SóProvas



Questões de Equinocultura


ID
230500
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A modalidade esportiva que o equino desenvolve influencia no tipo de lesão do aparelho locomotor, sendo importante o conhecimento do grau de dificuldade e a sua frequência de exercício, bem como as características específicas de cada esporte. Dessa forma, é INCORRETO afirmar que equinos em treinamento intenso para a prática de provas de tambor e laço são mais predispostos ao desenvolvimento de:

Alternativas

ID
737743
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Uma ótima proporção entre concentrados e volumosos a serem fornecidos a cavalos adultos submetidos a treinamento de equitação de média "performance" é:

Alternativas

ID
737815
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Dos alimentos concentrados energéticos usados na alimentação de equinos, o que possui maior teor de fibra é o (a):

Alternativas

ID
737842
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação aos ciclos reprodutivos da égua.

Alternativas
Comentários
  • b) Dosa o nível de progesterona.

    c) possível identificar a gestação após 45 dias da fecundação.

    d) Aumenta secreção.

    e) Aumenta secreção de progesterona.

  • A) O sexo do feto equino pode ser determinado a partir de 45 dias de gestação.

    B) A concentração de PMSG no sangue é um teste de diagnóstico que detecta prenhez com 14 dias. (o diagnóstico de gestação através da dosagem de PMSG (eCG) só é possível entre 45 e 90 dias de gestação, quando estão presentes os cálices endometriais)

    C) O diagnóstico de gestação na égua através da palpação retal só é confiável após 90 a 120 dias de gestação. (o diagnóstico de gestação através da palpação retal já é confiável após 40 dias de gestação. Inclusive, a partir de 60 dias já é possível identificar o balotamento)

    D) A secreção de melatonina é estimulada com a luminosidade do fotoperíodo. Isto bloqueia a secreção de GnRH, desencadeando a ovulação. (a secreção de melatonina é diminuída com a luminosidade. Logo, com menos melatonina, mais secreção de GnRH, que por sua vez estimula a produção de FSH e LH, que estimulam a atividade folicular nos ovários)

    E) De 21 a 28 dias após a ovulação, o corpo lúteo primário da gestação apresenta redução da atividade secretora, ocasionando decréscimo de progesterona. (o CL primário só regride por volta dos 130 dias de gestação, quando é substituído por CL secundários)

    Referência: livro Reprodução Animal, Hafez - capítulo 14.


ID
737845
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Nos programas de reprodução para a sincronização do cio de éguas é utilizado o seguinte esquema de tratamento hormonal.

Alternativas

ID
802618
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Uma égua pesando em torno de 500 Kg, no 85º dia de lactação, possui uma ótima produção láctea média diária, de quantos Kg?

Alternativas

ID
1534453
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação aos requisitos sanitários para emissão de GTA para animais destinados a exposições, feiras e leilões, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Na emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), para a participação de animais em exposições, feiras e leilões, devem ser cumpridos os seguintes requisitos: I os animais devem apresentar-se em bom estado de saúde, sem sinais de doença e livres de parasitas externos; II os animais devem proceder de estabelecimento onde, nos 60 dias anteriores à data de emissão da autorização, não tenha havido ocorrência clínica de doença transmissível para a qual a espécie seja suscetível; III os animais devem estar identificados de acordo com o estabelecimento por estas Normas Complementares. 

    C - A validade do resultado negativo do exame para A.I.E. de eqüídeo originário de propriedade controlada sofrerá redução de 180 (cento e oitenta) dias para 60 (sessenta) dias, a contar da data da colheita da amostra, quando transitarem por propriedade não controlada ou nela permanecerem. 

  • PORTARIA MINISTERIAL nº 108 de 17 de março de 1993

    B) INCORRETA - No caso de fêmeas com até 30 meses, vacinadas entre 3 e 8 meses de idade com vacina B-19

    D) INCORRETA-  Vacinação contra a gripe equina (tipo A) efetuadoa no mín 15 dias e o máx 180 dias antes da data do início do certame...

