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Foucault, em "Vigiar e Punir", elenca estes fatores como responsáveis por fazerem a prisão ser uma "fábrica de delinquentes":
•Pelo tipo de vida dos detentos;
•Por impor limitações violentas;
•Pela corrupção, medo e incapacidade dos guardas;
•Por impor um trabalho sem a finalidade de educar;
•Pela solidariedade, hierarquização e cumplicidade dos delinquentes;
•Intolerância da sociedade em relação aos ex-detentos;
•Por fazer cair na miséria a família do preso.
Logo, o quarto enunciado está errado.
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Alguém explica?
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Definitivamente o item III não pode estar correto, pois está completamente fora de contexto:
"É pela disciplina que as relações de poder se tornam mais facilmente observáveis" Certamente a observação das disciplinas "facilita" observar as relações de poder, mas dentro da obra de Foucault não se resume a isso. O poder soberano (suplício por exemplo), assim como a Biopolítica, evidenciam essas relações de poder, porém em contextos diferentes. Dessa forma, esse primeiro enuncado não está de todo incorreto, mas incompleto.
"pois é por meio da disciplina que se estabelecem as relações."
Se o primeiro enunciado estava incompleto esse aqui está ainda mais. É por meio das disciplinas que se estabelecem as relações, que relações são essas? Todas? Apenas as relações de poder?
Sem dúvidas as disciplinas/poder disciplinar não são suficientes para explicar todo tipo de relação humana. Da mesma forma, relações de poder, conforme comentei acima, também não se resume às disciplinas. Portanto, parece que a questão foi redigida por alguém que apenas leu Vigiar e Punir e não tomou conhecimento da Biopolítica e pensa que com o advento do poder disciplinar o poder soberano deixou de existir.
No caso do Item II a interpretação é de que o poder disciplinar não se restringe à uma instituição. Por exemplo a prisão, a característica dela é a prática do aprisionamento, o disciplinamento dela é apenas uma das formas de operar essa instituição.
De forma ampla, o poder disciplinar deve ser visto como um conjunto de práticas, estratégias e procedimentos que emergem no século XVII e se consolidam no XIX que podem ser aplicados de formas muito semelhantes em diferentes contextos, por isso não se identifca com instituições, mas com uma "Sociedade disciplinar" em que o regime de verdade hegemônico se define por esse conjunto de práticas, estratégias, procedimentos...
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Caso reste alguma dúvida quanto ao Item IV, o argumento de Foucault em Vigiar e Punir é justamente de que não há nada de previsível quanto ao uso da prisão como meio de punir ou coibir crimes, até mesmo é possível questionar se de fato serve para esse fim.
O argumento do livro trata de como uma prática antiga, mas pouco utilizada, o aprisionamento, passou a ser o meio hegemônico como forma de punição. Durante esse primeiro período de expansão das prisões não havia nada de "óbvio" quanto ao seu uso para esse fim. É somente com desenvolvimentos teóricos posteriores que um conjunto de discursos quanto à importância e eficácia das prisões emerge em concomitância com o que vai ser chamado de poder disciplinar.
Portanto, a prisão não surge com o fim de punir ou ressocializar (Bastilha é um exemplo disso). Tampouco é um meio previsível para previnir a delinquência, meios mais severos quanto mais brandos poderiam ter sido adotados ao longo do século XIX, XX e XXI, no entanto foi o aprisionamento que prevaleceu.