SóProvas


ID
732361
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A articulação da Psicologia com o Direito teve origem na

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra E

      Do ponto de vista histórico, a primeira grande articulação entre a ciência psicológica e o Direito teve origem na avaliação do fidedignidade de testemunhos, fato que contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia Experimental no século XIX. No estudo do tema, Mira y López (1967) expõe:


              O testemunho de uma pessoa sobre um acontecimento qualquer depende essencialmente de cinco fatores: a) do modo como percebeu esse acontecimento; b) do modo como sua memoria o conservou; c) do modo como é capaz de evoca-lo; d) do modo como quer expressa-lo; e) do modo como pode expressa-lo.

    RETIRADO DO SEGUINTE ENDEREÇO:
    http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Reflex%C3%B5es-Em-Torno-Psicologia-Juridica/264102.html
  • A título de curiosidade, 
    A Psicologia do Testemunho visa estudar os depoimentos prestados junto de instâncias de controlo social e, do ponto de vista científico, é um segmento da Psicologia Forense (ou Judiciária) Experimental. Neste sentido, o seu objecto consiste na averiguação da verdade, do erro e da mentira no cenário judicial (Sabaté, Bayés e Munné, 1980, citados por Diges e Alonso-Quecuty, 1993).

    (Retirado do artigo
     Psicologia do testemunho: Contribuição para a aproximação …)
  • Questão pegadinha, pois ela enumera as escolas mais conhecidas da psicologia e coloca a psicologia do testemunho lá embaixo pra confundir o candidato. Temos que tomar cuidado ao resolver questões. 

  • A Psicologia Jurídica emergiu da Psicologia do Testemunho cuja prática, em âmbito internacional, ajudou a consolidar a Psicologia enquanto ciência, dada a necessidade de sua contribuição na comprovação da fidedignidade de testemunhos, principalmente com o surgimento e aplicação dos testes psicológicos, em meados do século XX, assim como o desenvolvimento de estudos sobre os funcionamentos dos interrogatórios, dos delitos, dos falsos testemunhos e falsas memórias etc., colaborando para a criação dos primeiros laboratórios de Psicologia.

    https://www.concursospsicologia.com/artigo-psicologia-juridica