-
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA
–Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento –princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.
-
Certo
Princípio do respeito à ordem original ou ordem primitiva: a organização constituída pela entidade produtora deve ser preservada, seguindo o curso natural com que os documentos foram criados.
Princípio da proveniência, procedência ou de respeito aos fundos: segundo esse princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte produtora/geradora, não devendo, portanto, serem misturados aos de outras fontes.
Bons estudos!
-
Pessoal, com todo respeito aos comentários, vejo que a segunda parte da questão está equivocada, pois afirma que o Respeito a ordem original relaciona-se com as funções e atividades que lhes deram origem.
retirado do site do EVP :( Fonte : http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=tBI4iOeG2Wr_HzpWvhEVaUzD3R26x-X_xh0bMOfhdZo~)
O Princípio da Organicidade, reflete as funções, atividades e estrutura das instituições através das relações orgânicas que os documentos mantêm com o conjunto ao qual pertence. Detalhando um pouco mais esse aspecto, quando menciona-se a relação orgânica, entendam que o documentos se relacionam com outros dentro de um mesmo conjunto e que este conjunto também se relaciona com outros que compõem o fundo de arquivo.
Outra ( Fonte : http://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/11/05/arquivistica-principios-e-conceitos/)
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Continua....
Vejo que o princípio está relacionado de forma errada ao seu conceito.
Princípio da ordem original : Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva , pessoa ou família que o produziu, conforme são/foram produzidos.
Na minha opnião GABARITO: ERRADO
Caso esteja equivocado por gentileza mandem um recado.
-
Corroborando com o colega, a segunda parte está equivocada, a ordem original diz respeito a acumulação natural, ao fluxo das ações que o produziram, quando que a organicidade, ele faz referencia a sua origem à atividade que produziu aquele arquivo.
Princípio da organicidade: diz respeito à
relação natural entre documentos de um
arquivo, em decorrência das atividades da
entidade que o acumulou
Porém verificando o fundamento do princípio da ordem original verifiquei que se trata do mesmo principio da organicidade:
Princípio da Organicidade
Princípio também conhecido como Princípio da Ordem Original, versa sobre a ordem/fluxo de que os documentos de arquivos foram produzidos ou recebidos pela entidade produtora.
Explicando um pouco mais, a ordem original seria aquela em que os documentos de um mesmo produtor são agrupados conforme o fluxo das ações que os produziram ou receberam.
O documento é a corporificação das ações que ocorrem em um fluxo temporal, assim, a ordem original é indispensável para a compreensão dessas ações e, consequentemente, para a compreensão do significado do documento.
A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
FIQUE LIGADO: segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (1996) o conceito de Organicidade é ?Qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas?.
fonte: http://www.resumosjuridicos.com/2011/12/arquivologia-principios-arquivisticos.html
-
O Gabarito está ERRADO, o último princípio diz respeito ao princípio da ORGANICIDADE.
-
O Princípio da Proveniência está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – é um princípio intimamente ligado ao organograma da instituição, ou seja, o organograma mostra a estrutura da instituição, os órgãos que a compõem e suas ligações, relações e hierarquia.
Já o Princípio da Custódia Intacta ou Santidade ou Ordem Original, estabelece que deve-se manter a ordem de acumulação dos papéis na primeira e segunda idades (corrente e intermediária). Usa-se muito o termo Ordem Original em concursos.
Há outros princípios também considerados importantes na Arquivologia, como o Princípio da Organicidade, que reflete as funções, atividades e estrutura das instituições através das relações orgânicas que os documentos mantêm com o conjunto ao qual pertence.
http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=tBI4iOeG2Wr_HzpWvhEVaUzD3R26x-X_xh0bMOfhdZo~#
-
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA OU DE RESPEITO AOS FUNDOS: É AQUELE QUE NÃO SE DEVE MISTURAR OS DOCUMENTOS DE ENTIDADES DISTINTAS.
-
Gabarito correto, entenda o porquê! Antes, quando começaram a montar os primeiros arquivos, separavam os documentos por assunto, tema. Não se preocupando quanto ao que acontecia ao redor do autor quando ele estava documentando aquela ideia e também não foi dado valor quanto a ordem que foi dada pelo inventor. Imagina um cara em “mil oitocentos e guaraná de rolha” pensando sobre atrito e um cidadão de 1997 refletindo sobre o mesmo tema e, em 2015, é encontrado vários documentos desses dois pensadores e esses são colocados juntos simplesmente por tratar de atrito. E com o passar do tempo, surgi outros pensadores do mesmo tema e também são colocados juntos dos outros dois. E em 2034, resolve-se estudar à respeito. Você acha que será fácil eleborar um entendimento com base no que será encontrado nesse arquivo? Será que não seria mais adequado ter sido separado por época, lugar, autor, na ordem que estavam quando elaborados pelos seus criadores?
