SóProvas


ID
739156
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o relevo brasileiro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • E- O conceito de depressão de J. Ross é aplicado no sentido de delimitar superfícies onde os processos de erosão cortam indiferentemente a estrutura subjacente, apresentando assim, áreas com suave declive, a exemplo do pediplano sertanejo.

  • Resposta: E

    Sobre o relevo brasileiro, assinale a alternativa correta.

    A

    Planície pode ser definida como: relevo estrutural ligado à processos orogenéticos que rebaixaram estas áreas à altitudes inferiores a 100m.

    Planície é uma categoria de relevo relativamente recente que se localiza em regiões de baixas altitudes, geralmente próximas ao nível do mar. Suas superfícies são pouco acidentadas e normalmente planas. Forma-se pelo acúmulo de sedimentos provenientes de áreas mais altas que a rodeiam.

    B

    Os planaltos constituem-se em estruturas onde predominam processos de deposição e de dissolução do relevo.

    Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. Em suas bordas comumente aparecem elevações de topo plano, como serras. Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude. Normalmente o processo de erosão  é predominante e ultrapassa o processo de sedimentação

    C

    A planície do rio Amazonas compreende uma vasta área de sedimentação recente, cuja extensão corresponde à cerca de 41,3% do território brasileiro aproximadamente.

    Planície do Rio Amazonas – Corresponde a uma faixa que acompanha as margens do rio Amazonas e de alguns de seus afluentes. Está delimitada por terrenos do Planalto da Amazônia Oriental, a leste, e da depressão da Amazônia Ocidental, a oeste; sua área mais ampla situa-se na ilha de Marajó, porém não é possível saber sua extensão exata, pois os relevos se interpenetram.

    D

    A atual classificação do relevo brasileiro, segundo Aziz Ab'Saber, considera claramente critérios de ordem morfoclimáticas, a exemplo do que ele intitula de "mares de morros".

    A proposta atual de classificação do relevo brasileiro é feita pelo professor Jurandyr Ross . Para concluí-la Ross baseou-se nos trabalhos anteriores – dos professores Aroldo de Azevedo e Ab`Saber – e nos relatórios, mapas e fotos produzidos pelo Projeto Radambrasil – entidade governamental responsável pelo levantamento dos recursos naturais do país. O professor Jurandyr Ross da uma nova definição para os conceitos de planícies e planaltos e introduz uma nova forma de relevo, as depressões

    E

    O conceito de depressão de J. Ross é aplicado no sentido de delimitar superfícies onde os processos de erosão cortam indiferentemente a estrutura subjacente, apresentando assim, áreas com suave declive, a exemplo do pediplano sertanejo.