    E) INCORRETA - Os machos reprodutores devem apresentar resultado negativo ao teste de imunodifusão em gel ágar, realizado até sessenta (6) dias antes da data do inicio do evento.

  • ( 14/12/2018)

    QUESTÃO DESATUALIZADA.

    A validade do resultado negativo do exame para A.I.E. de equídeo originário de propriedade controlada 

    sofrerá redução de 180 (cento e oitenta) dias para 60 (sessenta) dias, a contar da data da colheita da amostra, 

    quando transitarem por propriedade não controlada ou nela permanecerem.

  • ALTERNATIVA CORRETA C

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 45, DE 15 DE JUNHO DE 2004

    Art. 12. A validade do resultado negativo para o exame laboratorial da A.I.E. será de 180 (cento e oitenta) dias para propriedade controlada e de 60 (sessenta) dias para os demais casos, a contar da data da colheita da amostra.


ID
2843962
Banca
COMPERVE
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O entendimento da senciência como a capacidade que um animal tem de sentir conscientemente algo, ou seja, de estar consciente do que acontece ao seu redor , intensificou o interesse pelo bem-estar animal, uma vez que, se eles sentem dor e medo, também sentirão conforto em condições satisfatórias para sua espécie. Em sua convivência com os animais, os humanos precisam levar em conta a senciência, tendo em vista que algumas espécies, como o cavalo, por exemplo, participam largamente da sociedade humana, seja para a execução de serviços seja em atividade de lazer.
Sobre esta espécie, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) os cavalos naturalmente estabelecem uma ordem social duradoura, e o reforço da relação de dominância entre os indivíduos é relativamente baixa. Podem formar duplas que se apoiam mutuamente.

    B

    os ambientes e instalações que abrigam cavalos, devem prioritariamente facilitar o trabalho do humano... ( Devem priorizar os aspectos como características físicas dos animais, higiene e segurança; além de proteção contra umidade e vento.

    C

    os cavalos domesticados há 6000 anos são predadores naturais e, desde sua domesticação, pouco mudaram em aparência, mas suas necessidades físicas e mentais mudaram muito.

    D

    os comportamentos naturais da espécie equina, que apresenta estômago pequeno, tais como, coprofagia, ingestão de cama e pedaços de madeira, são interpretadas pelos tratadores, como estereotipias e incômodas para os animais.


ID
2908036
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Potros com idade inferior a 6 (seis) meses, filhos de éguas positivas para mormo, deverão ser examinados clinicamente e, caso não apresentem sintomas de mormo, devem ser mantidos isolados e submetidos a testes sorológicos ao completarem a seguinte idade:

Alternativas
Comentários
  •  INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 6, DE 16 DE JANEIRO DE 2018

    Art 16. Todo foco de mormo deverá ser obrigatoriamente eliminado, observando-se:

    c) Potros com idade inferior a 6 (seis) meses de idade, filhos de éguas positivas para mormo deverão ser examinados clinicamente e, caso não apresentem sintomas de mormo, devem ser mantidos isolados e submetidos a testes sorológicos ao completarem 6 (seis) meses de vida (180 dias)

    GABARITO C

  • ALTERNATIVA CORRETA C

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 6, DE 16 DE JANEIRO DE 2018

    Art. 16. Todo foco de mormo deverá ser obrigatoriamente eliminado, observando-se:

    I - a realização de eutanásia dos casos confirmados de mormo conforme descrito no art. 15

    II - a realização de testes de diagnóstico consecutivos de todos os equídeos da unidade epidemiológica, com intervalo de 21 (vinte e um) a 30 (trinta) dias entre as colheitas, com prazo máximo de 30 (trinta) dias para a primeira coleta:

    a) todos os equídeos das unidades epidemiológicas serão submetidos ao teste de triagem ou complementar, a critério do SVO;

    b) para animais com resultado positivo no teste complementar, aplicar-se-á o disposto no art.15; e

    c) Potros com idade inferior a 6 (seis) meses de idade, filhos de éguas positivas para mormo deverão ser examinados clinicamente e, caso não apresentem sintomas de mormo, devem ser mantidos isolados e submetidos a testes sorológicos ao completarem 6 (seis) meses de vida. (180 DIAS)

    Parágrafo único. A critério do SVO, durante a eliminação de foco de mormo, poderão ser definidas novas unidades epidemiológicas com vistas a melhor representar a situação epidemiológica e de manejo dos animais na referida propriedade ou unidade epidemiológica original.


