SóProvas


ID
731242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação ao formato e à função da linguagem das comunicações
oficiais, julgue os itens que se seguem.

O aviso presta-se ao tratamento de assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública, o ofício, por sua vez, entre esses órgãos ou entre os órgãos da administração e particulares, enquanto o memorando visa à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

    Fonte: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
  • Não concordo com o gabarito. Como a questão diz "O aviso presta-se ao tratamento de assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública", não o torna exclusivo dos Ministros de Estado.
  • INFELIZMENTE, a banca manteve o gabarito, pois concordo com os colegas.  Questão 25
    .
    http://www.cespe.unb.br/concursos/CAMARA2012/arquivos/Gab_definitivo_CAMDEP12_CB1_01.PDF
  • Caros colegas, eu também fiquei na duvida ao resolver a questao justamente nesta parte da acertiva, pois ela nao fala claramente a funçao do aviso, qual seja a comunicação entre Ministros ou seja MINISTÉRIOS, mas pensando com mais calma chega-se a conclusao que MINISTÉRIOS, por sua vez, são nada menos que ÓRGAOS da administração publica.
    Dessa forma a CESPE fez mais uma vez um jogo de palavras, e a instituição trabalha com essa idéia que se não tiver algo errado na acertiva, ela está certa, mesmo que nao esteja completa.  Gabarito portanto = CERTO
  • Descordo
    Pois o aviso trata se de uma comunicaçao exclusiva entre ministro de estados para autoridades de mesma hieraquia, essa expresão não inclui somente Ministros de estados, mas tambem cargos de natureza especial.
    ex: MINISTRO EXPEDE AVISO TAMBÉM PARA  presidentes de agencias reguladoras, presidentes de autarquias, presidentes de fundações DE AMBITO FEDERAL  e todas elas SÃO ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, PORTANTO NÃO SÃO ORGÃOS.

    E O MANUAL RESTRINGE SÓ NESSE ASPECTO. PQ MINISTRO DE ESTADOS PARA OURAS AUTORIDADES PODE EXPEDIR OFICIO.  E SE UM ANALISTA JUDICIARIO VIESSE A EXPEDIR, EXPEDIRIA PARA O MINISTRO DE ESTADO UM OFICIO.
    MINHAS SINGELAS CONSIDERAÇOES
  • é a sindrome da pegadinha, a gente fica procurando erros e acaba marcando errado... em uma questão que, vendo novamente, esta correta.
    Acho que a CESPE deixa 10% das questões dúbias.. aí na segunda-feira, depois da prova, ela decide se esta certo ou errado, rsrs
    triste mas... não são todos os que criam as questões que pensam assim: se não tiver nada de errado na questão, então esta certa.
    Muitas vezes a gente vê a msm situação, e a alternativa esta errada...
    tenho certeza que isso não é necessário...
  • Caros amigos,
    Entendo a inconformidade de vocês, pois fiquei na mesma dúvida no momento da resolução da questão. Porém, a questão nada mais queria que soubéssemos a diferença entre ambos. 

    ficando assim:

    aviso: Como a expedição deste Será feita somente por Ministros de Estado para autoridade de mesma hierarquia, conclui-se que somente poderá ser   feito por órgão público (sentido estrito)

    Ofício: Tem o mesmo sentido que do aviso, sendo porém, de uso mais expansivo e seu destinatário também poderá ser um particular.

    memorando: não temos dúvida quanto sua natureza, mas, destinado a comunicação interna.

  • Cometi o mesmo erro que o VItor, pois generalizaram o aviso.O texto induz o candidato a marcar errado devido a uma suposta atecnia da assertiva. Dentro de pouco tempo acertar uma questão da Cespe dependerá também de sorte ou imaginar até que ponto devemos ser especificos, adivinhando o que se passa na cabeça do elaborador da questão. Vergonhoso.
  • "mas pensando com mais calma chega-se a conclusao que MINISTÉRIOS, por sua vez, são nada menos que ÓRGAOS da administração publica."

    Mas do jeito que está escrito qualquer comunicação entre ministérios pode ser feita por aviso,o que não é verdade. Um diretor do orgão não pode utilizar o aviso, é exclusivo para ministros.

    esse gabarito tá errado, CESPE safadão jurisprudenciando mais uma vez.
  • Gabarito BIZONHO!

    O Manual da Presidência é claro: 


    3.3.1. Definição e Finalidade

            Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    Logo, gabarito ERRADO, conforme as explicações dos colegas.

  • Mais um gabarito "sem noção" do CESPE, inventando coisas.
    Até entendo o pessoal tentando justificar o injustificável, a partir do gabarito da questão.
    Mas o CESPE simplesmente "cagou e andou" pro Manual e inventou o dele!

    AVISO É ENTRE MINISTROS! MINISTROS!!! MINISTROS!!!!!

    Começo a perceber que uma professora meio maluca tinha razão, que bons examinadores estavam saindo do CESPE por briga interna. Que cada dia que passa as provas do CESPE estão ficando piores.

    ABSURDO ESSE GABARITO!

    Abraço!
  • Genial!

    gabarito correto.

