SóProvas


ID
733711
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), podemos afirmar que:

I- a aproximação geopolítica entre Brasil e Argentina, que representou uma ruptura com a tradição de rivalidade das relações entre esses dois países, foi fator determinante para o seu surgimento.

II- o Tratado de Assunção, em 1991, o constituiu formal e juridicamente e contou, além do Brasil e da Argentina, com a participação do Paraguai e do Chile como países-membros do novo Bloco.

III- a Zona de Livre Comércio estabelecida entre os países-membros implica na adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) pelos seus integrantes.

IV- não há soberania compartilhada, de modo que cada Estado conserva a prerrogativa de impedir a adoção de decisões com as quais não concorda.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

Alternativas
Comentários
  • c) I e IV

     

    I- a aproximação geopolítica entre Brasil e Argentina, que representou uma ruptura com a tradição de rivalidade das relações entre esses dois países, foi fator determinante para o seu surgimento. VERDADEIRO

    II- o Tratado de Assunção, em 1991, o constituiu formal e juridicamente e contou, além do Brasil e da Argentina, com a participação do Paraguai e do Chile como países-membros do novo Bloco. FALSO (O Tratado de Assunção envolveu a Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e a Venezuela. O Chile só entrou como membro-associado em 1996 e não efetivo em 1991).

    III- a Zona de Livre Comércio estabelecida entre os países-membros implica na adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) pelos seus integrantes. FALSO ( A zona de Livre Comércio permite a livre circulação de bens, serviços e capitais. O conceito de União Aduaneira que trata- se de uma área de livre comércio em que os integrantes adotam a Tarifa Externa Comum - TEC).

    IV- não há soberania compartilhada, de modo que cada Estado conserva a prerrogativa de impedir a adoção de decisões com as quais não concorda. VERDADEIRO

  • Creio que o comentário da Giselle na II está errado; o Tratado de Assunção envolveu a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, sendo o Paraguai um empecilho para a entrada da Venezuela. Quando o Paraguai saiu do bloco, a Venezuela entrou como país-membro

  • I- a aproximação geopolítica entre Brasil e Argentina, que representou uma ruptura com a tradição de rivalidade das relações entre esses dois países, foi fator determinante para o seu surgimento. CORRETO -> Por meio da Declaração do Iguaçu, os presidentes Sarney e Raúl Alfonsín (Argentina) denotaram uma aproximação entre os países históricamente rivais. Essa rivalidade vem desde o período colonial e imperial.

    II- o Tratado de Assunção, em 1991, o constituiu formal e juridicamente e contou, além do Brasil e da Argentina, com a participação do Paraguai e do Chile como países-membros do novo Bloco. FALSA -> O tratado firmou o MERCOSUL entre BR, ARG, PAR e Uruguai. Nesse ambos os colegas se engaram, pois a Venezuela só foi aderida ao bloco em 2012 (atualmente suspensa), e porque o Paraguai jamais saiu do bloco. A Bolívia atualmente está em processo de adesão.

    III- a Zona de Livre Comércio estabelecida entre os países-membros implica na adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) pelos seus integrantes. FALSA -> O Tratado de Ouro Preto de 1994 tornou o bloco uma União Aduaneira, instituindo a TEC. O Trat. de Assunção criou uma Zona de Livre Comércio, o que reduz ou extingue a taxa de movimentação de mercadorias intra-bloco, mas não define uma TEC.

    IV- não há soberania compartilhada, de modo que cada Estado conserva a prerrogativa de impedir a adoção de decisões com as quais não concorda. CORRETA -> As decisões políticas do bloco derivam do consenso entre membros.

    Força, guerreiros! Brasil!