ID
2908039
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No trânsito interestadual de equídeos, está condicionada a apresentação de:


1. Documento oficial de trânsito aprovado pelo Serviço Veterinário Municipal.

2. Resultado negativo para mormo dentro do prazo de validade, contemplando todo o período da movimentação.

3. Equídeo com idade inferior a 6 (seis) meses, desde que acompanhado da mãe com resultado negativo na prova de triagem ou complementar, fica dispensado do referido exame.

4. Equídeos procedentes de zonas livres de mormo, conforme o disposto nessa norma.


Estão CORRETOS, apenas, os itens

Alternativas
Comentários
  • 1. Documento oficial de trânsito aprovado pelo Serviço Veterinário Municipal. (ERRADA)

    O correto é pelo MAPA

    2. Resultado negativo para mormo dentro do prazo de validade, contemplando todo o período da movimentação. (CERTA)

    3. Equídeo com idade inferior a 6 (seis) meses, desde que acompanhado da mãe com resultado negativo na prova de triagem ou complementar, fica dispensado do referido exame. (CERTA)

    4. Equídeos procedentes de zonas livres de mormo, conforme o disposto nessa norma. (CERTA)

    Portanto, Letra C.

  • GABARITO C

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 6, DE 16 DE JANEIRO DE 2018

    Art. 18. O trânsito interestadual de equídeos está condicionado à apresentação de:

    • I - documento oficial de trânsito animal, APROVADO pelo MAPA ;
    • II - resultado negativo para mormo dentro do prazo de validade, contemplando todo o período da movimentação; e
    • III - demais exigências sanitárias, observada a legislação específica.
    • Parágrafo único. Fica dispensado do referido teste:
    • I - o equídeo com idade inferior a 6 (seis) meses, desde que acompanhado da mãe e que esta apresente resultado negativo na prova de triagem ou complementar; e
    • II - os equídeos procedentes de zonas livres de mormo, conforme o disposto nesta norma.

ID
2908042
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre as medidas a serem adotadas pelo Serviço Veterinário Estadual em uma propriedade com foco de Anemia Infecciosa Equina (AIE), analise os itens abaixo:


1. Interdição de propriedade

2. Identificação do animal portador

3. Confecção do Termo de Interdição

4. Notificação do proprietário da permissão de trânsito de equídeos da propriedade

5. Sacrifício do animal portador

6. Realização de exame laboratorial para o diagnóstico da AIE de todos os equídeos existentes no município.


Estão CORRETOS

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. Detectado foco de A.I.E., deverão ser adotadas as seguintes medidas:

    I - interdição da propriedade após identificação do equídeo portador, lavrando termo de interdição, notificando o proprietário da proibição de trânsito dos equídeos da propriedade e da movimentação de objetos passíveis de veiculação do vírus da A.I.E.;

    II - deverá ser realizada investigação epidemiológica de todos os animais que reagiram ao teste de diagnóstico de A.I.E., incluindo histórico do trânsito;

    III - marcação permanente dos equídeos portadores da A.I.E., por meio da aplicação de ferro candente na paleta do lado esquerdo com um A, contido em um círculo de 8 (oito) centímetros de diâmetro, seguido da sigla da UF, conforme modelo (ANEXO V);

    IV - sacrifício ou isolamento dos equídeos portadores;

    V - realização de exame laboratorial, para o diagnóstico da A.I.E., de todos os equídeos existentes na propriedade;

    VI - desinterdição da propriedade foco após realização de 2 (dois) exames com resultados negativos consecutivos para A.I.E., com intervalo de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias, nos equídeos existentes;

    VII - orientação aos proprietários das propriedades que se encontrarem na área perifocal, pelo serviço veterinário oficial, para que submetam seus animais a exames laboratoriais para diagnóstico de A.I.E.


