-
O equilíbrio organizacional é alcançado quando há a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.
-
Teoria do Equilíbrio Organizacional
Conceitos básicos desta teoria:
- Incentivos ou alicientes: são os "pagamentos" que a organização faz aos seus participantes (p. ex.: salários, benefícios, prêmios de produção, elogios, promoções, reconhecimento, etc.)
- Utilidade dos incentivos: cada incentivo possui determinado valor de utilidade que varia de um indivíduo para outro.
- Contribuições: são os "pagamentos" que cada participante efetua à organização (p. ex.: trabalho, dedicação, esforço, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento, etc.)
- Utilidade das contribuições: é o valor que o esforço de cada indivíduo tem para a organização, a fim de que esta alcance seus objetivos.
- Fonte: http://nutep.adm.ufrgs.br/adp/tcomportamental.html
-
TEORIA DO EQUILÍBRIO ORGANIZACIONALDE HERBERT SIMON
BENEFÍCIOS X CONTRIBUIÇÕES
O gerente consegue o equilíbrio organizacional, no que tange à gestão de pessoas, quando existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados.
BENEFÍCIOS-da organização
CONTRIBUIÇÕES-do funcionário(custos pessoais desembolsados)
-
"Para os participantes, as contribuições significam custos pessoais, enquanto os incentivos são os benefícios decorrentes ou o retorno do investimento pessoal efetuado. Na medida em que o retorno se mostra satisfatório, cada participante tende a manter ou aumentar suas constribuições. Do lado da organização, os incentivos representam os custos ou investimentos organizacionais, enquanto as contribuições representam o retorno recebido."
Então:
"Organização oferece incentivos para obter mais contibuições, enquanto pessoas oferecem contribuições para receber mais incentivos."
Esse é o equilíbrio organizacional, também chamado de Tese da reciprocidade.
Fonte: Administração Geral e Pública. Idalberto Chiavenato. 3ª edição. Ed. Manole. Pág. 228 e 229
Bons estudos!!
-
Certo.
O Equilíbrio organizacional, em termos de administração de recursos humanos, ocorre quando
as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis em quantidade e qualidade,
com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.
Gestão de pessoas - Chiavenato
-
Masa questão afirma que esses incentivos PROPORCIOAM a realização de seus objetivos pessoais....forçou e muito....nenhuma teoria toca nisso...
Cespe, vc é SURREAL!
-
Gera nas pessoas e nas empresa o sentimento de serem recíprocos.
-
Acredito que uma outra questão ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2010 - AGU - Administrador Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Comportamento Organizacional; Equilibrio organizacional; O gerente consegue o equilíbrio organizacional, no que tange à gestão de pessoas, quando existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados.
GABARITO: CERTA.
-
Certa. A banca descreveu de forma adequada o princípio básico da Teoria do Equilíbrio Organizacional. Sem uma compensação adequada, as pessoas buscarão outras organizações para interagir. Desta maneira, os incentivos oferecidos pelas organizações devem ser no mínimo semelhantes às contribuições oferecidos pelos empregados, fornecedores, acionistas, etc.
-
Exato. A banca descreveu de forma adequada o princípio básico da
Teoria do Equilíbrio Organizacional. Sem uma compensação adequada, as
pessoas buscarão outras organizações para interagir.
Desta maneira, os incentivos oferecidos pelas organizações devem
ser no mínimo semelhantes às contribuições oferecidos pelos
empregados, fornecedores, acionistas, etc. O gabarito é questão certa.
-
"Equilíbrio Organizacional e a Rotatividade de Pessoal
A relação entre as pessoas e as organizações se dá pela troca de contribuições e incentivos. Os colaboradores dão contribuições (trabalho, esforço, dedicação, pontualidade, assiduidade e outras) que contribuirão para o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para os colaboradores incentivos (salários, prêmios, benefícios, oportunidades de crescimento, elogios e outros) que proporcionem a realização de seus objetivos pessoais.
Se os incentivos recebidos são diretamente proporcionais às contribuições há o equilíbrio organizacional, que contribui para que os colaboradores permaneçam na organização.
E as organizações só existirão se os incentivos proporcionados aos seus colaboradores forem suficientes para estimulá-los a dar mais e mais contribuições para a empresa. E estas contribuições precisam ser em quantidade bastante para que as organizações se mantenham e possam proporcionar novos incentivos.
Ou seja, há entre os colaboradores e as organizações uma relação de reciprocidade, cada um avalia o que oferece e o que recebe em troca. Quando as expectativas recíprocas são atendidas ocorre uma significativa melhora na relação entre as pessoas e as empresas, mas se as pessoas julgam que o que recebem é menos em relação ao que proporcionam, surge um desiquilíbrio neste sistemae os colaboradores ficam propensos a deixar a organização, como relata Idalberto Chiavenato:"
Fonte: http://flaviofausto.blogspot.com.br/2011/06/causas-da-rotatividade-de-pessoal-parte_19.html
-
O equilíbrio organizacional se basearia na relação entre estímulos dados e contribuições recebidas, de modo proporcional e satisfatório tanto para os participantes quanto para a organização.
-
-
É uma relação "troca-troca": a empresa dá o que o empregado quer, e o empregado dá o que a empresa quer.
--
Gabarito: certo
-
É o toma lá, dá cá.
-
GABARITO: CERTO
O equilíbrio organizacional, em termos de gestão de pessoas, isto ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.
-
Descrição do princípio básico da Teoria do Equilibrio Organizacional, ótima questão.