SóProvas


ID
733747
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As grandes navegações produziram o expansionismo do século XV e contribuiram para acelerar a transição do feudalismo/capitalismo.

Provocaram mudanças no comércio europeu, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a maioria pensou em marcar a letra (A), mas fiquem cientes dos pontos que anulam essa afirmativa. Quando a alternativa fala que houve perda do monopólio das cidades italianas, isso não aconteceu! Ponto chave da anulação da questão!

  • No meu entendimento, o principal motivo da alternativa A estar errada é o fato de afirmar que o eixo econômico foi deslocado para o Pacífico. Não precisaria nem ler o resto.

  • GAB D

  • Eu fiquei em dúvida entre a B e a D.

    A minha justificativa pra ñ marca a B foi que: (*declínio econômico das potências mercantis atlânticas*; ) está errado, pq Portugal como potência mercantil no Atlântico nessa época,ainda estava mt bem.

  • Eu eliminei todas que falam da ascensão econômica das republicas italianas

    Qual a real intenção das viagens ultramarinas?

    R: Romper o monopólio árabe-italiano sobre as especiarias que vinha do mediterrâneo, então a consequência de novas rotas era o declínio do monopólio italiano e não a ascensão do mesmo

    ANTES: MONOPÓLIO

    DEPOIS: CONCORRÊNCIA.

    Sobra a letra B e D

    sobre a letra B :

    x¹ Portugal sim estava em ascensão

    x² acredito que o afluxo de metais seja entre Europa e o Oriente (Índia.), comercialização , metal entra e metal sai.

    Sobre a Letra D

    Correta

    APMBB

    GABARITO: D

  • a) Deslocamento do eixo econômico do Atlântico para o Pacífico; ascensão econômica das repúblicas italianas paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas; acúmulo de capitais nas mãos da realeza.

    Primeiro erro dessa assertiva é que o deslocamento do eixo econômico foi do mediterrâneo para o atlântico, segundo erro é que ele fala que teve ascensão das repúblicas Italianas, ou seja, Gênova e Veneza isso é falso pois elas tiveram decadência com a expansão marítimica portuguesa

    b) perda do monopólio do comércio de especiarias por parte dos italianos; declínio econômico das potências mercantis atlânticas; intenso afluxo de metais preciosos da América para a Europa.

    O erro dessa assertiva é que ele fala de declínio econômico das potências que estavam agora comercializando no oceano atlântico e isso é falso porque sabemos que essa potenciais cresceram o exemplo é Portugal , Espanha , Inglaterra depois da guerra dos cem anos a França e até a Holanda as potências que veio a declínio foi Gênova e Veneza que era do mar mediterrâneo

    c) empobrecimento da burguesia europeia; deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas.

    Falsa, a burguesia cresceu muito com a expansão marítimica

    d) Correta

    e) ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio econômico de países como Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda; incorporação das áreas do continente americano e do litoral africano às rotas já tradicionais de comércio Europa – Ásia; acumulação de capitais nas mãos da nobreza e realeza europeias.

    O erro está quando ele fala da ascensão da econômia das repúblicas italiana no caso Gênova e Veneza a gente já viu que isso é falsa nos outros comentários, após isso ele fala que teve um declínio nos países como Port, Esp , Ing e Hol o que é falso pois vimos no comentário da letra b que essas potências cresceram

  • A

    deslocamento do eixo econômico do Atlântico para o Pacífico; ascensão econômica das repúblicas italianas paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas; acúmulo de capitais nas mãos da realeza.

    Itália não era um estado formado ainda, muito menos um república

    "do Atlântico para o Pacífico" com relação a Europa, do mediterrâneo para o atlântico

    B

    perda do monopólio do comércio de especiarias por parte dos italianos; declínio econômico das potências mercantis atlânticas; intenso afluxo de metais preciosos da América para a Europa.

    "declínio econômico das potências mercantis atlânticas;" pelo contrário, as potências do eixo atlântico tiveram ascensão comercial (Portugal, Espanha, Inglaterra etc)

    C

    empobrecimento da burguesia europeia; deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas.

    "empobrecimento da burguesia europeia;" a burguesia foi a que mais se deu bem durante esses empreendimentos, foi lá que surgiu a bolsa de valores.

    D

    intenso afluxo de metais preciosos da América para a Europa, o que determinou a chamada “revolução dos preços do Século XVI”; deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; acúmulo de capitais nas mãos da burguesia europeia, em consequência da abundância de metais que afluiu para a Europa.

    GABARITO

    E

    ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio econômico de países como Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda; incorporação das áreas do continente americano e do litoral africano às rotas já tradicionais de comércio Europa – Ásia; acumulação de capitais nas mãos da nobreza e realeza europeias.

    NÃO EXISTIA REPÚBLICA ITALIANA