ID
2908210
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre o controle da Anemia Infecciosa Equina (AIE), analise os itens abaixo:


I. Exame laboratorial para diagnóstico da AIE.

II. Interdição da propriedade foco de AIE.

III. Sacrifício ou isolamento de equídeos positivos de AIE.

IV. Trânsito de equídeos acompanhados de GTA.


Estão CORRETOS

Alternativas
Comentários
  • Todos

    GABARITO E

  • deveria ter aí na IV que além do GTA é necessário o exame negativo para AIE, não somente o guia de trânsito.

ID
3020473
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação a plantas tóxicas para equinos, assinale a alternativa correta:


I. Equisetum spp. (cavalinha) pode destruir a reservas de vitamina D do animal, levando a andar cambaleante e perda do controle muscular.

II. A planta conhecida popularmente como bolotas ou carvalho pode ser tóxica em quantidades mínimas, causando cólicas e danos renais.

III. Os equinos não costumam recorrer ao Pteridium aquilinum (samambaia), mas podem ingerir a planta quando da escassez de alimentos ou mesmo misturada ao feno, o que pode causar sintomas parecidos aos da intoxicação por Equisetum spp. .

IV. Um exemplo de planta hepatotóxica é a Hypericum perforatum (erva-de-São-João), e seu dano hepático pode ser traduzido em hipersensibilidade à luz solar.

Alternativas
Comentários
  • I. Equisetum spp. (cavalinha) pode destruir a reservas de vitamina D do animal, levando a andar cambaleante e perda do controle muscular. FALSA - VITAMINA B (TIAMINA) também ocorre emagrecimento

    II. A planta conhecida popularmente como bolotas ou carvalho pode ser tóxica em quantidades mínimas, causando cólicas e danos renais. FALSA - somente GRANDES QUANTIDADES

    III. Os equinos não costumam recorrer ao Pteridium aquilinum (samambaia), mas podem ingerir a planta quando da escassez de alimentos ou mesmo misturada ao feno, o que pode causar sintomas parecidos aos da intoxicação por Equisetum spp. VERDADEIRA

    IV. Um exemplo de planta hepatotóxica é a Hypericum perforatum (erva-de-São-João), e seu dano hepático pode ser traduzido em hipersensibilidade à luz solar. VERDADEIRA

    GAB: E


ID
3035995
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A interação animal e o ambiente devem ser considerados quando se busca maior eficiência na exploração pecuária, pois as diferentes respostas do animal às peculiaridades de cada região são determinantes no sucesso da atividade produtiva. Dessa forma, o conhecimento das variáveis climáticas, sua interação com os animais e as respostas comportamentais, fisiológicas e produtivas são preponderantes na adequação do sistema de produção. No Brasil, há predominância de temperaturas quentes, sendo o estresse calórico uma constante preocupação dos produtores. Nesse contexto, considere as afirmações abaixo sobre estratégias para amenizar o efeito de estresse térmico em animais.


I A sombra é essencial para reduzir perdas na produção e na eficiência reprodutiva. A sombra das árvores é mais efetiva, porque reduz a incidência de radiação solar e diminui a temperatura do ar pela convecção das folhas.

II A nebulização consiste em lançar ao ar uma névoa de água que deve se evaporar antes de atingir os animais. Assim, o ar resfriado, ao circular sobre os animais, aumenta a perda de calor por convecção.

III Os óleos e as gorduras surgiram como excelentes fontes de energia e ácidos graxos essenciais na alimentação das aves, elevando o aporte energético das rações, no sentido de melhorar a palatabilidade e de compensar a baixa ingestão de nutrientes, decorrente da queda de consumo em climas quentes.

IV Para a criação de galinhas caipiras, é indicado o plantio de árvores frutíferas, podendo as frutas serem consumidas pelas aves, o que promove o bem-estar sem interferir nas medidas de manejo sanitário da criação.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • folhas perdem água por transpiração

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3232063
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Vários fatores como a idade da égua, seu escore corporal, a evolução do parto, a integridade do trato reprodutivo no pós-parto e a presença de lóquios uterinos influenciam as taxas de prenhez no cio do potro.

