-
ERRADO!
Os documentos de arquivos são transferidos da fase corrente para a intermediária e recolhidos das fases correntes ou intermediária para fase permanente, conforme os prazos previstos na Tabela de Temporalidade.
até mais!
;)
-
Os programas de gestão de documentos devem conter orientações quanto à transferência e ao recolhimento de documentos dos arquivos correntes aos intermediários e destes aos permanentes, conforme os prazos previstos na Tabela de Temporalidade.
Tabela de temporalidade - é um instrumento que determina o prazo que fica em cada dase corrente e intermediária. Ela é elaborada por uma comissão permanente de avaliação de documentoss ou comissão de análise de documentos e será aprovada por autoridade competente do órgão para que possa ser aplicada na instituição.
-
Questão: (Os programas de gestão de documentos devem conter orientações quanto à transferência e ao recolhimento de documentos dos arquivos correntes aos intermediários e destes aos permanentes, conforme os prazos previstos no plano de classificação.)
No meu entendimento o erro da questão está associado ao recolhimento dos arquivos correntes aos intermediários. Neste caso seria apenas Transferência tendo em vista que o Recolhimento só se aplicaria quando o destino são os arquivos permamentes.
Não sei se fui claro, mas foi o que eu entendi.
Abraços,
@sagafederal
-
O documento no arquivo corrente pode ser TRANSFERIDO para o arquivo intermediario. Ele pode ser RECOLHIDO para o arquivo permanente ou pode ser ELIMINADO. Caso seja transferido para o arquivo intermediário, ficará por tempo determinado. Do arquivo intermediário o documento pode ser RECOLHIDO ao arquivo permanente ou ser ELIMINADO. O prazo será determinado pela TABELA DE TEMPORALIDADE.
Arquivos correntes: 3 destinos: TRANFERIDO, RECOLHIDO ou ELIMINADO
Arquivos Intermediarios : 2 destinos: RECOLHIDO ou ELIMINADO.
Arquivos permanente: o próprio nome já diz PERMANENTE!!!!
TABELA DE TEMPORALIDADE: instrumento que define prazos de guarda, destinação final e alteração do suporte dos documentos.
PLANO DE CLASSIFICAÇÃO: é um instrumento que auxilia na atividade de classificação de documentos, vosando a sua guarda fisica e localização.
-
Entendi o que eles tentaram perguntar, mas achei péssima a redação.
Os programas de gestão de documentos devem conter orientações quanto à transferência e ao recolhimento de documentos dos arquivos correntes aos intermediários e destes aos permanentes, conforme os prazos previstos no plano de classificação.
quanto à transferência e ao recolhimento = está OK.
arquivos correntes aos intermediários = transferência.
e destes aos permanentes = recolhimento.
Não achei que questão deixou clara essa relação.
-
Concordo com Gabriel Jardim, ficou péssima a redação da questão.
-
Errada ( Questão)
Os programas de gestão de documentos devem conter orientações quanto à transferência e ao recolhimento de documentos dos arquivos correntes aos intermediários e destes aos permanentes, conforme os prazos previstos no plano de classificação.
Correta ( Como deveria ser)
Os programas de gestão de documentos devem conter orientações quanto à transferência e ao recolhimento de documentos dos arquivos correntes aos intermediários e destes aos permanentes, conforme os prazos previstos na tabela de temporalidade.
-
De fato concordo com erick tell o erro está no final, pois o correto seria TABELA DE TEMPORALIDADE, e não plano de classificação.
-
Pessoal, posso estar enganado, mas o erro da questão seria a expressão PLANO DE CLASSIFICAÇÃO que deveria constar como PLANO DE DESTINAÇÂO e não tabela de temporalidade. O plano de destinação irá produzir a tabela de temporalidade, creio que o pega que eles tentaram fazer foi esse.
-
Gestão de documentos: conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente (Prof. Élvis Corrêa Miranda).
-
FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS = PUAD
Produção:
1. A produção de documentos;
2. Elaboração de formulários;
3. Estabelecimento de padrões;
4. Verificação da necessidade do documento, etc.
Utilização:
1.Protocolo: Recebimento, classificação, registro e tramitação (distribuição e expedição);
2. Organização: Inspeção, Estudo, Classificação, Codificação, Ordenação e Guarda;
3. Elaboração de normas de acesso à documentação (busca)
Avaliação:
1.Prêmio de classificação de assuntos e
2.Tabela de temporalidade dos documentos.
