SóProvas


ID
732280
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

São grupos nas organizações que tendem a ter padrões mais rígidos de status, autoridade, papéis e comunicação. O grupo que NÃO corresponde a esta descrição é

Alternativas
Comentários
  • Grupos formais são aqueles criados pela administração para desempenhar determinadas funções no âmbito da organização e podem ser:
    Grupos funcionais: são as equipes de departamentos estáveis e que, por sua vez, se subdividem em grupos menores. Podem operar como sistemas hierárquicos (chefias) ou ser autogeridos;
    Grupos de administração: são formados por pessoas com cargos de chefia;
    Grupos temporários: são formados para cumprir tarefas específicas (projetos) e se extinguem depois disso;
    Comissões e comitês: são grupos permanentes, porém de constituição “móvel”; o grupo permanece, os membros mudam.
     
    Os grupos informais são formados espontaneamente pela vontade dos seus membros. Geralmente, os grupos informais surgem “dentro” dos grupos formais e têm influência importante sobre o seu funcionamento. Os grupos informais podem ser de interesse ou de amizade; com frequência, ambos os elementos estão presentes. Por vezes, um grupo informal “se formaliza”, como por exemplo, na formação de uma associação de funcionários, grêmio, etc.
     
    fonte: http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/compor_organizcional/pdf/co_aula07.pdf
  • Esclarecendo "Estrutura Matricial", item d:

    A Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto.
  • Grupos Informais 

    São criados pela vontade de seus próprios integrantes, ao contrário dos grupos formais. Um grupo informa pode ser parte de um grupo formal. Pode haver vários grupos informais dentro de um grupo formal. São dois os tipos mais comuns de grupos informais,segundo Maximiano: os de amizade e os de interesse.






  • Os grupos informais são a junção de maneira aleatória de pessoas dentro da organização ou de fora dela desconsiderando para essa formação a hierarquia estabelecida na organização formal da empresa. Os grupos informais de uma empresa não são exclusivamente compostos por integrantes internos da organização.

    Esses organismos vivos que surgem no interior de organizações têm como causa  para o surgimento a conquista e a manutenção de poder. Os grupos informais são em primeira instancia elementos de poder. Esse poder pode ser utilizado por pessoas que já possuem poder formal na empresa ou por pessoas que buscam para si um poder não lhe é conferido.

    Sobre a origem desse grupo duas fontes podem ser descritas: a primeira delas é a junção de interesses idênticos dentro do grupo ou a utilização desse grupo como moeda de troca para futuras necessidades individuais.

    Os grupos informais têm como objetivo a satisfação de necessidades idênticas de seus integrantes ou necessidades totalmente diferentes, sendo que um indivíduo pode participar de um grupo onde cada integrante busca a satisfação de algo totalmente distinto de outros.  Sobre o objetivo dos grupos informais é necessário enfatizar que nem sempre esses grupos são prejudiciais à empresa, podendo serem manipulados para um benefício pessoal ou um benefício empresarial, visto que em algumas organizações a burocracia faz com que determinadas tomadas de decisão sejam morosas.

  • Os grupos que possuem padrões mais rígidos são os grupos formais, estruturados pela própria organização. Os grupos que não correspondem a esta descrição são os grupos informais.

    GABARITO: A



  • ESTRUTURA INFORMAL

    Este tipo de estrutura não é planejado, surge naturalmente da interação social das pessoas ligadas à organização.

    Para Soares (1990), a estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida pela estrutura formal, surge das interações sociais das pessoas. Stone (1999), acrescenta que a estrutura informal são relacionamentos não reconhecidos formalmente entre os membros de uma organização. Esse relacionamento interpessoal dentro da organização, muitas vezes representado no organograma da empresa através de linhas pontilhadas. Para Lacombe (2003), a organização informal, as pessoas interagem com quem elas se identificam mais, e não com quem a hierarquia manda, envolve muito mais as emoções, do que os procedimentos ou regras.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

    Já a Estrutura Informal (Organização Informal) é a rede de relações sociais e pessoais que não é representada ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve, espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente, não são formalizadas e não aparecem no organograma da empresa. A organização informal envolve as emoções, atitudes e ações das pessoas em termos de suas necessidades e não de procedimentos ou regras.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime


  • Os grupos que não têm rigidez de papéis, hierarquia ou autoridade são os grupos informais, os quais são formados naturalmente pelo convívio social. As demais opções podem ser ou não formalizadas, mas, se o forem, normalmente apresentam rigidez e cadeia de comando.

    Gabarito: C