As manifestações clínicas do cio do potro ocorrem:

Alternativas
Comentários
  • Em média 7 dias após o parto.


ID
3583138
Banca
AOCP
Órgão
SEAD-PA
Ano
2019
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com as Normas para a prevenção e o controle da anemia infecciosa equina - A.I.E, pelo menos uma das medidas que deverão ser adotadas para o controle do trânsito de equídeos de acordo com o programa. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    .

    A) A participação de equídeos em eventos agropecuários somente será permitida com 3 (três) exames negativos para A.I.E. (INCORRETA)

    Art. 33. A participação de equídeos em eventos agropecuários somente será permitida com exame negativo para A.I.E.

    .

    B) O prazo de validade do resultado negativo para A.I.E. deverá cobrir período que corresponda ao dobro da duração do evento; (INCORRETA)

    Parágrafo único. O prazo de validade do resultado negativo para A.I.E. deverá cobrir todo o período do evento.

    .

    C) Somente será permitido o trânsito interestadual de equídeos quando acompanhados de documento oficial de trânsito e do resultado negativo no exame laboratorial para diagnóstico de A.I.E. (CORRETA)

    .

    D) Para ingresso de equídeo no Território Nacional, será indispensável, sem prejuízo de outras exigências sanitárias, a apresentação de resultado negativo para 3 (três) exames de A.I.E. (INCORRETA)

    Art. 36. Para ingresso de eqüídeo no Território Nacional, será indispensável, sem prejuízo de outras exigências sanitárias, a apresentação de resultado negativo ao exame de A.I.E.

    .

    E) Fica dispensado do exame de A.I.E. o equídeo com idade inferior a 12 (doze) meses, desde que esteja acompanhado da mãe e esta apresente resultado laboratorial negativo. (INCORRETA)

    Art. 35. Fica dispensado do exame de A.I.E. o eqüídeo com idade inferior a 6 (seis) meses, desde que esteja acompanhado da mãe e esta apresente resultado laboratorial negativo.

    Parágrafo único. O eqüídeo, com idade inferior a 6 (seis) meses, filho de animal positivo, deverá ser isolado por um período mínimo de 60 (sessenta) dias e, após este período, ser submetido a 2 (dois) exames para diagnóstico de A.I.E. e apresentar resultados negativos consecutivos e com intervalo de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias, antes de ser incorporado ao rebanho negativo.


ID
3598810
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2016
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre a Anemia Infecciosa Equina (AIE), é correto afirmar:



Alternativas
Comentários
  • Art. 35. Fica dispensado do exame de A.I.E. o equídeo com idade inferior a 6 (seis) meses, desde que esteja acompanhado da mãe e esta apresente resultado laboratorial negativo.

    Parágrafo único. O equídeo, com idade inferior a 6 (seis) meses, filho de animal positivo, deverá ser isolado por um período mínimo de 60 (sessenta) dias e, após este período, ser submetido a 2 (dois) exames para diagnóstico de A.I.E. e apresentar resultados negativos consecutivos e com intervalo de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias, antes de ser incorporado ao rebanho negativo

  • Art. 22. Ao proprietário do animal sacrificado não caberá indenização.

    IN45/2004: Aprovar as Normas para a Prevenção e o Controle da Anemia Infecciosa Eqüina - A.I.E.

    Art. 17. iii. marcação permanente dos eqüídeos portadores da A.I.E., por meio da aplicação de ferro candente na paleta do lado esquerdo com um “A”, contido em um círculo de 8 (oito) centímetros de diâmetro, seguido da sigla da UF.

    Art. 19. Quando a medida indicada for o sacrifício do animal portador, este será realizado pelo serviço veterinário oficial, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar do resultado do exame de diagnóstico, preferencialmente na propriedade onde estiver o animal.

