A) O sexo do feto equino pode ser determinado a partir de 45 dias de gestação.
B) A concentração de PMSG no sangue é um teste de diagnóstico que detecta prenhez com 14 dias. (o diagnóstico de gestação através da dosagem de PMSG (eCG) só é possível entre 45 e 90 dias de gestação, quando estão presentes os cálices endometriais)
C) O diagnóstico de gestação na égua através da palpação retal só é confiável após 90 a 120 dias de gestação. (o diagnóstico de gestação através da palpação retal já é confiável após 40 dias de gestação. Inclusive, a partir de 60 dias já é possível identificar o balotamento)
D) A secreção de melatonina é estimulada com a luminosidade do fotoperíodo. Isto bloqueia a secreção de GnRH, desencadeando a ovulação. (a secreção de melatonina é diminuída com a luminosidade. Logo, com menos melatonina, mais secreção de GnRH, que por sua vez estimula a produção de FSH e LH, que estimulam a atividade folicular nos ovários)
E) De 21 a 28 dias após a ovulação, o corpo lúteo primário da gestação apresenta redução da atividade secretora, ocasionando decréscimo de progesterona. (o CL primário só regride por volta dos 130 dias de gestação, quando é substituído por CL secundários)
Referência: livro Reprodução Animal, Hafez - capítulo 14.