-
Questão bem conceitual, nada a cara da FGV.
O ERRO traz uma subavaliação no ATIVO, no Lucro Líquido e no Patrimônio Líquido, visto que a apropriação da Receita de Juros sobre o investimento traria um aumento no ATIVO, Lucro Líquido, e Patrimônio Líquido.
Logo, alternativa CORRETA letra A
Persistência + Foco = Sucesso
Guerra é guerra!!
-
Gente, ATENÇÃO! Embora eu tenha acertado, não concordo com o Gabarito, mas isso se deve ao fato de a questão ser datada de 2009, por isso acho que ela esta desatualizada. Atualmente o Tratamento com Debênture é outro. Para corroborar com minha tese gostaria de sitar o Livro do Professor José Jayme Moraes Júnior - CONTABILIDADE GERAL 2ª Edição, Ed. Elsevier, Página nº 225:
"(...) Lançamento após as alterações trazidas pela Lei nº 11.638/2007 e pela MP nº 449/2008, convertida na Lei nº 11.941/2009:
Banco (Ativo Circulante)
a Diversos
a Debênture Emitidas (Passivo Circulante ou PNC) 150.000
a Prêmio na Emissão de Debênture (PNC) 50.000 200.000" (Grifou-se).
Por Conseguinte, podemos concluir que atualmente nós teria-mos como consequência, pela falta desses lançamentos, a Subavaliação do Ativo, a Subavaliação do Passivo Circulante ou Não Circulante. Hoje, Para que o Produto da Alienação de Debênture seja lançada no Patrimônio Líquido (Reserva), antes deve transitar pelo Resultado.
Att...
-
a questão fez mais menção ao portugues que a contabilidade em si kkk
a pegadinha esta nos prefixos
subavaliação=abaixo do esperado, ou seja, é menos.
superavaliação=acima do esperado, ou seja, é mais.
o que faltou na demonstração contábil foi os juros das debentures, que são tipo aquelas taxas Selic que correm juros minúsculos, ou seja, são direitos, direitos que não foram registrados, portanto é subavaliado