SóProvas


ID
733696
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“ ... Os países emergentes hoje produzem 44% das manufaturas do planeta, ante 66% nos países ricos. Mas o Brasil vem perdendo espaço. O País representava 10% de toda a produção industrial das economias em desenvolvimento há 15 anos, em 1995. Dez anos depois, caiu para 7,2%.”

Dentre as razões que têm limitado um maior crescimento da participação dos produtos industrializados brasileiros no comércio mundial, podemos destacar:

I- O elevado custo de deslocamento dos produtos para exportação, por conta de carências nas áreas de infraestrutura e logística.

II- Com exceção de alguns produtos industriais, o componente tecnológico das exportações brasileiras é muito baixo, acarretando contínua queda no valor médio da tonelada exportada.

III- A cotação da moeda brasileira, fortemente desvalorizada em relação ao dólar, torna nossos produtos pouco competitivos no comércio mundial.

IV- O fato de o Brasil concentrar seu intercâmbio externo majoritariamente com os EUA, seu maior parceiro comercial na atualidade, limita, em muito, a participação de seus produtos em outros mercados.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

Alternativas
Comentários
  • "Os países emergentes hoje produzem 44% das manufaturas do planeta, ante 66% nos países ricos." 

    Questão mal-elaborada, certamente caberia recurso.

  • A

     

  • maior parceiro do brasil e a chinaa

  • I- O elevado custo de deslocamento dos produtos para exportação, por conta de carências nas áreas de infraestrutura e logística.

    II- Com exceção de alguns produtos industriais, o componente tecnológico das exportações brasileiras é muito baixo, acarretando contínua queda no valor médio da tonelada exportada.

    III- A cotação da moeda brasileira, fortemente desvalorizada em relação ao dólar, torna nossos produtos pouco competitivos no comércio mundial.

    IV- O fato de o Brasil concentrar seu intercâmbio externo majoritariamente com os EUA, seu maior parceiro comercial na atualidade, limita, em muito, a participação de seus produtos em outros mercados

  •  III- A cotação da moeda brasileira, fortemente desvalorizada em relação ao dólar, torna nossos produtos pouco competitivos no comércio mundial.

    NDAS A VERRRRRRRR

  • I- O elevado custo de deslocamento dos produtos para exportação, por conta de carências nas áreas de infraestrutura e logística. CORRETO -> Alguns chamam isso de custo-Brasil. Nossa matriz de transportes desarticulada e fortemente embasada no rodoviarismo é totalmente incoerente com o tamanho continental do Brasil, isso encarece os produtos e reduz o lucro da nossas exportações.

    II- Com exceção de alguns produtos industriais, o componente tecnológico das exportações brasileiras é muito baixo, acarretando contínua queda no valor médio da tonelada exportada. CORRETO -> Segundo livro da Lygia Terra, o Brasil investe na modernização da produção, importando máquinas, treinamento técnico, porém apresenta pouca modernização no produto, o que não torna nossas mercadorias significativamente mais valiosas.

    III- A cotação da moeda brasileira, fortemente desvalorizada em relação ao dólar, torna nossos produtos pouco competitivos no comércio mundial. FALSA -> Assertativa sobre economia pode até assustar, mas é só raciocinar que dá pra chegar numa conclusão. Uma moeda desvalorizada torna-se mais barata para o mercado externo. Enquanto encarece mas coisas importadas aqui no Brasil, nossos produtos tornam-se mais baratos para os estrangeiros.

    IV- O fato de o Brasil concentrar seu intercâmbio externo majoritariamente com os EUA, seu maior parceiro comercial na atualidade, limita, em muito, a participação de seus produtos em outros mercados. FALSA -> Atualmente nosso maior parceiro comercial é a China. Além disso, nenhum dos dois países impede que se comercialize com outros. O Brasil é considerado um Global Trader justamente por manter relações comerciais multilateriais (China, EUA , Argentina, Alemanha, Nigéria...)

    Força, guerreiros! Brasil!