SóProvas


ID
739813
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da lei federal que regulamenta os contratos administrativos, revela-se correto afirmar, quanto aos contratos de obras:

Alternativas
Comentários
  • LEI 8666/93, ART. 7º, § 3o  É vedado incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica.

  • Com base nos dispositivos da Lei 8666/93:
    a)      O projeto executivo deve ser apresentado pelo vencedor no certame licitatório. Errado. Artigo 7º,  § 1o  A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

    b)      Havendo etapas na obra, o particular poderá continuar empreendendo sem necessidade de autorização da Administração. Errado. Artigo 7º, § 1o  A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

    c)       O orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários deve ser apresentado após o resultado da licitação. Errado. Artigo 7º, §2º As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando: II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    d)      Não há necessidade de previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso. Errado. Artigo 7º, §2 As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando: º III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    e)      Correto. Já comentado.
  • Sequencia das licitações:
    1 - Projeto Básico
    2 - Projeto Executivo
    3 - Execução de obras e serviços
    CADA UMA DAS FASES DEVERÁ SER PRECEDIDA DE CONCLUSÃO, COM EXCEÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO, QUE PODERÁ SER FEITO CONCOMITANTEMENTE COM A EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS.

  • Correta a Letra E.
    Não se pode olvidar da possibilidade em contratos de serviços públicos haver a possibilidade de previsão de arrecadação de outras receitas pela concessionária. É o que dispõe a Lei 8.987/95:
    Art. 11. No atendimento às peculiaridades de cada serviço público, poderá o poder concedente prever, em favor da concessionária, no edital de licitação, a possibilidade de outras fontes provenientes de receitas alternativas, complementares, acessórias ou de projetos associados, com ou sem exclusividade, com vistas a favorecer a modicidade das tarifas, observado o disposto no art. 17 desta Lei.
    Abraços!
  • Na minha opinião a questão não tem resposta. Segue o dispositivo legal que rege como correto o item E: LEI 8666/93, ART. 7º, § 3o É vedado incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica. Dispensando do parágrafo a comento sua exceção, torna o item absoluto, ou seja, entende-se que ele não comporta a obtenção de recurso financeiro algum, o que não é verdade em face da exceção sublinhada. Questão passível de anulação! Vejam a questão Q239273, onde o único item correto é o V.

  • Essas questões que reproduzem parcialmente um dispositivo, e nesse caso omitiu uma exceção são as que me causam maior dúvida. Como o colega falou excluir a exceção deu um caráter absoluto à afirmação, o q não pode ser considerado correto.

  • Resposta: Letra E. (Segundo a banca)

    Na realidade, trata-se de uma questão sem resposta. A omissão do trecho "exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica." da LEI 8666/93, ART. 7º, § 3o traz a ideia de que a afirmação acima apresentada (Na alternativa E) tem caráter absoluto, aplicando-se em qualquer situação; quando na realidade não é assim que acontece, devido a exceção apresentada na própria lei.

  • Questão sem nexo!! Faltou colocar a excessão na assertiva denominada correta!!