Alternativa: B
Letra A - O contexto é marcado pelas idéias da Revolução do Porto e tal política tinha o objetivo de pressionar o então príncipe-regente, D. Pedro, a retornar a Portugal e enfraquecer politicamente o Brasil. Afirmação falsa.
Letra B - A política recolonizadora buscou enviar de volta a Portugal as tropas mais próximas ao regente e concentrar no Brasil os grupos que apoiavam a política das cortes, a exemplo, das tropas no Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.
Como as atitudes de D. Pedro apontavam para uma possível declaração de independência do Brasil, Portugal buscou a todo custo enfraquecer a imagem e autoridade do príncipe-regente, inclusive determinando a transferência de várias repartições governamentais para a Europa, portanto afirmação verdadeira.
Letra C - Em 29 de setembro de 1821 D. João VI assinou um decreto criando as juntas governamentais e dois anos depois, ou seja, já durante o período imperial, seu filho D. Pedro I assinou uma lei extinguindo tais órgãos governamentais. Portanto, afirmação falsa.
Letras D e E - Afirmação falsa, pois as inovações na área econômica introduzidas pelas cortes portuguesas foram no sentido de restaurar os antigos monopólios e de reimplantar privilégios portugueses.