SóProvas


ID
740026
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em 31 de dezembro, um determinado ente da federação elaborou o seu balanço patrimonial, respeitando a estrutura original, definida pela Lei 4.320/64. Pelo Razão, a conta Estoque de Material de Consumo, no valor de R$150.000, deverá ser classificada no seguinte grupo do balanço:

Alternativas
Comentários
  • Balanço Patrimonial


    AF                             PF
    AP                             PP

    AR                             PR

              Compensação


    AF - bens, créditos, valores que NÃO dependem de autorização orçamentária para realização + valores numerários (excluidos saldos e estoques e outros realizáveis não financeiros)
    AP -bens, créditos e valores que dependem de autorização
  • Repasso explicações de colegas concurseiros:
    [Em aula do DEUSVALDO CARVALHO ele disponibilizou a estrutura do BALANÇO PATRIMONIAL no SIAFI (...)
    ATIVO
    ..ativo não financeiro
    .... realizável a curto prazo
    ...........bens e valores em circulação
    ..............
    ESTOQUE]

    ["Cabe ressaltar que a NOVA ESTRUTURA DO Balanço Patrimonial, obrigatório a partir de 2012, apresenta uma nova lógica: tem a conta "ESTOQUE" no ATIVO CIRCULANTE, entretanto, apresenta uma metodologia de apuração do SALDO PATRIMONIAL em que não a considera ATIVO FINANCEIRO e sim ATIVO PERMANENTE, acredito que para evitar supervalorizar o cálculo do resultado financeiro, que financia Créditos adicionais. Entretanto, ACREDITO que este "ATIVO PERMANENTE" esboçado abaixo da estrutura do BP, para cálculo do Resultado PATRIMONIAL, se refere a todas contas não financeiras do ativo".] ["Até porque material de consumo(ex: material de expediente) é despesa e afeta sim a situação liquida patrimonial se for consumido de imediato; caso contrário é fato permutativo porque vai ser estocado no almoxarifado(conta do Ativo não Financeiro (STN/SIAFI) ou Ativo Permanente (Lei 4320)".]
    Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=280220
  • Falou muito e não explicou nada :)
  •  O ativo financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.
     DISPONÍVEL:
    -Caixa -BCM -Aplicações Financeiras

    CRÉDITOS EM CIRCULAÇÃO:
      -Salário-Família -Salário-Maternidade -Auxílio-Natalidade

     O ativo permanente compreenderá os bens, créditos e valores cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

      -Adiantamento Concedidos -Estoque de Mat. Consumo -Dívida Ativa -Empréstimos Concedidos -Bens Imóveis -Bens Móveis
  • Entendi nada :(

    Errei , Coloquei como circulante por que pensei que como estoque é circulante , mesmo sendo de consumo ele terá de ser reposto .

  • A questão pediu segundo a lei 4.320

  • A questão pede o Balanço patrimonial sobre o enfoque da lei 4.320. Nesta lei, o BP não é tratado por AC, ARLP, ANC, PC e PNC e PL, mas sim como AFinanceiro, APermanente, PFinanceiro, PPermanente (podendo resultar em AReal Líquido e P a descoberto).


    No AP está incluído a conta estoque de material de consumo.