-
Errei esta questão, porque na minha visão achava que somente as cópias autênticadas têm valores probatórios. Alguém por gentileza poderia explicar melhor?
-
Os documentos de arquivo são produzidos em uma única via ou em limitado número de cópias.
-
Achei que justamente pela unicidade, os conjuntos documentais não pudessem conter cópias, mas ao ler o conceito do princípio arquivístico da Unicidade, vi que a qualidade de ser único refere-se ao fato da produção de um único exemplar original, e que isto não faz oposição, na verdade, à quantidade de cópias.
Eu erraria feio na prova, ainda bem que errei aqui.
:) Bons estudos e fé em Deus!
-
Errada
"Os documentos de arquivo são acumulados de forma orgânica e natural, geralmente em exemplar único ou limitado número de çopias ou vias. Os documentos que tratam do mesmo asunto ou assuntos correlatos são mantidos como um conjunto, e não como peças isoladas"
-
O Princípio da unicidade disciplina que os documentos de arquivos devem conservar o seu caráter único, em função do seu contexto de produção, independente de sua forma, gênero, tipo ou suporte.
Muito importante!!!
O princípio não faz oposição à quantidade de cópias, mas sim à sua característica de documento único, ou seja, somente pode existir um documento original
-
Unicidade:Qualidade pela qual os documentos de arquivo, a despeito de forma, espécie ou tipo, conservam caráter único em função de seu contexto de origem; Oarquivo não admite exemplares múltiplos, pois cada documento é criado ou recebido para cumprir uma missão específica por uma pessoa física ou jurídica. Cada documento possui um lugar único ao grupo o qual pertence. Existem as possibilidades de trabalharmos com vias ou cópias. As vias são documentos originais, endereçados para vários destinatários; as cópias são exemplares similares a um documento original. Porém tomemos cuidado! As vias são documentos originais, enquanto as cópias não são. Além disso, as cópias não podem ser utilizadas de forma indiscriminada, pois elas também possuem um lugar único no grupo documental.
-
AO COLEGA QUE AFIRMOU:
... "Porém tomemos cuidado! As vias são documentos originais, enquanto as cópias não são. Além disso, as cópias não podem ser utilizadas de forma indiscriminada, pois elas também possuem um lugar único no grupo documental."
Tipos de documentos:
Documento original: É aquele que dá inicio a um processo, seja ele primeira, segunda via, ou qualquer modalidade de cópia.
EX: A PESSOA RECEBE UM FAX, ELA TIRA UMA CÓPIA DESTE, DESCARTA O ORIGINAL E GUARDA A COPIA COMO O FOSSE.
-
Princípio da Unicidade: É a qualidade pela qual os documentos de
arquivo, independente de sua forma, espécie, tipo ou suporte, preserva seu
caráter único, pelo contexto de sua produção. Os documentos são criados por uma
atividade específica e para atender a necessidade determinada; portanto, mesmo
que haja outro documento igual no arquivo, ainda assim eles serão únicos, pois as
atividades e necessidades que motivaram sua produção são únicas.
Professor Maiko Gomes
-
RESPOSTA: ERRADA
PERGUNTA: Tendo em vista a unicidade do registro, as cópias não são permitidas em um mesmo conjunto documental.
COMENTARIO: O principio da UNICIDADE, refere-se que o documento é único (seja em informação, caráter, etc). Por mais que você tire cópias do mesmo, a informação, número de indentificação, órgão, torna-se única.
Portanto, é permitido as cópias em um mesmo conjunto de documentos.
-
PRINCÍPIO DA UNICIDADE: É AQUELE QUE POSSUI FUNÇÃO ÚNICA.
EXEMPLO: UMA NOTA FISCAL, POSSUI VÁRIAS CÓPIAS E UMA ÚNICA FUNÇÃO.
-
Classificação quanto a forma
Constitui-se em:
• original;
• cópia;
• rascunho
Ainda podemos considerar as cópias de segurança quanto á microfilmagem e digitalização dos documentos, onde são armazendos em locais diferentes dos originais para serem recuperados em casos de força maior.
Bons Estudos!!!
Fonte: Vestcon
-
Princípio da Unicidade: É a qualidade pela qual os documentos de
arquivo, independente de sua forma, espécie, tipo ou suporte, preserva seu
caráter único, pelo contexto de sua produção. Os documentos são criados por uma
atividade específica e para atender a necessidade determinada; portanto, mesmo
que haja outro documento igual no arquivo, ainda assim eles serão únicos.
EX.: Contracheque--> é criado por uma atividade específica e para atender uma necessidade determinada, mesmo que haja outro igual no arquivo (um outro do mês anterior), ainda assim aquele e este serão únicos por terem necessidades diferentes que é comprovar cada mês. Assim também podemos considerar todas as faturas de telefone, luz, água, etc. vão existir várias, mas todas únicas.
O RASCUNHO---> é um pouco confuso pelo fato de parecer igual, mas é diferente. Vejamos: a finalidade do rascunho é chegar ao original e afinalidade do original é comprovar algo oficialmente. Viram ? Logo, até mesmo o rascunho é ÚNICO.
FONTE: PROFESSOR: MAYKO GOMES (ponto dos concursos). os exemplos não são do professor, e sim criados por mim.
ESPERO TER AJUDADO, tentei utilizar um linguajá mais simples possível nos exemplos.
-
O Princípio da Unicidade, que preconiza o documento como sendo único, produzido em virtude de uma necessidade, sob um contexto específico, não se produzem documentos sem uma razão específica ou uma necessidade emergente. Vale dizer que os documentos são únicos em termos de conteúdo, podendo ser produzidos em exemplares únicos ou em numero limitados de cópias(entendam estas últimas como vias e não como reproduções).
Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=tBI4iOeG2Wr_HzpWvhEVaUzD3R26x-X_xh0bMOfhdZo~
-
Os documentos de arquivo são ACUMULADOS de forma orgânica e natural, geralmente em exemplar único ou limitado número de cópias ou vias
QUESTÃO: ERRADA
-
Questão errada, outra ajuda a responde, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - SERPRO - Técnico - Suporte Administrativo Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; Características dos documentos de arquivo;
Os documentos de arquivo podem ser elaborados em um único exemplar ou, em casos específicos, serem produzidos em um limitado número de cópias.
GABARITO: CERTA.
-
princípio da unicidade: os documentos de arquivo conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Este aspecto não está diretamente relacionado ao número de cópias produzidas, mas sim à função "única"que os documentos executam dentro do contexto organizacional. (Darlan Eterno)
-
A presença de cópias não retirar o caráter único dos documentos, pois as cópias são formas de documentos, ou seja, são maneiras de transmissão. Uma cópia é apenas uma das várias formas de propagação do documento original.
Mesmo com a presença de cópias, o documento original continuará sendo único, e como tal, deverá receber os tratamentos arquivísticos devidos.
Gabarito do professor: Errado
-
o documento continua sendo único, ainda que existam cópias dele. As cópias são formas documentais utilizadas para propagar a informação.
Resposta: errada