    ''presta-se'' = finalidade.

    o cespe (vide manual da presidência da república; conceito de: aviso) não vinculou (nem era obrigado a fazê-lo) quem (ministros) o expede.
  • Em que pese as notas ruins, o colega sadrak está correto. A questão trata da finalidade dos documentos oficiais descritos. Isso difere totalmente dos sujeitos que expedirão o documento. O finalidade do aviso (como já colacionado do MRPR acima em outros comentários) é o tratamento de assunto oficiais entre os órgãos da administração pública. Quem fará isso serão os Ministros.
    A questão não tenta em momento algum caracterizar os documentos por completo. Ser expedido entre Ministros é uma das características e que não está sendo cobrada no item. Data vênia, a questão foi mal interpretada por muitos.
  • EXTRA: Segue abaixou outra questão similar, dada como correta! Porem no item abaixo, o examinador esclareceu que o AVISO é expedido apenas por ministros de Estado.

    Texto associado à questão Ver texto associado à questão

    O ofício é um documento produzido para comunicação entre autoridades da administração pública de diferentes hierarquias e com particulares; o aviso é expedido apenas por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia; e o memorando, documento oficial interno de um órgão, pode ser emitido para comunicação entre autoridades de diferentes hierarquias.

  • essa aih nem o gilmar mendes, que escreveu o manual de redaçao da republica, marcava "certo", ta de sacanagem, nao tem como acertar... quem estudou marca e erra e quem nao estudou corre o risco de acertar, deve ser pra distancia entre os concorrentes nao ficar mt grande na nota final....
    enfim....
    vamo q vamo...

  • Realmente o gabarito é CORRETO.

    Olhem o que eu achei a respeito: 

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial muito parecidas. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares. Como o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de estado, para autoridades de mesma hierarquia, será dada prioridade ao expediente denominado ofício, expedido para e pelas demais autoridades, incluindo membros e servidores do Ministério Público.

    Fonte: http://www.mpgo.mp.br/portal/system/resources/W1siZiIsIjIwMTMvMDQvMjIvMDlfNDlfNTNfNTA1X01hbnVhbF9kZV9SZWRhY2FvX2RvX01wLnBkZiJdXQ/Manual_de_Redacao_do_Mp.pdf

    Página 23. 


  • Em pleno sábado se deparar com uma questão desse tipo! 

    Eu (não sendo Ministro) poderia numa boa enviar um Aviso ?

  • Mais um gabarito de que nem o examinador sabe se é certo ou errado, e o candidato que se foda.

  • Esta questão gerou muita inquietação entre os candidatos e professores. O foco do problema tem a ver com o que foi dito sobre o aviso. Esse tipo de expediente é emitido exclusivamente por ministros de Estado para autoridade de mesma hierarquia. Mas isso não torna errado dizer que ele “presta-se ao tratamento de assuntos oficiais entre órgãos da administração publica”. Pode um ministro expedir um aviso para tratar de assunto que não tenha caráter oficial? Por exemplo, convidar outro ministro para seu aniversário de casamento? Não! Pode um ministro expedir um aviso para um órgão que não seja da administração pública? Por exemplo, para o dono de uma rede de supermercados? Não! Por isso a questão foi considerada certa. 

    ================================================

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

    Fonte Prof. Albert Iglésia  Ponto dos Concursos

  • Gabarito certo

     Como a Núbia falou os aviso são enviados por órgãos da ADM pública e quem representa esse órgãos são os ministros de estado.

  • Segundo o CESPE a Receita Federal pode enviar um AVISO para o Ministério da Fazenda.

    Vivendo e desaprendendo com o cespe.

  • AVISO é só para Ministros de Estado portanto gabarito errado.

     

  • Questão errada:  O aviso presta-se ao tratamento de assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública,...
    Questão certa: O aviso presta-se ao tratamento de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública,...

    Mas vai dizer isso pro CESPE, que um artigo determinador faz a diferença!
    Do jeito que o CESPE considerou certo, uma prefeitura pode enviar um AVISO pro Presidente do TST.

  • FEIA

  • CESPE sendo CESPE! ¬¬

  • as vezes não entendo meu deus

    Ano: 2012

    Banca: CESPE

    Órgão: PRF

    Prova: Agente Administrativo

       

    Aviso é o documento expedido por ministros de Estado a quaisquer autoridades da administração pública.

     

    gabarito: errado

     

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: MS

    Prova: Todos os Cargos

    Resolvi certo

    texto associado   

    Os avisos são expedientes oficiais emitidos por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia

    gabarito: certo

     

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: ANTT

    Prova: Conhecimentos Básicos - Cargos 1,2,3,4,5,7 e 8

    (+ provas)

    Resolvi certo

    No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue o item que se segue de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).


    Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

     

    gabarito certo

  • PADRÃO OFÍCIO

     

    ---> aviso (quem avisa, Ministro é): utilizado de Ministro para outra autoridade de mesma hierarquia. Ou seja, de Ministro para Ministro.

     

    ---> ofício: expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

     

    ---> memorando: O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

  • questão desatualizada

  • Aviso e memorando não existem mais. Viraram tudo OFÍCIO!