SóProvas


ID
740251
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No atendimento à criança e ao adolescente, de acordo com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da alternativa C?

    O nosso código diz que:

     

    Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança,

    adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de

    ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da

    legislação vigente:

    Não eventual não é o mesmo que Regular?


  • Na verdade, existem duas respostas corretas (A e C).
  • Na verdade, a letra C está errada.
    É correto que o psicólogo deverá obter autorização, porém, no caso de não apresentar um responsável
    legal o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades compententes.
  • Eu acho que essa questão refere-se mais ao

    Art.13 - No atendimento á criança, ao adolescente ou a interdito, deve ser comunicado aos responsáves o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.
  • Quanto à letra C... No meu entendimento, quando comunicamos às autoridades competentes constituímos um responsável legal. Logo, para atendimento regular sempre haverá um responsável legal. Estou errada?

  • Na realidade,acredito q a banca pediu um conhecimento literal do art.8 paragrafo primeiro q diz"no caso de não apresentar um responsável legal,o atendimento devera ser efetuado e comunicado as autoridades competentes" ou seja, para atendimento não eventual, ou seja,regular'as autoridades competentes devem ser comunicadas em caso de ausência de representante legal.






  • Letícia, o art. 8 fala de autorização de um de seus responsáveis, mas não fala que tem que ser responsável legal. Então acredito que esta alternativa está eraada porque não está na literalidade da lei.

  • A) Correta: Art. 13 – No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.

    B) Errada:  Art. 14 – A utilização de quaisquer meios de registro e observação da prática psicológica obedecerá às normas deste Código e a legislação profissional vigente, devendo o usuário ou beneficiário, desde o início, ser informado.

    C) Errada: O atendimento poderá ser efetuado e comunicado à autoridade.  Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente:
    §1° – No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes;

    D) Errada. Art.8 -§2° – O psicólogo responsabilizar-se-á pelos encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do atendido

    E) Errada:

    Art. 13 – No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.