  • GABARITO D

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 45, DE 15 DE JUNHO DE 2004

    Art. 1º Aprovar as Normas para a Prevenção e o Controle da Anemia Infecciosa Equina - A.I.E.

    CAPÍTULO V

    DO FOCO

    Art. 17. Detectado foco de A.I.E., deverão ser adotadas as seguintes medidas:

    III - marcação permanente dos equídeos portadores da A.I.E., por meio da aplicação de ferro candente na paleta do lado ESQUERDO com um “A”, contido em um círculo de 8 (oito) centímetros de diâmetro, seguido da sigla da UF, conforme modelo (ANEXO V);

    CAPÍTULO VI

    DO SACRIFÍCIO OU ISOLAMENTO

    Art. 19. Quando a medida indicada for o sacrifício do animal portador, este será realizado pelo serviço veterinário oficial, no PRAZO MÁXIMO DE 30 (trinta) dias, a contar do resultado do exame de diagnóstico, preferencialmente na propriedade onde estiver o animal.

    Art. 22. Ao proprietário do animal sacrificado NÃO CABERÁ INDENIZAÇÃO.

    CAPÍTULO VIII

    DO CONTROLE DE TRÂNSITO

    Art. 35. Fica dispensado do exame de A.I.E. o equídeo com IDADE INFERIOR A 6 (seis) meses, desde que esteja ACOMPANHADO DA MÃE e esta apresente RESULTADO LABORATORIAL NEGATIVO.

    Parágrafo único. O equídeo, com idade inferior a 6 (seis) meses, filho de animal positivo, deverá ser isolado por um período mínimo de 60 (sessenta) dias e, após este período, ser submetido a 2 (dois) exames para diagnóstico de A.I.E. e apresentar resultados negativos consecutivos e com intervalo de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias, antes de ser incorporado ao rebanho negativo.


ID
3664651
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2010
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que contém o agente etiológico do garrotilho.


Alternativas

ID
3665719
Banca
FEPESE
Órgão
UFFS
Ano
2010
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O desmame é uma técnica de manejo com reflexos importantes sobre o processo produtivo.




Considerando diferentes espécies zootécnicas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • teria perdido 2 pts e teria ficado P da vida...

  • ou seja, o cespe errou a propria questão


ID
4860079
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As estereotipias são comportamentos repetitivos, invariáveis e sem função ou objetivo óbvio. Considerando as cinco liberdades estabelecidas pelo Farm Welfare Animal Council, necessárias para garantir o bem-estar animal, assinale a alternativa que indica a liberdade comprometida que está associada a estereotipia locomotora em que um equino, livre de alteração neurológica, permanece em uma rota circular, por longos períodos, no espaço de confinamento.

Alternativas

ID
4860112
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os equinos são classificados como monogástricos de ceco funcional, caracterizados por pequeno compartimento gástrico, longo intestino delgado, além de longo e calibroso intestino grosso. Considerando os cuidados nutricionais para a espécie, em busca da saúde digestiva, é correto afirmar que os equinos devem ser alimentados com

Alternativas

ID
4860121
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O cuidado com o potro neonato é fundamental para garantir sua saúde nessa fase de desafios fisiológicos e de exposição a agentes infecciosos. Com relação ao primeiro dia de vida de um potro, este, como normalidade,

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pela banca.


ID
4860136
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Portaria n° 006, de 22 de julho de 2013, que aprova as normas para controle de equinos no Exército Brasileiro, é correto afirmar que, na aquisição de equinos pela Comissão de Compra de Animais (CCA), o animal deverá atender, entre outros, ao seguinte requisito básico:

Alternativas

ID
4860145
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Ao montar um programa de vacinação voltado a um plantel de equinos, deve-se levar em consideração que a

Alternativas

ID
4946332
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na Medicina Humana observa-se que logo após dar à luz, algumas mulheres ficam deprimidas, às vezes seriamente deprimidas e até mesmo psicóticas. Podem negligenciar o recém-nascido e , em alguns casos, fazer mal à criança. Na Medicina Veterinária há éguas que se comportam de igual maneira negligenciando o potro, recusando-se a alimentá-lo e, às vezes, chutando-o até a morte. Mas, em Veterinária, desenvolveu-se uma intervenção para lidar com a “Síndrome de rejeição do Potro”.