Pois é. Daí surgiu o princípio de respeito aos fundos, também chamado de princípio da proveniência, que consiste em manter agrupados, sem minsturá-los, os arquivos provenientes de uma pessoa, família, estabelecimento, instituição ou administração. Portanto, a origem desse conjunto de documentos é uma marca indelével, inseparável e o que lhe dá inteligibilidade e identidade.
Andando junto com esse princípio está o princípio da ordem original, levando em conta a origem administrativa dos documentos, ou seja, as características desse conjunto documental são delimitadas pelo sujeito acumulador (pessoa física ou jurídica), tem que ser levado em conta o seu contexto gerador, a ordem a qual foi dada por seu criador.
-
-
A questão realmente é um pouco confusa, mas vamos tentar entender.
Entre os principais princípios arquivísticos encontram-se o princípio da proveniência e o princípio do respeito à ordem original. Enquanto aquele delimita externamente o fundo, este busca manter as relações de produção e acumulação dos documentos com as funções e atividades que lhes deram origem.
"RESPEITO À ORDEM ORIGINAL: De acordo com esse princípio os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a ordenação
estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.
ORGANICIDADE: Podemos dizer que esse princípio é um desdobramento do princípio da ordem original. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas."
apostila do prof. Wagner Rabello - canal dos concursos
-
Questão visivelmente equivocada. E como sempre, alguns membros tentando tirar explicações de suas próprias cabeças para encobrir os impropérios do CESPE/UnB.
-
Entre os principais princípios arquivísticos encontram-se o princípio da proveniência e o princípio do respeito à ordem original. Enquanto aquele delimita externamente o fundo, este busca manter as relações de produção e acumulação dos documentos com as funções e atividades que lhes deram origem.
Aprendi não teimar com examinador, mesmo que não seja o que diz exatamente o conceito, temos que aceitar. porque a ideia é a mesma!!
Quando fala que aquele - proveniência- delimita externamente o fundo, quer dizer que o fundo está limitado a apenas os aquivos de certa entidade, pessoa ou família.
quando fala que este- respeito à ordem orginal- busca manter as relações de produção e acumulação dos documentos com as funções e atividades que lhes deram origem, quer dizer que ele deve manter a organização dado pelo entidade de origem.
-
O princípio da Proveniência determina que o fundo de documentos seja formado apenas por documentos produzidos pela instituição acumuladora, ou seja, não é permitido construir um conjunto por documentos de diferentes instituições. Então, este princípio delimita externamente o conjunto, ou seja, determina quais documentos podem, ou não, pertencer ao arquivo.
O princípio da Ordem Original determina que o conjunto deve manter a mesma organização que tinha quando estava nos setores de trabalho, pois esta organização também é uma informação importante, que deve ser mantida. Então, este princípio estabelece as relações que os documentos possuem uns com os outros, com as instituições que os produziram, e com as atividades que lhes deram origem.
Gabarito do professor: Certo
-
Parece que esse gabarito está equivocado. No mínimo anulável a questão.
-
Questão super correta e os pronomes ESTE e AQUELE deram rasteira em um montão...
-
CERTA
O ARRANJO DO FUNDO DE ARQUIVO É DEFINIDO:
EXTERNAMENTE = PELA PROVENIÊNCIA
INTERNAMENTE = PELA ORDEM ORIGINAL
-
eu fiquei com medo de errar no português kk
-
Explicando a diferença entre o princípio da organicidade e o da ordem original.
Perceba que o princípio da organicidade nos diz que os documentos são produzidos de acordo com as atividades e funções da instituição que os produziu, ao passo que o princípio da ordem original nos traz a relação entre a produção/acumulação e as atividades que ensejaram a produção do documento.
-
Entre os principais princípios arquivísticos encontram-se o princípio da proveniência e o princípio do respeito à ordem original. Enquanto aquele delimita externamente o fundo, este busca manter as relações de produção e acumulação dos documentos com as funções e atividades que lhes deram origem. PRA MIM É PRINCIPIO DA ORGANICIDADE
PRINCIPIO DA ORGANICIDADE: PRINCÍPIO SEGUNDO O QUAL OS DOCUMENTOS DE ARQUIVO SÇAO ACUMULADOS NATURALMENTE AO LONGO DAS ATIVIDADES DA PESSOA (FÍSICA OU JURÍDICA), MANTENDO RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA COM A ENTIDADE ACUMULADORA E COM OS DEMAIS DOCUMENTOS DO CONJUNTO.
PROF. FLÁVIO ASSIS DO GRAN CURSOS
-
CERTO
-
se a questão tivesse considerado o princípio da organicidade, tava geral falando "certo" tb. duplo gabarito?
-
Não tem como justificar esse gabarito pessoal