SóProvas


ID
73255
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para acesso aos recursos da Internet, os browsers possibilitam o uso de endereços de sites na forma de mnemônicos, como, por exemplo, no portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.governo.rj.gov.br/, deixando para o sistema automatizado a tarefa de realizar as necessárias conversões para os correspondentes endereços IP´s.

Esse recurso é conhecido pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • O sistema que converte os nomes mnemonicos (fáceis de lembrar), chamados nomes de DOMÍNIO, para os reais endereços usados para localizar os computadores onde estes sites se encontram é chamado DNS (Sistema de Nomes de Domínios).
  • O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:*Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. Num sistema livre o serviço é implementado pelo software BIND. Esse serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário.O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Quando não é possível encontrar um domínio através do servidor primário o sistema tenta resolver o nome através do servidor secundário.Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para Aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System
  • Address Resolution Protocol ou ARP é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço IP). O emissor difunde em broadcast um pacote ARP contendo o endereço IP de outro host e espera uma resposta com um endereço MAC respectivo. Cada máquina mantém uma tabela de resolução em cache para reduzir a latência e carga na rede. O ARP permite que o endereço IP seja independente do endereço Ethernet, mas apenas funciona se todos os hosts o suportarem.

    O ARP foi implementado em vários tipos de redes; não é uma protocolo restrito a redes IP ou Ethernet e pode ser utilizado para resolver endereços de diferentes protocolos de rede. Porém devido a prevalência de redes IPv4 e Ethernet, ARP é utilizado primordialmente para traduzir Endereço IP para Endereço MAC. Também é utilizado em outras tecnologias de IP sobre LAN, como Token Ring, FDDI ou IEEE 802.11, e para redes IP sobre ATM.

    No protocolo IP de próxima geração, IPv6, a funcionalidade do ARP é provida pelo Neighbor Discovery Protocol (NDP).

  • Bizu....

     

    DNS => Deu Nome para o Site => Porta 53

     

    Gabarito B

  • a) ARP (Errado): Address Resolution Protocol é o protocolo da camada de rede que faz a correspondência entre os endereços físicos da máquina (MAC) e os endereços lógicos (IP). Endereço MAC é um número identificador único que é fixado na placa durante a sua fabricação. O protocolo que faz a leitura inversa (de IP para MAC) é o RARP (Reverse ARP)

    b) DNS (Correto): Domain Name System é uma coleção de bancos de dados que traduz nomes de host para endereços únicos de IP. É o DNS que permite que você digite o nome de um domínio na barra de endereços, em vez de uma longa sequência de números difícil de decorar.

    c) ISP (Errado): Internet Service Provider ou Provedor de Serviço Internet, em Português. Além de oferecer acesso a Internet, provedores também podem oferecer outros serviços, como e-mail, hospedagem de sites, etc.

    d) NAT (Errado): Network Address Translation não é um protocolo nem um padrão. O NAT é apenas uma série de tarefas que um roteador (ou equipamento equivalente) deve realizar para converter endereços de uma rede interna (inválidos) em endereços da Internet (válidos). O uso mais comum deste recurso é compartilhar a conexão com a Internet. Por ecemplo, uma rede com centenas de hosts usando diversos IPs. Com o NAT, todos os computadores poderão acessar a internet usando apenas 1 IP válido (que pode ser fornecido pelo provedor de acesso a internet).

    e) NFS (Errado): Network File System é um protocolo que permite acesso remoto a um sistema de arquivos através da rede.

  • DNS:

    O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar WWW.BAIXAKI.COM.BR  na barra de endereços do seu navegador para acessar o Baixaki, e não um monte de números e pontos.

    FONTE;TECmundo.

    Luto por um sonho que não vou deixar morrer!