SóProvas


ID
740146
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Creso procura instituição financeira para obtenção de empréstimo bancário. Ao contatar o gerente da agência, é surpreendido com a proposta de que o empréstimo somente seria concedido com a aquisição de um seguro, sendo esta aquisição condicionante para o primeiro negócio. Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, tal proposta é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
    I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;
  • É a famosa "VENDA CASADA".
  • Infelizmente um dos bancos que mais fazem esse tipo de negociata ilegal é a Caixa Econômica Federal, mormente em empréstimo habitacional, onde o cidadão se vê praticamente impossibilitado de falar NÃO ao agente da CEF, e ainda tem que dar um sorrizinho amarelo de felicidade, por terem feito o 'favor' de emprestar o dinheiro para a sua casa própria....
    Esse tipo de banco era quem deveria dar o exemplo, e prezar pela legalidade...
  • Além do CDC, há súmula do STJ proibindo:
    Súmula 473 STJ: O mutuário do SFH não pode ser compelido a contratar o seguro habitacional obrigatório com a instituição financeira mutuante ou com a seguradora por ela indicada.

  • Good old venda casada.

    Só complementando, no âmbito do SFH, é permitida a compulsoriedade do tomador de empréstimo em contratar seguro. Com a ressalva de que não pode a IF obrigar a contratar consigo e nem com entidade "apontada"; fica livre ao alvedrio do tomador.