SóProvas


ID
732199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

A autenticidade de um documento é verificada pelo contexto de sua criação e por sua manutenção, sem, contudo, considerar-se sua custódia.

Alternativas
Comentários
  • errado!
    Vejamos;
    A autenticidade de um documento é verificada pelo contexto de sua criação e por sua manutenção, sem, contudo, considerar-se sua custódia. (<---ERRADO)

    A autenticidade pode ser compreendida como o conjunto de elementos que caracterizam a confiabilidade de um documento. Por isso, para que um documento se torne autêntico necessita ser criado por entidade competente e possuir elementos que garantam sua existência, tais como assinaturas, carimbos, marcas d’água, etc. Esses elementos irão validar o documento demonstrando quem é seu autor e que este assume e concorda com o conteúdo e informações que ali se encontram, concretizando a autenticidade e a veracidade deste instrumento de prova. No entanto, estes elementos podem ser alvos de falsificação, rompendo a integridade e exatidão do documento.

    ATÉ MAIS!
  • "Qualidade de um documento quando preenche as formalidades necessárias para que se reconheça sua proveniência, independentemente da veracidade do respectivo conteúdo." Dicionário de terminologia arquivistica
  • GABARITO: ERRADO

    "Autenticidade: está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produtos de rotinas processuais que visam ao cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade, e são autênticos quando são criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados, a partir destas rotinas estabelecidas."

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAPvkAB/arquivologia
  • O erro da questão está em mencionar que não leva em consideração a custódia:

    Custódia: Responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos, independente de vínculo de propriedade.
    Fonte: Dicionário Arquivistico

  • Autenticidade – Os documentos são produzidos, recebidos, armazenados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados. Um documento autêntico é aquele que possui o mesmo conteúdo do documento original.

    Perceba que não se deve associar autenticidade à veracidade como fazemos usualmente. Um documento autêntico não garante a veracidade de um fato, apenas atesta que o conteúdo do documento está de acordo com o original.

    Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini

  • Autenticidade - Os documentos são produzidos, recebidos, armazenados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados.

    Um documento autêntico é aquele que possui o mesmo conteúdo do documento original.

    Perceba que não se deve associar autenticidade à veracidade como fazemos usualmente. Um documento autêntico não garante a veracidade de um fato, apenas atesta que o conteúdo do documento está de acordo com o original.

    Os tais procedimentos regulares que podem ser comprovados são o que estabelecem se determinado documento é autêntico ou não. Pense: você chegou ao cartório, e pediu a matrícula de um imóvel. O cartorário vai pegar o original, fotocopiar (contexto de criação), e através de uma rotina (vai conferir os dois, pegar o selo do Colégio Notarial, colar na cópia, carimbar e assinar, e tudo isso pode ser comprovado), vai autenticar o documento.

    Você vai pegar esta cópia autenticada e apresentar na repartição pública competente, sem rasurar a cópia, nem remover o selo, nem manchar o carimbo (contexto de manutenção), e vai entregar na repartição pública competente, para tomar posse em seu cargo público.

    A custódia é definida pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:

    Responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos (1), independentemente de vínculo de propriedade.

    O cartório ficou responsável pela guarda da cópia enquanto executava suas rotinas, você enquanto levava o documento à repartição competente, e a repartição ficará responsável por sua guarda a partir de então. Se eu visualizar toda a cadeia de custódia, posso me certificar de que nenhum desses órgãos alterou o documento, garantindo sua autenticidade. Agora, imagine que o citado documento seja roubado. Se ele reaparecer, será necessário que alguém certifique que não houve alterações no documento, visto que a custódia foi quebrada, e não pode ser verificada em um dos pontos da cadeia (não sei quem pegou o documento quando ele foi roubado, nem o que fez com ele). Inobservada a custódia, o documento deixa de ser autentico.

    Fonte: Felipe Petrachini- Estratégia Concursos

  • A autenticidade é a capacidade de um documento provar "ser quem diz ser", ou seja, de provar que cumpriu todos os requisitos para sua produção e, consequentemente, para sua validade.

    Devem ser considerados todos os elementos que tem relação direta com sua existência, desde os motivos para sua produção até a sua guarda. Neste caso específico, a custódia é a responsabilidade jurídica atribuída à determinada entidade. Para que seja autêntico, o documento deve provar que sua custódia seguiu todos os ritos necessários, fazendo com que a custódia seja elemento essencial à sua autenticidade.

    Gabarito do professor: Errado
  • Autenticidade: criação, manutenção e custódia

    Q103415 - TJ/ES 2011

    Constitui característica de autenticidade o fato de os documentos serem criados, mantidos e conservados sob custódia, de acordo com procedimentos regulares que possam ser comprovados. (gab: certo)