SóProvas


ID
732145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as noções de arquivologia, seus princípios,
conceitos e legislação, julgue os itens de 82 a 89.

O princípio básico da arquivologia que reúne todos os documentos gerados por uma mesma fonte geradora de arquivo em um fundo é conhecido como princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.

Alternativas
Comentários
  • correto!
    O princípio consiste em dizer que os arquivos ou fundos de arquivo de determinada procedência não deve misturar-se com os de outra procedência, ou seja, não mesclar com outros documentos de qualquer natureza.
    até mais!;)

  •  
    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA
     
    – Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento –princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.
    .
     
     
  • Só completando o raciocinio dos dois colegas acima é interessante citar um exemplo para que essa questão fique mais clara.

    "Ex: Os arquivos da Polícia Federal que vão para o Arquivo Nacional, devem ficar separados dos Arquivos da Receita Federal. Em linhas gerais o arquivo proveniente de cada instituição não pode se misturar com os de outras instituições." 

    Fonte: Rebello Jr, Wagner.  Apostila Arquivologia para Tribunais.
  • CORRETO
    Principio basico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva,pessoa ou familia nao deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos: Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa.
  • Questão correta, apenas para complementar, uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - PRF - Técnico de Nível Superior - Classe A Padrão IDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; 

    O princípio arquivístico que define e estabelece o fundo de arquivo de uma instituição é o princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.

    GABARITO: CERTA.

  • O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outra instituição diferente, em qualquer hipótese, sob pena de perder seu caráter probatório, que é a razão de existir do arquivo.

    Em outras palavras, este princípio determina que o principal critério para a formação dos fundos (conjuntos de documentos) deve ser a procedência, a origem dos documentos, que deve ser de uma mesma entidade.

    Gabarito do professor: Certo
  • O famoso Princípio da Proveniência, ou princípio do respeito aos fundos, consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.
     

  • *** Pode até ser longo, porém provavelmente não errará mais essas questões sobre princípios arquivísticos.

     

     

    Princípios:

     

    Proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): consiste em reunir todos os documentos gerados por uma mesma fonte geradora de arquivos em um fundo ( conjunto de documentos ), sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. Além disso, é o primeiro princípio de classificação.

     

    dois tipos de fundos:

     

    - Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade. Por exemplo, o Instituto Darwin feche as portas definitivamente e seja extinto. Não poderia, em regra, receber acréscimos de documentos; 

    - Fundo aberto: quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

     

    Organicidade: produz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade, de modo que um documento retirado de seu conjunto pode perder o valor.

     

    Indivisibilidade (ou integridade arquivística): os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do Princípio da Proveniência.

     

    Unicidade: os arquivos conservam um caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Por exemplo: um boletim de ocorrência policial dos anos 60 só faz sentido em função de determinada atividade realizada por essa instituição.

     

    Cumulatividade: o arquivo deve ser tratado como uma “formação progressiva, natural e orgânica”. Ademais, essas características levam à sedimentação. Ou seja, há um enriquecimento do arquivo com essa formação contínua.

     

     

    Outros princípios:

     

    - Princípio da reversibilidade: todas as operações executadas em arquivos podem ser revertidas, "desfeitas", caso necessário. Claro há exceções de ordem lógica, como a eliminação de documentos, por exemplo (não se pode recuperar o documento destruído);

     

    - Princípio da Territorialidadeos arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Não há restrições de ordem geográfica;

     

    - Princípio da Pertinência Temáticaos arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos.

     

    Macete:

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência        ---> Sério isso cai em prova.

     

    --

     

    Fontes:

     

    - Estratégia Concursos;

    - Outras questões do CESPE;

    - Prof. de Arquivologia Mayko Gomes ( QConcursos ).

     

  • Proveniência (respeito aos fundos): os arquivos devem ser organizados respeitando a origem dos documentos, para que não se misturem a documentos de outros fundos.

  • PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA:
    – Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.

  • O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outra instituição diferente, em qualquer hipótese, sob pena de perder seu caráter probatório, que é a razão de existir do arquivo.

    Em outras palavras, este princípio determina que o principal critério para a formação dos fundos (conjuntos de documentos) deve ser a procedência, a origem dos documentos, que deve ser de uma mesma entidade). Gab. Correto

     

  • Gabarito: CERTO

     

    Fundo Arquivístico:

     

    --- > A principal unidade de arranjo estrutural / funcional nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos.

     

    --- > Documentos reunidos, independentes da sua forma e suporte, reunidos orgânica e automaticamente, sendo utilizados por uma pessoa física ou jurídica no decorrer das suas funções e atividades.

     

    Princípio da Proveniência:

     

    --- > Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa [física ou jurídica] ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

     

    --- > A instituição ou pessoa que produziu, acumulou e/ou manteve e utilizou documentos no decurso de suas atividades públicas ou privadas.

     

    --- > Conhecido também como Respeito aos fundos.

     

    Respeito aos Fundos:

     

    ---- > Princípio básico da arquivologia criado pelo historiador francês Natalis de Wailly, segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não devem ser misturados aos de outras entidades produtoras.

     

    Atenção: 

     

    O princípio da Reversibilidade determina que todas as operações realizadas em arquivo podem ser revertidas ("desfeitas") a qualquer tempo. Exemplo: classificação - um documento pode ser classificado e desclassificado. Portantonão se aplica na ordenação interna do fundo de arquivo.



    A ordenação do fundo (conjunto) de arquivo é orientado pelo princípio da Ordem Original, que determina que devem ser mantida a organização que os documentos mantinham nos setores de trabalho. Tal informação (a ordem nos setores de trabalho) também é fundamental para compreender melhor os documentos, e por isso deve ser preservada.

  • respeitar a proveniência é manter os documentos de uma mesma instituição reunidor e não permitir que eles se misturem com os de outras instituições.