SóProvas


ID
732157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as noções de arquivologia, seus princípios,
conceitos e legislação, julgue os itens de 82 a 89.

Todos os documentos nascem com valor administrativo. Entretanto, os que também já nascem com valor secundário, ao fim do seu prazo de guarda no arquivo corrente, devem ser transferidos diretamente para o arquivo permanente, sem passar pelo arquivo intermediário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "E", pois quando um documento passa do arquivo corrente para o permanente temos o recolhimento e não a transferência como cita a questão.
  • E acredito que a parte q diz: "os que tbm ja nascem com valor secundário" , está errado.Pois os documentos nascem somente com o valor primario.
  • O erro está em falar que devem ser TRANSFERIDOS para o permanente.

    Transferência ocorre apenas entre a fase corrente para a intermediária.

    Tudo que vai para a fase permanente é chamado de RECOLHIMENTO.
  • Concordo com o colega ao afirmar que o erro da questão é, também, pelo fato dos documentos nasceram apenas com valor primário(administrativo). O valor secundário(histórico) é obtido quando ele perde seu valor administratico.
  • A passagem de um documento, inicialmente em arquivo corrente (ou intermediário), para a condição de arquivo permanente é denominada RECOLHIMENTO.O conceito de transferência está vinculado à passagem de um documento em arquivo corrente para o arquivo intermediário.


  • Arq. Corrente...........Tranferido....................Arq. Intermediario.

    Arq.corrente
    Arq. intermediario......Recolhimento..........Arq. Permanente.
  • QUESTÃO ERRADA!
     

    Todos os documentos nascem com valor administrativo. Entretanto, os que também já nascem com valor secundário, ao fim do seu prazo de guarda no arquivo corrente, devem ser   transferidos   diretamente para o arquivo permanente, sem passar pelo arquivo intermediário.

    SE O CANDIDATO FOR ESPERTO ELE ''MATA'' A QUESTÃO EM MENOS DE 20 SEGUNDOS, GANHANDO TEMPO NAS DEMAIS.

    COMO JÁ MENCIONADO PELOS COLEGAS, O TERMO CERTO NÃO SERIA TRANSFERIDO, MAS SIM RECOLHIDO...

    É ISSO AÍ GALERA, VAMOS CONTINUAR ESTUDANDO!!!

  • Existem sim documentos que já nascem com valor secundário!!!

    Posso citar como exemplo uma planta de edificio, um regimento interno, um ato de constituição de uma empresa... Esses documentos, alem de nascerem com valor administrativo, ao serem criados já se sabe que serão permanentes pelo seu valor historico único.
  • Discordo da opinião acima.
    Os documentos já nascem com valor primário, tendo em vista que também já nascem com valor administrativo.
    O valor secundário é obtido na fase permanente, quando, aí sim, possuem valor histórico.

    Valor primário: fase corrente e intermediária.
    Valor secundário: fase permanente.


    Portanto, a questão, a meu ver, tem dois erros: "ja nascem com valor secundário" e "devem ser transferidos

     

  • alguns documentos nascem com valor historico, como leis, regulamentos, ...
  • Errei por falta de atenção na palavra "tranferidos". Não erro nunca mais! :D
  • A CESPE já não tem o que perguntar, veja que ela tenta fazer trocadilhos e nos confundem. Amigos, coloquem a questão em ordem direta:

    Todos os documentos nascem com valor administrativo; e, os que também já nascem com valor secundário, entretanto, ao fim do seu prazo de guarda no arquivo corrente, devem ser transferidos diretamente para o arquivo permanente, sem passar pelo arquivo intermediário.

    AHAAAmmmmmmm, como assim? Tá que os documentos nascem com valor administrativos, e os que nascem com valor secundário(permanentes) depois de cumprir prazo no arquivo corrente (ahamm??? Por a caso, o valor secundário cumpre algo no arquivo corrente???) e ainda assim, mesmo que ela fale que tem valor secundário, deve ser "transferido" para o arquivo permanente?? Mais pera ai, valor secundário já não é permanente? Tranferir pra onde? Ou então é recolher ao quadrado???

    Doida a questão!!!
  • "Todos os documentos nascem com valor administrativo. Entretanto, os que também já nascem com valor secundário, ao fim do seu prazo de guarda no arquivo corrente, devem ser transferidos diretamente para o arquivo permanente, sem passar pelo arquivo intermediário."

    Na verdade há arquivos que já nascem com valor secundário, Mediato e são permanentes como as certidões, as atas, etc. No entanto, estes tipos de documento de caráter probatório são recolhidos, e não transferidos, para o arquivo permanente.

  • Marquei a resposta como errada, mas por um motivo diferente dos colegas acima. Me pareceu que "devem ser transferidos diretamente" é uma expressão forçada demais. O fato de se afirmar que um documento encerrou seu prazo de guarda no arquivo corrente não justifica, como regra, que ele seja recolhido para o arquivo permanente, sem antes passar pelo intermediário.

