seus amálgamas tendem a ser menos plásticos durante a condensação e escultura. a função principal do zinco nas ligas do amálgama é a de desoxidação. o zinco pode ter alguns efeitos relacionados com a CORROSÃO INICIAL e a integridade marginal (acredito que isso invalida a letra b' , pois ele não chega a aumentar a resistência à corrosão). Infelizmente, o zinco, mesmo em pequenas quantidades, causa uma expansão anormal do amálgama quando este é condensado na presença de umidade"

    "as ligas com alto teor de cobre tornaram-se materiais de preferência graças às suas propriedades mecânicas melhoradas, características de corrosão e melhor integridade marginal, quando comparadas com as ligas tradicionais, de baixo teor de cobre". portanto, o cobre estaria mais relacionado com melhora de integridade marginal e resistência à corrosão, e não com redução de expansão, como afirmado na alternativa e.

    "a resistência de um amálgama é uma função das fraçoes volumétricas das partículas da liga não consumidas e das fases que contêm mercurio. Amálgamas com baixo conteúdo de mercúrio contêm mais partículas mais resistentes da liga e menos fases mais fracas mecanicamente da matriz. o aumento do conteúdo final de mercúrio aumenta a fração volumétrica das fases da matriz às custas das partículas da liga. Em consequência, os amálgamas que contêm quantidades finais mais elevadas de mercúrio são menos resistentes." 
  • não entendi porque a letra "A" está incorreta. 

  • Acredito que a alternativa (A) esteja correta tbm.