Destinação:
1. encaminhamento de documentos para guarda permamente, descarte ou eliminação
Os produtos da fase de avaliação de documentos são dois:.
TABELA DE TEMPORALIDADE E DA LISTA DE ELIMINAÇÃO:
Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos.
Tabela de temporalidade | É o instrumento que específica a) os prazos de guarda dos documentos nos arquivos corrente e intermediário, b) bem como indica a destinação final (guarda permanente ou temporária, microfilmagem ou eliminação). |
Lista de eliminação | Trata-se da relação de documentos que serão eliminados. Podemos ver uma lista de eliminação elaborada pelo Ministerio Público do Rio Grande do Sul no seguinte link: http://www.mp.rs.gov.br/areas/temporalidade/arquivos/listas/lista_el_9_10.pdf |
Erro da questão:
É dizer que a Tabela define prazos de guarda, sendo que a gestão de documentos pára na fase de destinação, não abrangendo o ARQUIVO PERMAMENTE E NEM TAMPOUCO define prazos de guarda no arquivo permanente!
Neste arquivo, os documentos que ali entram deverão ser mantidos indefinidamente, pelo máximo de tempo possível.
Além disso, sabemos que a Tabela de Temporalidade é resultado da Avaliação de Documentos, que é atividade da Gestão de Documentos; e a Gestão de Documentos para no arquivo intermediário.
Fonte: Ponto
-
CORRENTE ____________ INTERMEDIÁRIO = TRANSFERÊNCIA
CORRENTE OU INTERMEDIÁRIO__________ PERMANENTE = RECOLHIMENTO
-
Questão quase que certa, chegando no final errada.
Se refere a plano de avaliação, ou seja a famosa tabela de temporalidade (instrumento resultante da etapa de avaliação dos documentos e determina o prazo de guarda)
ERRADO
-
Errado.
Os programas de gestão de documentos devem conter orientações quanto à
transferência e ao recolhimento de documentos dos arquivos correntes
aos intermediários e destes aos permanentes, conforme os prazos
previstos no plano de classificação.
Ao meu ver os erros são:
1º: transferência se dará nas fases primárias (corrente e intermediária) e recolhimento é quando a destinação é a fase secundária (permanente), nesse caso independe se vem do corrente ou intermediário.
2º: Prazos previstos na tabela de temporalidade.
-
Vamos destrinchar a assertiva!!!
Os programas de gestão de documentos devem conter orientações quanto à transferência e ao recolhimento de documentos( Perfeito gentee, a gestão de documento visa à classificação, organização, avaliação ) dos arquivos correntes aos intermediários e destes aos permanentes, conforme os prazos previstos no plano de classificação ( aí não!!!! quêm dá prazo para tranferência , recolhimento, PRAZO EM GERAL!!!!!!!! É A TABELA DE TEMPORALIDADE. portanto item ERRADO
-
Cespe sendo Cespe!
ERRADO.
-
conforme a tabela de temporalidade...
-
ERRADO
TransferênCIa ----> Corrente para Intermediário.
Veja que a questão erra ao afirmar que o recolhimento é dos arquivos correntes para os intermediários.
-
Conforme consta na tabela de temporalidade.
-
ERRADA
TRANSFERE DO ARQUIVO CORRENTE PARA O INTERMEDIÁRIO
RECOLHE DO ARQUIVO CORRENTE OU INTERMEDIÁRIO PARA O PERMANENTE
-
Os programas de gestão de documentos possuem duas ferramentas básicas, que são o plano ou código de classificação e a tabela de temporalidade.
O código de classificação é a ferramenta utilizada para classificar todos os documentos produzidos ou recebidos segundo critérios predefinidos, que demonstrem a relação entre os documentos e suas atividades geradoras.
A tabela de temporalidade é a ferramenta de define os prazos de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, bem com a sua destinação final, que pode ser a eliminação ou o recolhimento.
Então os prazos para transferência e recolhimento estão previstos na tabela de temporalidade, e não no plano de classificação, como afirma o item.
Gabarito do professor: Errado
-
Natan,
A questão fala exatamente o que você disse, e esse não é o erro. O erro esá em plano de classificação quando deveria ser tabela de temporalidade.
-
Os prazos para transferência e recolhimento estão previstos na tabela de temporalidade, e não no plano de classificação,
-
estará disposto na tabela de temporalidade