    A fase intermediária serve para abrigar documentos que ainda possuam valor primário, mas que não são consultados com tanta frequência. A questão não informou que o valor primário do documento foi extinto. 

    Essa maneira absoluta da afirmativa é um erro por si só. 
  • Para tirar a dúvida quanto ao debate acima:

    "Todo os documentos de arquivo nascem com uma finalidade administrativa - valor primário -, pois são gerados em decorrência dos atos ou funções administrativos de um organismo. Desse modo, em termos gerais, é possível constatar que os documentos não nascem com  um valor histórico ou secundário. Tal valor cultural é, geralmente, adquirido após trascorrido um determinado período. Um exemplo disso é a carta de Pero Vaz de Caminha. A fomosa carta nasceu destituída de qualquer valor histórico. Ela foi elaborada com uma finalidade de caráter administrativo, isto é, informar ao rei de Portugal o descobrimento das terras brasileiras" (REIS E TIAGO, 2011, p.14)
  • Resposta errada.

    Não existe documento que nasce no valor secundário. 
  • Não é transferido, e sim recolhido.

  • Todos os documentos nascem com valor administrativo. Certo

    Entretanto, os que também já nascem com valor secundário, (sim, um documento pode nascer já com valor secundário) ao fim do seu prazo de guarda no arquivo corrente, devem ser transferidos (errado, seria recolhimento), diretamente para o arquivo permanente, sem passar pelo arquivo intermediário. (errado. O documento pode passar pelo estágio intermediário mesmo tendo valor histórico pois ele ainda pode ter valor administrativo e muitas vezes o arquivo permanente não fica nem no mesmo prédio da organização, as vezes até em outro estado)

  • O recolhimento é o deslocamento dos documentos do arquivo intermediário para o arquivo permanente.

  • Ótima questão para colocar o conhecimento em dia.

    "Todos os documentos nascem com valor administrativo. Entretanto, os que também já nascem com valor secundário, ao fim do seu prazo de guarda no arquivo corrente, devem ser transferidos diretamente para o arquivo permanente, sem passar pelo arquivo intermediário."


    ''Entretanto, os que também já nascem com valor secundário''(PRIMEIRO ERRO)

    Todo documento nasce com valor administrativo, funcional.


     ''Entretanto, os que também já nascem com valor secundário, ao fim do seu prazo de guarda no arquivo corrente''(SEGUNDO ERRO)

    O que tem valor secundário é arquivo permanente.

    Valor primário: arquivo corrente e arquivo intermediário;

    Valor secundário: arquivo permanente.


    ''devem ser transferidos diretamente para o arquivo permanente, sem passar pelo arquivo intermediário.''(TERCEIRO ERRO)

    Arquivos não são transferidos para a fase permanente e sim recolhidos.

    Arquivos correntes ------TRANSFERIDO-------Arquivo intermediário-------RECOLHIDO-------Arquivo permanente

    OU

    Arquivos correntes-------RECOLHIDO---------Arquivo permanente


    BONS ESTUDOS

  • Questão errada, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa - Cargo 10 Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Arquivo Corrente; 

    Os documentos arquivísticos são produzidos e acumulados imparcialmente para cumprir um fim administrativo, o que lhes confere, imediatamente, um valor primário.

    GABARITO: CERTA.

  • O ATO NÃO É DE TRANSFERÊNCIA  E SIM DE RECOLHIMENTO.

  • Há também os documentos que não precisam passar do
    arquivo corrente para o intermediário até chegarem à condição
    de permanente, pois já nascem com o valor secundário, sendo
    recolhidos ao permanente

    FONTE COPIA E COLA E CTRL+F
    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjWlNyZzPvQAhVGHpAKHQ1RAawQFggfMAA&url=http%3A%2F%2Fseer.ufrgs.br%2FEmQuestao%2Farticle%2FviewFile%2F15108%2F10436&usg=AFQjCNGSjHpI4yKoDrvoW8N93Q_wyEm4KQ&sig2=qJ3tguIpO8jE9B1t6L-GHw

  • O valor administrativo é a própria importância do documento para as atividades de gestão. É a própria razão de existir do documento, pois sem ele não haveria documento.

    O valor secundário é a importância que o documento possui para outras áreas, diferentes daquelas para as quais foi criado. Ex: História, Cultura, Pesquisa Científica, etc.

    Os valores administrativo e secundário são independentes entre si. Todo documento possui valor administrativo, mas nem todo documento possui valor secundário. Caso o documento possua valor secundário, o mesmo deverá ser recolhido ao arquivo permanente, mas somente após cumprir seus prazos de guarda nas fases corrente e intermediária. Isso por que, apesar de ser importante para outras áreas, a finalidade principal para a qual foi criado é servir à administração.