Assinale a alternativa que cita o que é feito.

Alternativas

ID
4993906
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

São consideradas medidas gerais de higiene e profilaxia em equinos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D - aglomeração de animais


ID
4993912
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve uma ação necessária antes do transporte de um equino:

Alternativas

ID
4993915
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à nutrição dos equinos, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C - alterações súbitas na dieta e nas condições de estabulação, alimentação rica em concentrados, volumosos ou ração de má qualidade e cavalos sem o acesso ideal à água possuem risco de apresentar quadro de cólica.


ID
4993933
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

São consideradas pelagens simples (coloração uniforme) em equinos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B - tordilho


ID
4993948
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

São formas de contenção mecânica no equino, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C - sela crioula


ID
4993951
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

É um dos objetivos da cama na baia dos equinos:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D - prover isolamento térmico.


ID
4993966
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

NÃO é uma ferramenta de contenção química:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C - cachimbo é uma ferramenta de contenção mecânica


ID
5008198
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

São doenças de notificação obrigatória em equinos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
    • A) febre catarral maligna; (notificação obrigatória mensal de qualquer caso confirmado - múltiplas espécies)
    • B) mormo; (notificação obrigatória imediata de qualquer caso suspeito)
    • C) garrotilho; (notificação obrigatória mensal de qualquer caso confirmado)
    • D) encefalomielite. (notificação obrigatória imediata de qualquer caso suspeito)

    referência: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/arquivos-das-publicacoes-de-saude-animal/Listadedoencasanimaisdenotificacaoobrigatoria.pdf

  • Notificação obrigatória imediata de qualquer caso suspeito


ID
5331691
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O cuidado com o potro neonato é fundamental para garantir sua saúde nessa fase de desafios fisiológicos e de exposição a agentes infecciosos. Com relação ao primeiro dia de vida de um potro, este, como normalidade,

Alternativas
Comentários
  • Gab A. - deve se levantar em 60 minutos, mamar em até duas horas e eliminar o mecônio em torno de 4 horas após o nascimento.


ID
5331706
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Portaria no 006, de 22 de julho de 2013, que aprova as normas para controle de equinos no Exército Brasileiro, é correto afirmar que, na aquisição de equinos pela Comissão de Compra de Animais (CCA), o animal deverá atender, entre outros, ao seguinte requisito básico:

Alternativas
Comentários
  • § 9° O animal a ser adquirido por uma CCA atenderá aos seguintes requisitos básicos:

    I - ter de três a oito anos idade;

    II - obedecer à altura mínima estabelecida quando da nomeação da CCA;

    III - fica vedada a compra de equinos com altura inferior a 1,55m, exceção feita a animais destinados aos campos de instrução, batalhões e companhias de fronteira;

    IV - ser sadio, sem taras e vícios;

    V - ter boa constituição e bons aprumos;

    VI - andar ao passo, trote e galope, não sendo permitido animal marchador;

    VII - estar castrado, se equino macho, exceto os destinados à reprodução;

    VIII - ser manso, isto é, deixar-se tocar, flexionar os membros, cabrestear com facilidade, encilhar e montar por uma só pessoa; e I

    X - atender a outras especificações estabelecidas pela D Abst, quando da nomeação da CCA.


ID
5461597
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) estabelece que na importação de equinos provenientes de países infectados pela dourina, o rebanho de origem dos animais não deve ter apresentado casos da doença por período de tempo, em meses anteriores ao embarque, igual a

Alternativas
Comentários
  • GAB D - Durina ou Mal do C.o.i.t.o. é causada pelo Trypanossoma  equiperdum 


ID
5461672
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os equinos produzidos na Coudelaria do Rincão do Exército Brasileiro são produtos do cruzamento de animais das raças.

Alternativas
Comentários
  • GAB B - Puro Sangue Inglês com Hanoveriana.