SóProvas


ID
73834
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito das Relações entre Estado e Sociedade Civil, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Toda essa questão foi extraída do texto "SOCIEDADE CIVIL: SUA DEMOCRATIZAÇÃOPARA A REFORMA DO ESTADO" de Luiz Carlos Bresser-Pereira disponível em:http://www.bresserpereira.org.br/papers/1998/93SociedadeCivil.PDF
  • Se alguem puder esclarecer de forma mais compreensivel a letra A seria de grande valia. Obg
  • B) CORRETA
    a sociedade civil, situada entre a sociedade e o Estado, deixa de ser passiva, dominada pelo Estado ou o mercado, e busca, ativamente, condicionar e modificar Estado e mercado.

    A sociedade civil é a parte da sociedade que está fora do aparelho do Estado. Ou, situada entre a sociedade e o 
    Estado, é o aspecto político da sociedade: a forma através da qual a sociedade se estrutura politicamente para influenciar a ação do Estado. Em uma perspectiva política, sociedade civil e Estado somados constituem o Estado-Nação ou o País; em 
    uma perspectiva sociológica, formam a sociedade ou o sistema social. Mas da mesma forma que podemos pensar na sociedade civil e no Estado constituindo o Estado-Nação ou o sociedade, podemos pensar que Estado e sociedade são dois conceitos abrangentes, um enfatizando o regime político, o outro, a organização social.
     
    Diante da crise do Estado e do desafio representado pela globalização, a sociedade civil de cada país democrático demonstrou que desejava redefinir o papel do Estado, mas não reduzi-lo ao mínimo, e sim fortalecê-lo, para que os respectivos governos pudessem garantir, internamente, ordem, eficiência produtiva e justiça social, de forma a tornar viável, no plano internacional, a afirmação dos seus interesses nacionais. Desta forma, diante de desafios e transformações sociais que a aceleração vertiginosa do progresso tecnológico acentuava, em um quadro de maior democracia acompanhado por desequilíbrios sociais crescentes, a sociedade civil assumia um papel estratégico na reforma das instituições básicas: do Estado e do mercado. Mas, para exercer esse papel, e assim aprofundar a democracia, ela própria estava tendo que mudar e aprofundar a sua democracia interna. 

    http://www.bresserpereira.org.br/papers/1998/93SociedadeCivil.PDF
  • A) CORRETA

    É preciso, entretanto, não idealizar ou normatizar o papel que a sociedade  civil vem assumindo como agente da mudança, mas analisá-lo de um ponto de vista  histórico. A sociedade civil é crescentemente o agente transformador nas sociedades  democráticas, mas isto não autoriza transformá-la em um conceito moral, como fez  Hegel com o Estado, Marx com o proletariado, o comunismo vulgar com a  burocracia, e o neoliberalismo com o mercado. Ao contrário, a sociedade civil é, em  relação ao Estado, um fenômeno histórico que resulta do processo de diferenciação  social; e, ela própria, é o resultado de um processo interno de transformação em que  os agentes individuais que dela participam tendem a se tornar mais iguais, e, assim,  a sociedade civil, mais democrática. Da mesma forma que não podemos pensar que  a sociedade civil seja o campo dos interesses privados e o Estado, o do interesse  geral; não podemos cometer o equívoco oposto de atribuir à sociedade civil um  papel libertador, tornando-a a consubstanciação do interesse público. Assim como o  Estado defende com freqüência interesses privados, a sociedade civil pode lutar pelo  interesse geral, mas a defesa de interesses particulares é inerente à própria idéia de  sociedade civil. 
  • Gab: C 

    Ao contrário do que a assertiva afirma, não houve desconcentração de renda, bem como a crise do Estado acentuou-se nesse período. 

  • Essas questões históricas, só lendo mesmo todos os diários do Bresser Pereira mesmo, viu! Rsrs...

  • questão de história