    Gabarito do professor: Errado
  • Fundamental entender a importancia de RECOLHIMENTO e TRANSFERêNCIA. 

  • Olhou o verbo transferir/transferido, recolher/recolhido/recolhimento... já liga o alerta e leia com atenção!

    Arq. corrente ---- Arq intermediário= transferência

    Arq. corrente ---- arq permanete= recolhimento

    Arq intermediário --- arq permanente= recolhimento

  • CUIDADO!!!

     

    HÁ SIM, DOCUMENTOS QUE JÁ NASCEM COM VALOR SECUNDÁRIO! 

    "Há também os documentos que não precisam passar do arquivo corrente para o intermediário até chegarem à condição de permanente, pois já nascem com o valor secundário, sendo recolhidos ao permanente Dessa forma, os documentos de caráter arquivístico não caminham necessariamente pelos três arquivos e nem que a vida do documento é sequencial em relação ao caminho que vai do arquivo corrente, passando pelo intermediário, até chegar ao permanente. Vale ressaltar que essas etapas de translado até a destinação final não são “distintas, engessadas e sem ligação” (ROSSEAU; COUTURE, 1998)."

     

    "Todos os documentos nascem com valor administrativo? Sim.
     

    Há documentos que já nascem com valor secundário? Sim.
     

    Os documentos que já nascem com valor secundário devem ser transferidos para o arquivo permanente? Não.
     

    O correto seria recolhido para o arquivo permanente e não transferidos. Eles podem passar pelo arquivo intermediário? Sim. Isso é obrigatório? Não".
    (Ronaldo Fonseca - Estratégia Concursos)
     

    Obs: Ao colocarem alguma informação controversa,por favor coloquem a fonte de algum profissional da área, pois isso dificulta muito o entendimento de todos e não contribui em nada para nosso aprendizado.

     

  • Não devem ser transferidos para o permanente, devem ser recolhidos. 

    Errei pq li rápido e não prestei atenção nessa palavra.

    ATENÇÃÃÃÃO!

  • 1° ERRO---SE O DOCUMENTO NASCE PARA SERVIR A ADMINISTRAÇÃO ELE SÓ PODE NASCER COM VALOR PRIMÁRIO E NÃO SECUNDÁRIO.

    2° ERRO----DEVEM SER RECOLHIDOS DO PRIMÁRIO PARA SECUNDÁRIO.

     

     

    VALOR PRIMÁRIO (ADMINISTRATIVO):

     

    Documentos vinculados a atividades em andamento ou que ainda podem ser questionados administrativa, legal ou juridicamente;

    - Todo documento nasce com  valor PRIMÁRIO  e depois o perde;

    - Compreende os documentos das fases corrente (alto valor primário) e intermediária baixo valor primário).

     

    FONTE,GRAN CURSOS

     

    Gab''errado

  • TRANSFERÊNCIA: do arquivo corrente para o arquivo intermediário.

    RECOLHIMENTO: do arquivo intermediário para o arquivo permanente.

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    Todos os documentos nascem com valor administrativo. Entretanto, os que também já nascem com valor secundário, ao fim do seu prazo de guarda no arquivo corrente, devem ser RECOLHIDOS diretamente para o arquivo permanente, sem passar pelo arquivo intermediário.

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    Arq. Corrente...........Transferido....................Arq. Intermediario.

    Arq. intermediario......Recolhimento..........Arq. Permanente.

  • RECOLHIDOS

  • Resolução: vamos analisar a questão por partes? Vem comigo!

    Todos os documentos nascem com valor administrativo? Sim.

    Há documentos que já nascem com valor secundário? Sim.

    Os documentos que já nascem com valor secundário devem ser transferidos para o arquivo permanente? Não. O correto seria “recolhidos” para o arquivo permanente e não transferidos. 

    Eles podem passar pelo arquivo intermediário? Sim. Isso é obrigatório? Não.

    Achei melhor comentar essa questão dessa forma porque é uma questão que envolve muitos conceitos basilares de arquivologia. Em uma questão você pôde entender diversos pontos importantes. Anote tudo!

    Resposta: errada 

  • Errado.

    Todos os documentos nascem com valor administrativo? Sim.

    Há documentos que já nascem com valor secundário? Sim.

    Os documentos que já nascem com valor secundário devem ser transferidos para o arquivo permanente? Não. O correto seria recolhidos para o arquivo permanente e não transferidos.

    Eles podem passar pelo arquivo intermediário? Sim. Isso é obrigatório? Não.

    Achei melhor comentar essa questão dessa forma porque é uma questão que envolve muitos conceitos basilares de arquivologia e que as bancas adoram nos confundir.

  • Momento

    1 - corrente ----para----intermediário = transferência

    2 - corrente----para----permanente = recolhe <======

    3 - intermediário ----para----permanente = recolhe....

  • PODE , mas não NECESSARIAMENTE .!

  • ERRADO

    RECOLHIDOS