SóProvas


ID
733753
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) vitimou milhões de pessoas e alastrou-se por terras, mares, oceanos e ares de quase todo o planeta.

A postura brasileira durante o conflito, foi a de

Alternativas
Comentários
  • c) após declarar guerra ao Eixo, enviar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu em terras italianas.



    Quando estourou a Segunda Guerra, em 1939, o governo de Getúlio  Dornelles Vargas declarou-se neutro. Havia militares brasileiros que simpatizavam com o Eixo (países fascistas). Mas também havia muita gente que preferia ficar do lado dos Aliados. Os EUA, claro, pressionaram o governo brasileiro para romper relações com os países fascistas. Logo depois, os submarinos "supostamente" alemães torpedearam nossos navios mercantis na costa. O povo, então, foi para as ruas das grandes cidades exigir que o país entrasse na guerra contra os nazi-fascistas. Também era de certo modo uma maneira de desabafar contra o Estado Novo de Vargas. Se sentindo pressionado o Brasil rompe com o Eixo em 1942 e dois anos depois a FEB - Força Expedicionária Brasileira desembarca na Itália. 

  • Giselle, não entendi o "supostamente", pois O rompimento de relações diplomáticas e as bases cedidas aos americanos no nordeste tornavam o Brasil um país hostil na visão de alemães e italianos, o que o colocou, segundo as palavras do Embaixador Alemão, Sr. Pruefer, "em estado de guerra latente" com o Eixo.

    Somado ao fato de Goebbels ter escrito em seu diário o motivo dos ataques, que decorreram ao fato do Brasil ter assinado a Carta do Atlântico (que previa o alinhamento automático com qualquer nação do continente americano que fosse atacada por uma potência extracontinental).

  • passa o whats ai. Giselle Moraes

  • A participação militar brasileira foi importante na Segunda Guerra Mundial, pois somou forças na luta contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). O Brasil enviou para a Itália (ocupada pelas forças nazistas), como parte do 5º Exército Norte Americano. em julho de 1944, 25 mil militares da FEB (Força Expedicionária Brasileira), 42 pilotos e 400 homens de apoio da FAB (Força Aérea Brasileira). As dificuldades foram muitas, pois o clima era muito frio na região dos Montes Apeninos, além do que os soldados brasileiros não eram acostumados com relevo montanhoso.

  • BIZU PRA DECORAR OS PAÍSES DO EIXO:

    RO(ROMA) BER ( BERLIM) TO(QUIO)

    Itália, Alemanha e Japão

  • I-  ERRADO. A neutralidade foi posta durante o início do conflito, o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, em 1944, ao lado dos países aliados ( Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética )

    II- ERRADO. Aliou-se aos aliados.

    OBS.: Houve a instalação de uma base dos EUA em Natal, no Rio Grande do Norte, chamada de "trapolim da vitório", pois ajudou, em 1942, na operação Tocha.

    III- CORRETO

    IV- ERRADO. Vide a primeira alternativa. 

    V-  ERRADO. Enviou a 25 mil homens da FEB, liderados pelo General Mascarinha de Morais, e 400 homens e 42 pilotos da FAB( atacam pontes, depósitos de munições e veículos de tropas inimigas ) para a Itália.