- 
                                Conforme diz Bertalanffy "sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com seu meio externo.  Um sistema mantido com importação e exportação no seu contexto."
                            
- 
                                Gabarito - A
 
 Clique no mapa abaixo para ampliar.
 
 
- 
                                Acrescentando aos comentários dos colegas:
 
 “O conceito de sistema aberto é perfeitamente aplicável à organização empresarial. A organização é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica de interação com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos. Influi sobre o meio ambiente e recebe influência dele.”
 
 Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração
 
 Autor: Idalberto Chiavenato
 
- 
                                A abordagem sistêmica trouxe uma nova maneira de visualizar as organizações sob um ponto de vista macro e envolvente que nenhuma teoria anterior havia conseguido. Além disso, ela permitiu vislumbrar certos efeitos sistêmicos das organizações, como o fato de que o todo é diferente das partes constituintes, o efeito da sinergia, as redes de comunicação entre os subsistemas e a importância da função de cada subsistema.
 Duas recentes teorias administrativas se preocupam basicamente com o ambiente: a Teoria de Sistemas e a Teoria da contigência.
 Fonte: Administração nos Novos Tempos - Chiavenato
 
- 
                                Quanto a sua natureza:
 
 Fechado: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.
 
 Abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entrada se saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio.
 
- 
                                Item A
Para teoria dos sistemas, organizações são por definição sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento.
 
 
- 
                                TEORIA DOS SISTAMAS ABERTOS ( a empresa está em constante relação com os meios externos ) é aberto porque a empresa não vive isolada do mundo.     GABARITO "A" 
- 
                                São premissas básicas dessa teoria:   1 - Os sistemas existem dentro de sistemas. Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra-sistema.   2 - Os sistemas são abertos. É uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas.   3 - As funções de um sistema dependem de sua estrutura. Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente. 
- 
                                Teoria dos Sistemas: →Criada por Ludwing Von bertalanffly, em 1951. → Visão de HOMEM FUNCIONAL. →Pensamento Holístico. → Interage com o ambiente EXTERNO (concorrentes, clientes, fornecedores...). →Organizações são sistemas abertos, visão do todo, do complexo. →Organização é sistema complexo, com partes inter-relacionadas →Compreensão acerca da interdependência →Organização está em constante interação com meio ambiente  → O todo é maior do que a soma das partes →EXPANSIONISMO