SóProvas


ID
732472
Banca
CEPERJ
Órgão
SEAP-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O cidadão Y é impedido de ingressar em repartição pública vez que o Chefe da mesma alegou que não poderia permitir o ingresso de pessoas com a opção religiosa do referido cidadão. Tal atitude viola a livre expressão da seguinte atividade:

Alternativas
Comentários
  • será que realmente deveria comentar essa questão ? poxa fala sério rs
  • Questão para não zerar a prova.....
  • Questão ridícula, mas tá aí a justificativa para a assertiva "E" ser a correta:


    CF, Art. 5º, VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
  • Quem quiser ser inspetor de segurança penitenciário olha aí que prova boa, todo mundo se sentindo o Willian Douglas ! Eita humildade!

    Bons estudos!
  • Mais alguém ai acha necessário escrever para essa banca que o uso do português dela está, digamos, "triste"?

    Uma vez que - Correto

    Vez que - Não se usa, não é recomendado

    http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/3345193

    "mesmo" não é anafórico. Não retoma ninguém. 

    Mais alguém concorda? 
  • Eu prefiro suar para fazer uma prova sabendo que vou ter que usar
    todos os meu conhecimentos , do que fazer uma questão dessa que todo mundo acerta, ou seja, nota de corte alta! 
    Não vamos nos iludir com questões fáceis, vamos nos vangloriar quando acertarmos uma questão bem elaborada e que nos favoreça na classificação! 

    Bons estudos!!!
  • A questão é muito fácil e indiscutível!
    "Mas nem só de questões fáceis vive uma prova!"
    Ela concerteza auxiliará na aprovação de alguém! 
  • "Mas nem só de questões fáceis vive uma prova!" 



    kkkkkkkk 

    legal
  • O Felipe tem razão. Nem só de questões fáceis vive uma prova. Por acaso alguém aqui fez a prova toda? Veja se as outras 69 questões (foram 70 questões) seguem o mesmo padrão de facilidade. Como diz Alves, professor de Administração, "não existe almoço grátis". Ou seja, se alguém oferece um almoço e não cobra por ele, pode esperar que algo inesperado vem por aí. Se uma questão é fácil assim, melhor se preparar para as outras.
    Essas questões foram da mesma prova: Q244136, Q244140, Q244139 e Q244141
  • Quem dera que toda prova de concurso fosse assim! Já teria ingressado na carreira pública há tempos!!! E vamo, que vamo...
  • Putz, marquei Alternativa C.
    Caí na pegadinha, questão capciosa.
  • É tão fácil.... que chega a dar medo de errar.
  • Que questão meia boca.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • essa ta punk , nunca vai cair no concurso kkkkkkk

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e os dispositivos constitucionais previstos no artigo 5º, da Constituição Federal (dos direitos e deveres individuais e coletivos).

    Dispõem os incisos VI, VII e VIII, do artigo 5º, da Constituição Federal, o seguinte:

    "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    (...)

    VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;  

    VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;  

    VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;".

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, percebe-se que, na situação em que o cidadão Y é impedido de ingressar em repartição pública vez que o Chefe da mesma alegou que não poderia permitir o ingresso de pessoas com a opção religiosa do referido cidadão, tal atitude viola a livre expressão da atividade religiosa, a qual encontra respaldo constitucional.

    Gabarito: letra "e".