SóProvas


ID
73174
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Supondo que a economia se encontre num ponto de equilíbrio de curto e longo prazo, segundo o modelo clássico de nível de preços, o efeito da emissão de moeda na economia é caracterizado por:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito, embora tinha quase certeza que a banca ia dar A como resposta. O ponto é que para o modelo clássico, os ajustes sao automaticamente repassados aos preços, não havendo impacto na economia real.  No modelo Keynesiano é que existe mais precisamente essa noção de impactos de curto e de longo prazo.  É por esse ajuste automático de mercado que os clássicos dizem haver uma "mão invisível" (Adam Smith) ajustando a economia ao equilíbrio.  Ou o Leiloeiro Walrasiano, fazendo o mesmo, com ênfase ex-ante...De igual maneira existe o ditado de que para um economista clássico o desemprego real só existe porque as pessoas não estão aceitando trabalhar pelo nível de salários vigentes!!! 

    Em concurso pra não-economistas as bancas tendem a não ser tão acadêmicas.  Na dúvida, responda pelo bom senso em primeiro lugar.

  • Essa questão deveria ser anulada, pois o anunciado pede o entendimento da teoria clássica. Segundo esta teoria, alterações na quantidade de moeda ñ afetam os valores de equilíbrio das variáveis reais. Com variáveis reais independentes face a mudanças na quantidade de moeda, os clássicos argumentam que a moeda é neutra.
  • Imagine um gráfico com curva de Off de curto e longo prazo, e uma curva de DD que passa no ponto de interseção entre as duas.

    Ao expandir a off de moeda, há um incentivo para que as pessoas consumam mais. A curva de dd é então deslocada à direita. Há então um aumento dos preços e produto. Após o deslocamento da curva, a dd estará acima do nível de produto natural e haverá um aumento d preços.

    No longo prazo, este aumento dos preços provocará uma deslocamento SOBRE a curva de demanda.

    Ao final, teremos que, no curto prazo, a expansão monetária causará um aumento dos preços e produto, porém, a longo prazo, haverá apenas aumentos dos preços.

  • O raciocionio deve ser o seguinte: o efeito da emissão de moeda pelo governo é de imediato(curto prazo) um aumento da demanda agregada, ocasionado pelo aumento consumo dos pessoas, que pensam ter mais grana.---- fato este que faz aumentar o PIB, porém no longo prazo a oferta tende a aumentar levando ao equilíbrio.