I. A Casa de Contratação era um órgão de gestão dos negócios coloniais que, além de fiscalizar a cobrança de impostos, regulamentava a administração colonial e nomeava funcionários. (CERTO)
II. As Audiências, instituições de competências exclusivamente judiciária, eram subordinadas ao Conselho das Índias. (ERRADO). As Audiências eram formadas pelos ouvidores e possuíam a função judiciária na América, apenas considerando O PRINCÍPIO da colonização. Com o tempo, passaram a ter funções administrativas. Este ponto invalida a assertiva.
III. Os Cabildos assemelhavam-se às Câmaras Municipais e os seus membros pertenciam aos Chapetones. (ERRADO) Com as diversas intromissões de autoridades das colônias, como corregedores e vice-reis, os cabildos começaram a perder seu poder. A partir do século XVIII, medidas coloniais começaram a centralizar o poder, agravando ainda mais a situação. Ao final daquele século, os cabildos eram quase insignificantes nas colônias, pois suas funções haviam sido tomadas por audiencias, intendentes e corregedores. Apesar disso, perduraram como representações das oligarquias dos crioulos, que eram os brancos descendentes dos espanhóis e nascidos nas Américas e não dos chapetones (Brancos nascidos na Espanha).
IV. O primeiro Vice-Reinado formado na América Espanhola foi o de Nova Granada. (ERRADO) Na América, foi fundado o primeiro vice-reino em 1535 chamado de Vice-Reino da Nova Espanha e não Nova Granada.