SóProvas


ID
731797
Banca
TRT 15R
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Internacional Público
Assuntos

Sobre o Mercosul aponte a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A questao em um primeiro momento parece nao ter resposta, porque até o presente momento sao estados membros do Mercosul apenas

    Estados partes  Argentina (1991)  Brasil (1991)  Paraguai (1991) suspenso  Uruguai (1991)
     
    No entanto, se considerar o ingresso atual  Venezuela (2012) e como estado associado    Chile (1996).

    Ai entao, será possível aceitar a responsta correta como
    letra E.
    Do contrário, nao haveria resposta certa e a questao deveria ser anulada!

    Portanto, a resposta estava nessa pegadinha, nao podiamos pensar em CHILE e VENEZUELA como estado parte, mas sim aceitar como Estado associado e nesse sentido, fazendo PARTE do MERCOSUL.

    OBS- atualmente há reconhecimento da Venezuela como estado parte, e Paraguai está SUSPENSO do mercosul (02.07.2012)

  • Convém lembrar 2 coisas:
    1. Na data da realização da prova (abril de 2012), a Venezuela ainda não havia tido seu Protocolo de Adesão ratificado por todos os demais Estados-partes, conforme exigiu-se no Protocolo: ARTIGO 12 - O presente Protocolo, instrumento adicional ao Tratado de Assunção, entrará em vigência no trigésimo dia contado a partir da data de depósito do quinto instrumento de ratificação.
    O 5º instrumento de ratificação a ser depositado era justamente o da República do Paraguai, que, em razão de sua suspensão recente por conta de conflitos políticos ocorridos com o impedimento do então presidente Fernando Lugo, foi deixado à revelia e o Mercosul tratou de tornar definitiva a adesão da Venezuela ao grupo.
    Lembrando que: 
    O Mercosul decidiu suspender temporariamente o Paraguai até as novas eleições presidenciais do país, em 2013, e afirmou que a Venezuela será incorporada ao bloco como "membro de pleno direito" em 31 de julho.
    2. ESTADOS ASSOCIADOS NÃO FAZEM PARTE DO MERCOSUL: não por outra razão são chamados de associados, mas não fazem parte efetivamente do MERCOSUL: Os Estados Associados do Mercosul são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Sua existência justifica-se em função do compromisso do Mercosul com o aprofundamento do processo de integração regional e pela importância de desenvolver e intensificar as relações com os países membros da ALADI. Por isso que todos os tratados em que fazem parte colocam como partes o MERCOSUL, Bolívia e Chile, por exemplo, em nítida demonstração que eles não compõem o MERCOSUL.
  • tá muito cheio de erros de digitação essa prova..
  • Lembrando que a questão pede a alternativa INCORRETA.
     
    Letra A –
    CORRETANo ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais. Alguns produtos não entraram neste acordo e possuem tarifação especial por serem considerados estratégicos ou por aguardarem legislação comercial específica.
     
    Letra B –
    CORRETA - Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação.

    Letra C –
    CORRETAEm 1999, o Brasil recorreu à OMC (Organização Mundial do Comércio), pois a Argentina estabeleceu barreiras aos tecidos de algodão e lã produzidos no Brasil. No mesmo ano, a Argentina começa a exigir selo de qualidade nos calçados vindos do Brasil. Esta medida visava prejudicar a entrada de calçados brasileiros no mercado argentino.
    Estas dificuldades estão sendo discutidas e os governos estão caminhando e negociando no sentido de superar barreiras e fazer com que o bloco econômico funcione plenamente.
     
    Letra D –
    CORRETA - Futuramente há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.
     
    Letra E –
    INCORRETAO Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai (suspenso temporariamente do bloco e função da deposição do ex-presidente Fernando Lugo em junho de 2012). A suspensão do Paraguai irá até abril de 2013, quando ocorrerão eleições no país.
    A incorporação da Venezuela no Mercosul ocorrerá em 31 de julho de 2012. 
    Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.
  • DADOS GERAIS

    Composição do Bloco

     

    Todos os países da América do Sul participam do MERCOSUL, seja como Estado Parte, seja como Estado Associado.

    Estados Partes: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai (desde 26 de março de 1991) e Venezuela (desde 12 de agosto de 2012).

    Estado Parte em Processo de Adesão: Bolívia (desde 7 de dezembro de 2012).

    Estados Associados: Chile (desde 1996), Peru (desde 2003), Colômbia, Equador (desde 2004), Guiana e Suriname (ambos desde 2013).

     

    http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul

  • Código Civil:

    Da Decadência

    Art. 207. Salvo disposição legal em contrário, não se aplicam à decadência as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrição.

    Art. 208. Aplica-se à decadência o disposto nos arts. 195 e 198, inciso I.

    Art. 209. É nula a renúncia à decadência fixada em lei.

    Art. 210. Deve o juiz, de ofício, conhecer da decadência, quando estabelecida por lei.

    Art. 211. Se a decadência for convencional, a parte a quem aproveita pode alegá-la em qualquer grau de jurisdição, mas o juiz não pode suprir a alegação.